Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
FORMAÇÃO E PRÁTICA DO PROFESSOR AUTOR NA EAD: Elaboração de Material Didático para o Curso de Pedagogia da UAB/UECE

Autor(es):
PEREIRA, ELANE SILVA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2013

Resumo:
RESUMO
Por vivemos em uma época de muitas transformações, presenciam-se mudanças em várias áreas do conhecimento, e a educação não foge a essa realidade. No campo educacional, essas transformações desafiam os educadores a repensar seus conceitos e práticas para melhor ajustar as tecnologias ao processo ensino-aprendizagem. A presente pesquisa versa sobre a formação docente para elaboração de material didático para EaD e teve como problema: Qual a formação e a prática dos professores autores para a produção de material didático do curso de licenciatura em Pedagogia do projeto UAB na Universidade Estadual do Ceará – UECE? O estudo desta dissertação objetivou, de maneira ampla, analisar a formação e a atuação dos professores autores para a produção de material didático do curso de licenciatura em Pedagogia do projeto UAB da Universidade Estadual do Ceará – UECE. Teve como objetivos específicos: conhecer a formação dos professores autores que produzem material didático para curso de licenciatura em Pedagogia na modalidade de EaD do projeto UAB/UECE; analisar como o professor planeja, cria, organiza, executa, avalia e viabiliza as suas aulas a distância; e propor competências necessárias ao professor autor para produzir adequadamente material didático para EaD. Apresentam-se e analisam-se pressupostos para a produção de material didático para a EaD, mostrando a relevância do material para mediação pedagógica, assim como o cenário de sua ocorrência, características e fundamentações, como também são delineadas as diretrizes para elaboração de material didático, apresentando-se as competências do professor autor, confrontando com as dos professores autores na elaboração de seus materiais didáticos para UAB/UECE. O paradigma interpretativo guiou nossa investigação, sendo adotado o survey como método de pesquisa. Nossa amostra é constituída por 32 dos 47 docentes que já elaboraram material didático para o curso de Pedagogia da UAB/UECE. Como instrumento de pesquisa foi utilizado o questionário, constituído de questões fechadas e abertas. Nos itens fechados do questionário, utilizou-se a análise estatística dos dados com apoio do software SPSS; para os itens abertos, empregou-se a análise de conteúdo clássica. A maioria dos pesquisados (59,3%) apresenta vínculo com a UECE e atua no ensino superior (84,4%). Dos pesquisados, 75% não tem formação para elaborar material didático e 100% acreditam que o mais importante para a produção é o domínio de conteúdo, comprovando uma visão ainda tecnicista do ensino e aprendizagem. A ênfase dada à formação do professor para EaD continua voltada para os recursos tecnológicos, ou seja, formar o professor para utilizar as tecnologias de educação a distância. Além da formação tradicional, há a necessidade de aprendizagem de novas competências ligadas às especificidades da EaD. Ter experiência docente na modalidade presencial e domínio de conteúdo não são suficientes, é preciso entender os processos comunicativos, exercitar continuamente a criatividade, elaborar e executar o conteúdo de aula virtual com linguagem apropriada e, principalmente, não se distanciar da formação continuada.
Palavras-chave: Formação Docente. EaD. Material Didático. UAB/UECE.

Abstract:
ABSTRACT
We live in a time of many changes, witness to changes in various areas of knowledge and education is no exception to this reality. In the educational field, these changes challenge educators to rethink their concepts and practices to better fit the technology to the teaching-learning process. This research focuses on the teacher training for development of teaching materials for distance learning and had the problem: What is the training and practice of professor-authors to produce the courseware degree in Pedagogy Project UAB at the State University of Ceará - UECE? The study of this dissertation aimed broadly to analyze the formation and performance of professor-authors to produce the courseware degree in Pedagogy Project UAB State University of Ceará – UECE. It had the following objectives: meet teacher education writers who produce materials for degree course in pedagogy in the form of distance education project UAB / UECE; analyze how the teacher plans, creates, organizes, executes, evaluates and enables their distance lessons, and propose the necessary skills to produce adequately professor-author teaching materials for distance education. These are presented and analyzed assumptions for the production of teaching materials for distance education, showing the relevance of the material for pedagogical mediation, as well as the scene of occurrence, characteristics and foundations, as well as outlining the guidelines for development of teaching materials, presenting skills, confronted with the professor-authors in preparing their materials for UAB / UECE. The interpretive paradigm guided our investigation and adopted the survey as a research method. Our sample consists of 32 of the 47 teachers who have already developed teaching materials for the Faculty of Education at UAB / UECE. The research instrument used was a questionnaire consisting of open and closed questions. We closed items of the questionnaire, it used statistical analysis of the data with the support of the SPSS software; for open items, it used the classical content analysis. The majority of respondents (59.3%) had ties to the UECE and acts in higher education (84.4%). Of the respondents, 75% have no training to prepare teaching materials and 100% believe that the most important thing is to produce the content domain, proving an even technicalities of teaching and learning. The emphasis on teacher training for distance education remains focused on the technological resources, ie. educate the teacher to use the technologies of distance education. Apart from traditional training, there is a need to learn new skills related to the specific DL. Having teaching experience in classroom mode and content domain are not enough, you need to understand the communicative processes, continually exercising creativity, design and execute the contents of a virtual classroom with appropriate language and, especially, do not distance themselves from the continuing education.
Keywords: Teacher Training. EaD. Courseware. UAB / UECE.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
PEREIRA, ELANE SILVA. FORMAÇÃO E PRÁTICA DO PROFESSOR AUTOR NA EAD: Elaboração de Material Didático para o Curso de Pedagogia da UAB/UECE. 2013. 116 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2013) - Universidade Estadual do Ceará, , 2013. Disponível em: Acesso em: 4 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1