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Repositório Institucional - UECE
Título:
COMPETÊNCIAS CONCEITUAIS E DIDÁTICAS DE PROFESSORES DO 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE AS SITUAÇÕES MULTIPLICATIVAS DE ISOMORFISMO DE MEDIDAS

Autor(es):
CASTRO, ELIZIANE ROCHA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
RESUMO
Inserida no campo da Educação Matemática, esta dissertação teve como objetivo central analisar as competências conceituais e didáticas de professores do 5° ano do Ensino Fundamental sobre as situações multiplicativas de Isomorfismo de Medidas tendo como suporte teórico a Teoria dos Campos Conceituais. O constructo teórico prevê a estruturação dos conceitos de multiplicação e divisão em um único campo conceitual – o das Estruturas Multiplicativas. Tais operações estão organizadas em duas grandes categorias: o produto de medida e o isomorfismo de medidas. Esta última, foco da pesquisa, contempla como principais classes a multiplicação, a divisão partitiva e a quotitiva. A pesquisa é de natureza qualitativa, ancorada no método do Estudo de Caso do tipo único com enfoque incorporado, porque recaiu sobre os atos de mediação de dois docentes em duas turmas do quinto ano do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Pública do Município de São Luís/MA. A pesquisa de campo foi realizada de abril a outubro de 2015, período em que a escola campo vivenciou o seu primeiro semestre letivo daquele ano. Os dados empíricos foram coletados por análise documental (plano de unidade didática de cada professor; cadernos dos alunos; atividades avaliativas) observação participante de aulas previamente planejadas pelos docentes observados e sessões reflexivas acerca dessas mesmas aulas. Os achados desta incursão investigativa revelam que os professores proporcionaram aos alunos situações pertencentes às principais classes da categoria de isomorfismo de Medidas com predomínio do tipo multiplicação e carência das situações multiplicativas do tipo divisão quotitiva. As situações-problema foram modeladas por enunciados bem formulados, nos quais apareceram todos os dados necessários para a resolução, com coerência entre dados e contexto utilizado. Não obstante, os valores numéricos são em maioria compostos por um e por dois algarismos, denotando que o trabalho com os valores numéricos mais elevados está sendo adiado. Constatou-se que os alunos de ambos os professores são levados a substituir seus eskemas idiossincráticos pelo algoritmo convencional ensinado pelos professores. Durante a realização das sessões reflexivas os professores fizeram ponderações e questionamentos buscando compreender a proposta teórica dos Campos Conceituais de modo que foi possível que ambos os professores fizessem problematizações e reflexões sobre suas práticas à luz da Teoria dos Campos Conceituais, assumindo desta forma, uma postura crítica e reflexiva sobre os seus atos de mediação.
Palavras-chave: Competências Conceituais e Didáticas. Situações Multiplicativas. Isomorfismo de Medidas.

Abstract:
ABSTRACT
Inserted in the field of mathematics education, this work had as main objective to analyze the conceptual and didactic skills of teachers of the 5th year of elementary school on the multiplicative situations Measures Isomorphism having as theoretical support the Theory of Conceptual Fields. The theoretical construct provides the structure of multiplication and division concepts into a single conceptual field - of multiplicative structures. Such operations are organized into two great categories: the measure product and measures of isomorphism. The latter, focus of this research, includes, as a major classes, multiplication, division and partive quotiva. The research is qualitative, grounded in the study of the method of the single type case with incorporated focus, because fell on the acts of mediation of two teachers in two classes of the fifth grade of elementary school in a public school in São Luis / Ma. The field research was carried out from April to October 2015, period when the field school experienced its first semester of that year. Empirical data were collected by documental analysis (teaching unit plan for each teacher, student notebooks, evaluative activities) participant observation of lessons previously planned, by the observed teachers and reflective sessions on these same classes. The findings of this investigative foray reveal that teachers provided students with situations belonging to the main classes of measures isomorphism category with predominance of type multiplication and lack of multiplicative situations of the type division quotiva. The problem situations were modeled by well formulated statements, in which appeared all the data necessary for the resolution, with consistency between data and context used. However, numerical values are mostly composed of one and two digits, indicating that the job with the highest numerical values being postponed. It was found that students of both teachers are driven to replace their idiosyncratic schemes by the conventional algorithm taught by teachers. During the performance of reflective sessions teachers pondered and questioned trying to understand the theoretical proposal of Conceptual Fields so that it was possible that both teachers did problematizations and reflections about their practices in the light of the Theory of Conceptual Fields, assuming this way, a critical and reflective attitude about their acts of mediation.
Keywords: Conceptual Skills and Teaching. Multiplicative situations. Isomorphism measures.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
CASTRO, ELIZIANE ROCHA. COMPETÊNCIAS CONCEITUAIS E DIDÁTICAS DE PROFESSORES DO 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE AS SITUAÇÕES MULTIPLICATIVAS DE ISOMORFISMO DE MEDIDAS. 2016. 161 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2016) - Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 4 de maio de 2024

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