RESUMO
BARROS, L. B. F. Cuidado clínico educativo de Enfermagem fundamentado na
teoria de Parse: transcendência de pessoas transplantadas cardíacas 2015. 109f.
Dissertação (Programa de Pós-Graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e
Saúde – Mestrado Acadêmico). Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, 2015.
O transplante cardíaco é um processo complexo que exige muitos ajustes no estilo
de vida do transplantado. Mudanças nas esferas econômicas, social, sexual e
familiar nos mostram a necessidade de uma reflexão mais atenta dos profissionais
de saúde, e dos enfermeiros em particular, na busca de um cuidado que vá além
das alterações biológicas em que o sujeito transplantado se encontra. Para este
estudo, lançou-se mão do referencial teórico de Parse (1995), para a fundamentação
da investigação. O objetivo deste estudo foi
analisar a contribuição da educação em
saúde, com base no modelo de enfermagem proposto por Parse, para a
transcendência de pessoas transplantadas cardíacas na busca de um bem viver. O
estudo foi do tipo pesquisa-intervenção, desenvolvido com transplantados cardíacos,
vinculados a um hospital de referência em realização de transplantes cardíacos do
Estado do Ceará. A coleta dos dados efetivou-se concomitante à implementação do
processo de cuidado, segundo a teoria de Parse, durante os meses de maio a
agosto de 2014, no domicílio de cada participante. Os encontros foram gravados em
áudio e transcritos. Foi utilizada a Análise de Conteúdo de Bardin (2007) para
organizar as informações colhidas e utilizado, para a análise dos dados, o referencial
teórico de Parse e a literatura pertinente. Esta pesquisa foi submetida à apreciação
do Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto
Studart Gomes, obtendo aprovação para a realização sob o CAAE de número
28756114.8.0000.5039. Da análise dos resultados, abstraiu-se que o
desenvolvimento de um cuidado educativo fundamentado em Parse resultou em um
cuidado de enfermagem que permitiu transcender o possível e melhorar as
condições de existência dos sujeitos transplantados cardíaco para um viver bem. Foi
perceptível que, quando o paciente se compreende como agente da sua saúde e
possui o conhecimento necessário para tomada consciente das suas ações, é
possível promover uma melhoria na sua vida, ponto chave que deve permear o
cuidado da enfermagem fundamentado em Parse. Esta pesquisa sugere, também, a
necessidade de uma maior atenção em relação aos significados colocados pelos
sujeitos participantes acerca da sua experiência como transplantado cardíaco e
sobre as desarmonias que permeiam esse processo as quais foram apresentadas
com maior relevância pelos transplantados, a fim de fomentar o seguimento de
pesquisas qualitativas em relação ao assunto. Considerou-se que os objetivos do
estudo foram alcançados, demonstrados na melhoria do bem viver dos sujeitos
participantes do estudo. Ainda, no estímulo ao protagonismo destes sujeitos diante
da sua saúde, evidenciado pelo fortalecimento da sua autonomia diante do seu
processo saúde-doença; no desenvolvimento de um cuidado educativo de
enfermagem fundamentado em Parse a transplantados cardíacos, com vistas a
mobilizar sua transcendência na busca de um bem viver.
Descritores: Cuidados de enfermagem; transplante de coração; educação em saúde,
teoria de enfermagem.