Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA ATUANTES NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO SOBRE FORMAÇÃO E SABERES DOCENTES

Autor(es):
LOURENÇO, MILENA KARINE DE SOUSA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
RESUMO Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar o processo de formação docente dos professores do curso de Educação Física da Universidade Estadual do Ceará-UECE, evidenciando os saberes docente produzidos em sua prática pedagógica. Para revelar as questões intencionadas nesta pesquisa foi realizado um estudo descritivo e analítico com uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, com professores com formação em Educação Física, atuantes no curso citado. A coleta de dados foi dividida em duas fases: aplicação de questionário e realização de entrevista com os professores. Para a análise dos questionários foi utilizado a técnica de estatística descritiva simples, enquanto para as entrevistas seguimos as orientações da estratégia Análise de Conteúdo escritas por Bardin. A análise revelou que o perfil profissiográfico dos professores do cursoé composto, em maioria, por homens, com idades entre 36 e 55 anos, 70% com graduação em Educação Física e 70% apresentando atuação profissional anterior à docência universitária em ambiente não-escolar. Quanto à formação dos docentes, identificamos que esta sofreu influência da racionalidade científica, configurada na valorização dos saberes científicos de cunho biológico. O desenvolvimento dos saberes classificados por Tardif como os curriculares, experienciais e pedagógicos não foram vivenciados a contento no processo de formação institucional. Um dado relevante evidenciado na pesquisa consiste na constatação de que a entrada no magistério, para 90% dos sujeitos, só se deu a partir do ingresso no Ensino Superior, o que fez emergir a percepção de lacunas em seus processos formativos referentes aos saberes pedagógicos necessários para a atuação como docentes universitários. Agravando este cenário, os professores relataram que a universidade não oferece amparo pedagógico aos recém contratados, e as iniciativas de formação continuada são pontuais e pouco efetivas. Quanto à prática pedagógica evidenciamos que esta é fundamental para a produção e ressignificação de saberes docentes. Identificamos nas narrativas sobre o ensino a mobilização de saberes experienciais oriundos de experiências como aluno, assim como a produção de saberes pedagógicos e curriculares relacionados à metodologia de aula adotada. A atividade de pesquisa é desenvolvida atendendo a perspectiva de formação do pesquisador, ainda sendo realizada de forma automatizada e pouco reflexiva, contudo vem contribuído para a constituição de saberes e desenvolvimento profissional. A gestão acadêmica no sentido de desenvolvimento do curso demonstrou
9
avanços tímidos, sendo necessário maior reflexão e integração docente para a construção projeto coletivo de desenvolvimento. Concluímos, que os saberes imprescindíveis para a atuação como docentes universitários são os saberes pedagógicos e experienciais e que estes não são contemplados à contento nos programas de formação institucional. Partindo de tais reflexões apresentamos como propositiva o investimento em ações pedagógicas coletivas encabeçadas pelos membros do Colegiado do Curso e apoiadas pela Universidade Estadual do Ceará no sentido de construir um programa de desenvolvimento profissional alinhado com as necessidades e características do curso, subsidiando a atuação docente e fortalecendo a consolidação da identidade profissional docente. Palavras-chave: Formação Docente. Saberes Docentes. Professores Universitários de Educação Física.

Abstract:
ABSTRACT This research had as general objective to analyze the process of teacher education of the teachers of the Physical Education course of the State University of Ceará-UECE, evidencing the teaching knowledge produced in their pedagogical practice. A descriptive and analytical study with a qualitative, case-study approach was carried out in order to reveal the issues involved in this research, with teachers with a background in Physical Education, who are active in the mentioned course. Data collection was divided into two phases: questionnaire application and interview with teachers. For the analysis of the questionnaires, the simple descriptive statistics technique was used, while for the interviews we followed the guidelines of the Content Analysis strategy written by Bardin (2011). The analysis revealed that the professional profile of the teachers of the course is composed mostly of men between the ages of 36 and 55, 70% with a degree in Physical Education and 70% with a pre-university background in non-school environment . Regarding the training of teachers, we have identified that it has been strongly influenced by scientific rationality, configured in the valuation of scientific knowledge of a biological nature. The development of the knowledge classified by Tardif as the curricular, experiential and pedagogical were not experienced to the satisfaction of the process of institutional formation. Another relevant fact evidenced in the research consists in the fact that 90% of our subjects entered the teaching profession only after enrollment in Higher Education, which led to the emergence of the perception of gaps in their formative processes regarding pedagogical knowledge required to act as university teachers. Aggravating this scenario, teachers reported that the university does not offer pedagogical support to the newly hired, and initiatives for continuing education are punctual and ineffective. As for the pedagogical practice, we show that this is fundamental for the production and re-signification of teacher knowledge. We identified in the narratives about teaching the mobilization of experiential knowledge from experiences as a student, as well as the production of pedagogical and curricular knowledge related to the methodology adopted. The research activity is developed taking into account the perspective of the researcher's training, although it is carried out in an automated and not reflective way, yet it has contributed to the constitution of knowledge and professional development. Academic management in the sense of course development has shown timid advances, requiring greater reflection and teacher
11
integration to build collective project development. We conclude from the interpretation of our subjects that the essential knowledge for acting as university teachers are the pedagogical and experiential knowledge and that these are not contemplated to the content in the programs of institutional formation. Based on these reflections, we present as a proposal the investment in collective pedagogical actions headed by the members of the Collegiate of the Course and supported by the State University of Ceará in the sense of building a professional development program aligned with the needs and characteristics of the course, subsidizing the teaching and consolidating the professional identity of teachers. Keywords: Teacher Training. You know teachers University Teachers of Physical Education.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
LOURENÇO, MILENA KARINE DE SOUSA. PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA ATUANTES NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO SOBRE FORMAÇÃO E SABERES DOCENTES. 2019. 184 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 9 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1