Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
CUIDADO CLÍNICO EDUCATIVO DE ENFERMAGEM FUNDAMENTADO NA TEORIA DE PARSE: TRANSCENDÊNCIA DE PESSOAS TRANSPLANTADAS CARDÍACAS

Autor(es):
BARROS, LIA BEZERRA FURTADO

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2015

Resumo:
RESUMO
BARROS, L. B. F. Cuidado clínico educativo de Enfermagem fundamentado na
teoria de Parse: transcendência de pessoas transplantadas cardíacas 2015. 109f.
Dissertação (Programa de Pós-Graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e
Saúde – Mestrado Acadêmico). Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, 2015.
O transplante cardíaco é um processo complexo que exige muitos ajustes no estilo
de vida do transplantado. Mudanças nas esferas econômicas, social, sexual e
familiar nos mostram a necessidade de uma reflexão mais atenta dos profissionais
de saúde, e dos enfermeiros em particular, na busca de um cuidado que vá além
das alterações biológicas em que o sujeito transplantado se encontra. Para este
estudo, lançou-se mão do referencial teórico de Parse (1995), para a fundamentação
da investigação. O objetivo deste estudo foi
analisar a contribuição da educação em
saúde, com base no modelo de enfermagem proposto por Parse, para a
transcendência de pessoas transplantadas cardíacas na busca de um bem viver. O
estudo foi do tipo pesquisa-intervenção, desenvolvido com transplantados cardíacos,
vinculados a um hospital de referência em realização de transplantes cardíacos do
Estado do Ceará. A coleta dos dados efetivou-se concomitante à implementação do
processo de cuidado, segundo a teoria de Parse, durante os meses de maio a
agosto de 2014, no domicílio de cada participante. Os encontros foram gravados em
áudio e transcritos. Foi utilizada a Análise de Conteúdo de Bardin (2007) para
organizar as informações colhidas e utilizado, para a análise dos dados, o referencial
teórico de Parse e a literatura pertinente. Esta pesquisa foi submetida à apreciação
do Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto
Studart Gomes, obtendo aprovação para a realização sob o CAAE de número
28756114.8.0000.5039. Da análise dos resultados, abstraiu-se que o
desenvolvimento de um cuidado educativo fundamentado em Parse resultou em um
cuidado de enfermagem que permitiu transcender o possível e melhorar as
condições de existência dos sujeitos transplantados cardíaco para um viver bem. Foi
perceptível que, quando o paciente se compreende como agente da sua saúde e
possui o conhecimento necessário para tomada consciente das suas ações, é
possível promover uma melhoria na sua vida, ponto chave que deve permear o
cuidado da enfermagem fundamentado em Parse. Esta pesquisa sugere, também, a
necessidade de uma maior atenção em relação aos significados colocados pelos
sujeitos participantes acerca da sua experiência como transplantado cardíaco e
sobre as desarmonias que permeiam esse processo as quais foram apresentadas
com maior relevância pelos transplantados, a fim de fomentar o seguimento de
pesquisas qualitativas em relação ao assunto. Considerou-se que os objetivos do
estudo foram alcançados, demonstrados na melhoria do bem viver dos sujeitos
participantes do estudo. Ainda, no estímulo ao protagonismo destes sujeitos diante
da sua saúde, evidenciado pelo fortalecimento da sua autonomia diante do seu
processo saúde-doença; no desenvolvimento de um cuidado educativo de
enfermagem fundamentado em Parse a transplantados cardíacos, com vistas a
mobilizar sua transcendência na busca de um bem viver.
Descritores: Cuidados de enfermagem; transplante de coração; educação em saúde,
teoria de enfermagem.

Abstract:
ABSTRACT
BARROS, L.B.F. Care Nursing Clinical education in Parse's Theory: transcendence
people transplanted heart 2015. 109f . Dissertation (Graduate Program in Clinical
Care Nursing and Health - Academic Master). Universidade Estadual do Ceará .
Fortaleza, 2015 .
Heart transplantation is a complex process that requires many adjustments in the
transplanted lifestyle. Changes in economic, social, sexual and family shows us the
need for a closer reflection of health professionals, and nurses in particular, in the
search for care that goes beyond biological changes in which the subject is
transplanted. For this study, it employed the theoretical framework of Parse (1995),
for the reasoning of research. The objective of this study was to analyze the health
education of the contribution, based on the nursing model proposed by Parse, for the
transcendence of heart transplanted people in search of a good life. The study was
the kind intervention research, developed with heart transplant, linked to a referral
hospital in carrying out the State of Ceará heart transplants. Data collection was
realized concomitant with the implementation of the care process, according to the
theory of Parse, during the months of May to August 2014, in the home of each
participant. The meetings were recorded on audio and transcripts. Was used Bardin's
Content Analysis (2007) to organize the information collected and used for the
analysis of the data, the theoretical framework of Parse and the pertinent literature.
This research was submitted to the Ethics Committee in Messejana’s Hospital
Research Dr. Carlos Alberto Gomes Studart, obtaining authorization to perform
under number CAAE 28756114.8.0000.5039. Analyzing the results, abstracted that
the development of a reasoned educational care in Parse resulted in a nursing care
that allowed transcend possible and improve the living conditions of the heart
transplant subjects for a live well. It was noticeable that when the patient is
understood as the health officer and has the knowledge to take conscious of your
actions, you can promote an improvement in your life, key point that should permeate
the care of nursing based on Parse. This research also suggests the need for greater
attention in relation to the meanings posed by the participating subjects about their
experience as a heart transplant and on the inharmonies that permeate this process
which were presented with the most relevant transplant in order to foster following
qualitative research on the subject. It was considered that the study objectives were
achieved, demonstrated in the well of the living participants in the study. Still,
stimulating the role of these subjects on their health, evidenced by the strengthening
of its autonomy before his health-disease process; the development of an
educational nursing care based on Parse the heart transplant, in order to mobilize its
transcendence in search of a good life.
Keywords: Nursing care; heart transplantation; health education, nursing theory.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
BARROS, LIA BEZERRA FURTADO. CUIDADO CLÍNICO EDUCATIVO DE ENFERMAGEM FUNDAMENTADO NA TEORIA DE PARSE: TRANSCENDÊNCIA DE PESSOAS TRANSPLANTADAS CARDÍACAS. 2015. 109 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2015) - Universidade Estadual do Ceará, , 2015. Disponível em: Acesso em: 4 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1