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Título:
AS VOZES DO MORRO: HETEROGLOSSIA E CARNAVALIZAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA NOS SAMBAS-ENREDO DO CARNAVAL CARIOCA (1984 – 2014)

Autor(es):
OLIVEIRA, ISMAEL FABRÍCIO DE ALENCAR

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2014

Resumo:
RESUMO
A pesquisa As vozes do morro: heteroglossia e carnavalização na construção da
identidade negra nos sambas-enredo do Carnaval carioca é uma reflexão, a partir do
dialogismo bakthiniano (heteroglossia e carnavalização) e do conceito de inventividade
de Michel de Certeau, sobre as ideologias que reforçam o processo de afirmação da
identidade negra do grupo social sambistas. Utilizando-se de métodos de identificação e
análise dos recursos (trans)linguísticos empregados na produção dos sambas-enredo das
escolas de samba do grupo especial do Rio de Janeiro, foi-nos possível entender como
construções verbo-melódicas (COSTA, 2012), integrantes de um espetáculo maior,
possuem o poder não só de dar visibilidade às histórias que compõem os enredos, bem
como aos sujeitos integrantes do mundo do samba e a suas ideologias a partir de suas
práticas discursivas. Ao longo do nosso estudo, procuramos analisar o discurso do
grupo social sambistas a partir do dialogismo bakthiniano, de características
heteroglóssicas e carnavalizadoras, destacando os elementos (trans)linguísticos que
expressam e reforçam suas identidades e ideologias afrodescendentes, de pertencimento
comunitário, de posição social e da inventividade contidas nas composições dos
sambas-enredo das escolas de samba do grupo especial do carnaval carioca, ao longo
dos anos de 1984 a 2014. Concluímos que, ao descrever e analisar os recursos
(trans)linguísticos do samba-enredo, pelos resultados a que chegamos, contribuímos
para a compreensão de mecanismos discursivos – a heteroglossia dialogizada e a
carnavalização, presentes nas discussões do círculo de Bakhtin – que atuam na
organização do texto carnavalesco, mostrando também que o samba-enredo é corpus
adequado para se observarem recursos linguísticos em plena atividade sem quaisquer
preconceitos.
Palavras-chave: Dialogismo. Heteroglossia. Carnavalização. Samba-enredo.

Abstract:
ABSTRACT
This work is a reflection, from the Bakthiniano dialogism (heteroglossy and
carnivalization) and Michel de Certeau’s concept of inventiveness, about the ideologies
that reinforce the process of affirmation of black identity social group so-called
sambistas. Using the methods of identification and analysis of resources (trans)language
used in the production of samba-plot of Rio de Janeiro’s special group of the samba
schools, we were able to understand how melodic-verb constructions (COSTA, 2012),
members of a larger spectacle, have the power not only to showcase the stories that
make up the plots, as well as the subjects from the world of samba and its ideologies
from their discursive practices. Throughout our study, we analyzed the discourse of
social group samba from Bakthiniano dialogism of heteroglossic and carnavalizing
characteristics, highlighting the elements (trans)language that express and reinforce
their African descent identities and ideologies, of community belonging, social position
and inventiveness contained in the compositions of the samba-plot of Rio de Janeiro’s
special group of samba schools, over the years 1984 to 2014. We concluded that, to
describe and analyze resources (trans)linguistic of the samba, we contribute to the
comprehension of discursive mechanisms – the dialogized heteroglossy and
carnivalization, present in discussions of Bakhtin circle – working in the organization of
the carnivalesque text, also showing that the samba is a suitable corpus to observe
linguistic resources in full activity without any preconceptions.
Keywords: Dialogism. Heteroglossy. Carnivalization Samba.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
OLIVEIRA, ISMAEL FABRÍCIO DE ALENCAR. AS VOZES DO MORRO: HETEROGLOSSIA E CARNAVALIZAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA NOS SAMBAS-ENREDO DO CARNAVAL CARIOCA (1984 – 2014). 2014. 253 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2014) - Universidade Estadual do Ceará, , 2014. Disponível em: Acesso em: 25 de abril de 2024

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