RESUMO
A presente pesquisa, baseada na discussão sobre as diversas formas do discurso
citado feita em muitas obras do chamado círculo bakhtiniano, como Bakhtin (2010a),
Bakhtin (2010b) e Bakhtin/Volochínov (1995), tem como objetivo principal investigar
as diversas estratégias de citação da palavra outra, e, consequentemente, os
diversos efeitos de sentido delas advindos, em reportagens sobre a greve dos
professores estaduais do Ceará ocorrida em 2011, movimento que teve grande
repercussão nacional, por conta dos diversos conflitos travados entre a categoria
grevista, representada pelo Sindicato dos Professores do Estado do Ceará (Apeoc)
e o poder executivo, em parceria com o poder legislativo, do Estado do Ceará. Para
a constituição do corpus de análise, selecionamos 5 (cinco) reportagens veiculadas
no jornal cearense Diário do Nordeste para analisar o funcionamento enunciativo do
discurso de outrem no corpus em questão. Da análise, foi-nos possível depreender
que, dentre as estratégias de representação da palavra do outro utilizada nas
reportagens, uma das mais recorrentes é o uso do discurso indireto analisador de
conteúdo, variante bakhtiniana do discurso indireto própria para a citação em
discursos retóricos que tem o poder de homogeneizar a enunciação por carregar
uma voz de autoridade, o que colabora, nas reportagens analisadas, para a
legitimação da palavra do autor/repórter a favor do poder executivo e,
consequentemente, contra o movimento grevista. Assim, a presença desta variante
acaba por revelar o propósito do autor de centralizar o sentido maior do texto da
reportagem, qual seja o de que os professores é que estão equivocados em manter
a greve, e não governo em não atender as reivindicações da classe docente, o que
se faz observar pelas forças centrípetas que procuram estabilizar esse significado e
que poderá conferir a ele, repórter, maior credibilidade e aceitação por parte do
público leitor. A conclusão final a que chegamos, portanto, da análise feita é a de
que o uso do discurso citado nas reportagens selecionadas do jornal Diário do
Nordeste, com especial relevo para a variante discurso indireto analisador de
conteúdo, mostra relações políticas de dominância ideológica que se fazem notar
pela convocação do enunciador de vozes sociais hegemônicas (a voz do poder
executivo e legislativo) que procuram silenciar outras vozes desprestigiadas social e
historicamente (a voz do movimento grevista dos professores).
Palavras-chave: Dialogismo. Discurso citado. Efeitos de sentido. Reportagem.
Greve dos professores.