Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO PARA ALUNOS QUE JÁ EXERCEM O MAGISTÉRIO: POSSIBILIDADES DE RESSIGNIFICAÇÃO DOS SABERES DOCENTES?

Autor(es):
LIMA, GERCILENE OLIVEIRA DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2015

Resumo:
RESUMO
A presente dissertação trata do Estágio Curricular Supervisionado como espaço de formação contínua de professores. Esta discussão tem se constituído como um tema relevante nas reformas educacionais ocorridas a partir de 1990. Neste cenário, o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR surge como um programa de formação em nível superior para professores da Educação Básica. Ao lançar um olhar para o Estágio dentro desse programa, construímos a grande pergunta desta pesquisa: Qual o papel do Estágio Curricular Supervisionado no curso de Pedagogia do PARFOR da Universidade Regional do Cariri - URCA? A partir desse questionamento traçamos como objetivo geral: compreender o Estágio Curricular Supervisionado no curso de Pedagogia do PARFOR da Universidade Regional do Cariri - URCA, como possibilidade de ressignificação dos saberes docentes. Em consonância com tal objetivo, foram elaborados os seguintes objetivos específicos: investigar como ocorre o Estágio Curricular Supervisionado no curso de Pedagogia do PARFOR/URCA de alunos que já exercem o magistério; perceber como a disciplina de Estágio Curricular Supervisionado do curso de Pedagogia do PARFOR/URCA se constitui como espaço de formação contínua na relação teoria-prática; identificar de que forma os alunos do curso de Pedagogia do PARFOR/URCA ressignificam os saberes docentes à luz da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado. A investigação que adotamos foi de cunho qualitativo, cuja abordagem está centrada na pesquisa narrativa. Fizeram parte da pesquisa de campo quatro alunas do VIII semestre do referido curso. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada, com aporte na análise de conteúdo e tem como referência os estudos de Bardin (2010). Dialogamos com os autores Pimenta (2012), Pimenta e Lima (2012), Buriola (2011), Lima (2012), Barreiro e Gebran (2006), Imbernón (2010), Tardif (2010), Freire (2014), Jovchelovitch e Bauer (2002), Cunha (2012), Nóvoa (2013), Bogdan e Biklen (1994; 1986), Josso (2010), Souza (2006), Triviños (2012), Martins (2010), Connely e Clandinin (1995), Minayo (1994), Ghedin e Franco (2011), dentre outros. Utilizamos como categorias de análise: Estágio Curricular Supervisionado, Formação Contínua de Professores e Saberes Docentes. As análises apontam o reconhecimento das interlocutoras da pesquisa em tela, acerca da importância do Estágio Supervisionado na formação contínua de professores e na produção de saberes docentes. Por outro
lado, revelaram algumas limitações neste campo de saber. Neste sentido, reiteramos que a busca da construção de uma prática curricular instrumentalizadora dos saberes docentes deu suporte a esta investigação. Concluímos que o Estágio Supervisionado oportuniza o constante desenvolvimento profissional, colaborando para a reflexão crítica da formação e para a ressignificação de saberes docentes dos professores em exercício.
Palavras-chave: Estágio Curricular Supervisionado. Formação Contínua de Professores. Saberes Docentes. Pesquisa Narrativa.

Abstract:
ABSTRACT
This dissertation deals with the Supervised Practical Training Period as a space for continuing training of teachers. This discussion has been established as an important issue in educational reforms since 1990. In this scenario, the National Plan for Training of Basic Education Teachers - PARFOR emerges as a training program at the college level for Basic Education teachers. By launching a look at the stage within this program, we built the big question of this research: What is the role of Supervised Practical Training Period in the course Pedagogy of the PARFOR in the School of Education of the Regional University of Cariri - URCA? from this question we draw the general objective of this work: understand Supervised Practical Training Period in the Pedagogy course of the PARFOR, in the Regional University of Cariri - URCA, as the possibility of reframing of teaching knowledge. In line with this goal, the following specific objectives were established: investigate how is the Supervised Practical Training Period in the Pedagogy course of PARFOR/URCA with students already working as teachers; realize the discipline Supervised Practical Training Period of the School of Education of the PARFOR / URCA is constituted as continuing education space in the theory-practice relationship; identify how the students of Pedagogy of PARFOR / URCA resignify the faculty knowledge in the light of the discipline Supervised Practical Training Period. We adopted a qualitative research, whose approach focuses on narrative research. The field research was carried out with four students of the eighth semester of that course. Data collection was conducted through semi-structured interviews with input on content analysis and makes reference to the studies of Bardin (2010). We dialogue with the authors Pepper (2012), pepper and Lima (2012), Buriola (2011), Lima (2012), Barreiro and Gebran (2006), Imbernon (2010), Tardif (2010), Freire (2014), and Jovchelovitch Bauer (2002), Cunha (2012), Nóvoa (2013), Bogdan and Biklen (1994; 1986), Josso (2010), Souza (2006), Triviños (2012), Martins (2010), Connelly and Clandinin (1995) , Minayo (1994), Ghedin and Franco (2011), among others. We used as analytical categories: Supervised Practical Training Period, Continuing Teacher training, and teaching knowledges. The analyzes suggest the recognition of interlocutors of research, about the importance of supervised training for the continuing teacher training and the production of teaching knowledge. On the other hand, reveal some limitations of knowledge in this field. Thus, the search for
the development of a curriculum practice that contributes to the faculty knowledge has supported this research. We conclude that the Supervised Internship favors the constant professional development, contributing to critical thinking training and the redefinition of teaching knowledge of teachers in exercise.
Keywords: Supervised Practical Training Period. Continuing Training of Teachers. Teaching Knowledge. Narrative Research.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
LIMA, GERCILENE OLIVEIRA DE. ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO PARA ALUNOS QUE JÁ EXERCEM O MAGISTÉRIO: POSSIBILIDADES DE RESSIGNIFICAÇÃO DOS SABERES DOCENTES?. 2015. 153 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2015) - Universidade Estadual do Ceará, , 2015. Disponível em: Acesso em: 30 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1