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Repositório Institucional - UECE
Título:
AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS MÉDICOS EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA EM FORTALEZA-CE

Autor(es):
Gomes, Nádia Nogueira

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2014

Resumo:
RESUMO
Ao Sistema Único de Saúde (SUS) cabe ordenar a formação dos recursos
humanos em saúde e estabelecer políticas de articulação entre o trabalho e a
educação em saúde, e isso implica contribuir para a formação do perfil
profissional requerido para melhor atender às necessidades de saúde da
população brasileira. Neste sentido, algumas iniciativas têm buscado
impulsionar mudanças no ensino na área da saúde, como as Diretrizes
Curriculares Nacionais (DCN) e o Programa Nacional de Reorientação da
Formação Profissional em Saúde (PRÓ-SAÚDE). A formação de profissionais
mais bem preparados para atuar no SUS, entretanto, ainda é um
desafio. Nesse contexto, este trabalho objetivou avaliar a formação oferecida
pelo curso de Medicina de uma universidade pública de Fortaleza-CE,
enfatizando a preparação para a atuação na Atenção Primária em
Saúde (APS). O estudo foi feito por meio de abordagem qualitativa, com
análise documental das DCN para o Curso de Medicina, do Projeto Político
Pedagógico (PPP), dos planos de ensino do curso e de dados obtidos por meio
de entrevistas semi-estruturadas, realizadas com 29 estudantes dos
internatos II e IV, correspondentes ao período final da graduação. A análise
teve como parâmetros as DCN do curso de medicina, a política de reorientação
da formação dos profissionais de saúde e a proposta do quadrilátero da saúde,
que envolve as dimensões ensino, gestão, atenção e controle social.
Observou-se que o PPP do curso está em conformidade com as DCN, que
orientam a formação generalista e humanista, porém deixa a desejar na
formação crítica e reflexiva, pelo predominante uso de metodologias de ensino
tradicionais. As disciplinas que abordam a APS têm uma carga horária de
menos de 20% do total. Observou-se pouca afinidade dos alunos com tais
disciplinas, bem como nas atividades complementares relacionadas à APS, o
que certamente concorre para a desvalorização da atuação neste nível de
atenção. Quanto aos cenários de práticas, propostos no Pró-Saúde, o curso
oferece vivências em todos os níveis de atenção; em relação à orientação
pedagógica, predominam as metodologias tradicionais. Na perspectiva da
formação relacionada aos aspectos de gestão e controle social no SUS, o
curso apresenta fragilidades. Conclui-se que o curso analisado segue, de
maneira geral, as DCN, mas que a concretização do processo formativo sofre
diversas influências e tem vários fatores que dificultam a formação de
profissionais comprometidos com a consolidação do SUS, os quais, ao longo
do processo formativo, constroem um pré-julgamento negativo em relação à
atuação na APS.
Palavras-chave: Educação Médica; Atenção Primária à Saúde; Sistema Único
de Saúde

Abstract:
ABSTRACT
It is one of the functions of the Unified Health System (SUS) to organize the
training of human resources for health services and establish policies
articulation between work and education, in health. This implies contribute to
the formation of determining the professional profile required to best meet the
health needs of the population. Therefore, some initiatives have sought to
promote changes in education in healthcare, as the National Curriculum
Guidelines and the National Programme of Reorientation of Vocational Training
in Health. Training professionals better prepared to act in the SUS, however, is
still a challenge. In this context, this work aimed to evaluate the training offered
by the medical school of a public university in Fortaleza-CE, emphasizing
preparation for work in Primary Care in Health. The study was done through a
qualitative approach with documented analysis of DCN to medical school, of
Political Project (PPP) and the syllabus of the course, and of data collected
through semi-structured interviews with students from boarding schools II and
IV, with a sample of 29 students. The analysis took as parameters the DCN of
medical school, the policy reorientation training for health professionals and the
Quad health’s proposal, involving the dimensions teaching, management, care
and social control. It was observed that the PPP is in accordance with the DCN,
which guide the general and humanistic education, but falls short in critical and
reflective training, because of the prevalent use of traditional teaching
methodologies. The disciplines which address the APS have a workload of less
than 20% of the total. There was little affinity for students with such disciplines
as well as other complementary activities related to APS, which certainly
contributes to the devaluation of performance in primary health care. As for the
practical scenarios, the proposed Pro-Health, the course offers experiences in
all levels of care; regarding pedagogical orientation, are predominant traditional
methodologies. With regard to the aspects of management and social control in
SUS, the course introduces weaknesses. We conclude that the analyzed
course follows, in general, the DCN, but that the realization of the educational
process undergoes various influences and has several factors that complicate
the formation of professionals committed to the consolidation of SUS, which,
throughout the formative process construct a negative pretrial in relation to
performance in the APS.
Keywords: Medical Education, Primary Health Care, SUS

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Gomes, Nádia Nogueira. AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS MÉDICOS EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA EM FORTALEZA-CE. 2014. 115 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2014) - Universidade Estadual do Ceará, , 2014. Disponível em: Acesso em: 2 de maio de 2024

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