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Repositório Institucional - UECE
Título:
REFLEXIVIDADE E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO ÂMBITO DO PIBID: EVIDÊNCIAS DE CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autor(es):
ANJOS, ANA MAURA TAVARES DOS

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2015

Resumo:
RESUMO
Intitulado REFLEXIVIDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ÂMBITO DO PIBID:
evidências de contribuições para o desenvolvimento profissional de docentes da educação básica, o
presente estudo, buscou investigar se e como os professores supervisores do PIBID-UECE
compreendem esse programa como espaço de formação continuada e se esse processo favorece o seu
desenvolvimento profissional e a reflexividade. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa,
com utilização do método estudo de caso, que teve a participação de cinco docentes atuantes como
professores supervisores do Programa Institucional de Iniciação à Docência – PIBID da Universidade
Estadual do Ceará - UECE. A coleta dos dados foi dividida em três etapas, a primeira consistiu na
análise documental do Projeto Institucional do PIBID-UECE e dos Subprojetos dos cursos de
Educação Física e Pedagogia, a segunda etapa foi a aplicação de um questionário virtual com os cinco
professores, e a terceira etapa da investigação, compreendeu a realização de entrevista com os refeidos
sujeitos. A análise do material coletado foi categorizada por temáticas relevantes ao estudo e, revelou
que a participação no PIBID provoca uma reflexividade no professor e isso pode ser decorrente de sua
participação nos espaços de formação continuada, por meio de ações reflexivas: atividades em sala de
aula; trabalhos em grupo com alunos, com licenciandos e com o professor coordenador de área
(professor universitário), realização de debates, seminários, reflexões sobre políticas públicas,
discussões de temas transversais, e busca de parcerias com outros profissionais. A Universidade e a
escola foram apontados pelos docentes pesquisados, como sendo os espaços onde o desenvolvimento e
a formação continuada aconteciam, e nesse ínterim a relação com os outros profissionais – professores
da escola, professores da Universidade e licenciandos, compunham um fator de grande relevância
nesse processo formativo. A dificuldade de tempo para a discussão do projeto com inclusão de outros
professores da escola em um trabalho colaborativo foi apontada pelos professores. Quanto a isso,
entendemos que o professor ainda é um profissional que anseia por colaboração e o PIBID caminha
nesse sentido. Alguns desafios ainda se fazem presentes na formação de professores da educação
básica, no contexto do PIBID/UECE: a limitação quantitativa de vagas para o acesso ao programa em
relação ao curso de pedagogia, destacamos a inserção do licenciando com professores supervisores
que estejam lecionando nas etapas da educação para as quais a licenciatura em pedagogia o habilita.
No âmbito da gestão do programa na escola, apontamos o desafio do estabelecimento de uma cultura
formativa colaborativa. O professor da educação básica é uma figura importante nesse processo e que
também se forma e se transforma em sua participação no PIBID.
Palavras chave: Formação continuada. Reflexividade. Desenvolvimento Profissional Docente.

Abstract:
ABSTRACT
Entitled REFLEXIVITY AND TEACHER TRAINING UNDER PIBID: evidence of contributions to
the professional development of basic education teachers, this study aimed to investigate whether and
how supervisors teachers from PIBID-UECE understand this program as continuing education space
and whether this process favors their professional development and reflexivity. This is a qualitative
study, using the case study method, which was attended by five teachers acting as supervising teachers
of the Institutional Program of Introduction to Teaching – PIBID of the State University of Ceará -
UECE. Data collection was divided into three stages, the first was the documentary analysis of the
Institutional Project of PIBID-UECE and the subprojects of Physical Education and Pedagogy courses,
the second step was the application of a virtual questionnaire with the five teachers, and the third stage
of the investigation involved an interview. The analysis of the collected material was categorized by
themes relevant to the study and revealed that participation in PIBID causes a reflexivity on the
teacher and this may be due to their participation in the spaces of continuous training, through
reflexive actions: activities in the classroom ; group work with students, undergraduates and the area
coordinator teacher (professor), debates, seminars, reflections on public policy, common themes
discussions, and seeking partnerships with other professionals. The University and the school were
identified by surveyed teachers, as the spaces where development and continuing education took
place, and in the meantime the relationship with other professionals - school teachers, university
professors and undergraduates, made up a large relevance factor in this training process. The difficulty
of time to the project discussion with inclusion of other school teachers in a collaborative work was
pointed by the teachers. In this regard, we believe that the teacher is still a lonely professional longing
for collaboration and the PIBID walks accordingly. Some challenges are still present in the basic
education teacher training in the context of PIBID / UECE: a quantitative limitation of vacancies for
access to the program; about the course of pedagogy, we highlight the inclusion of the undergraduate
students with supervising teachers who are teaching in education levels for which a degree in
pedagogy enables. As part of program management at school we point the challenge of establishing a
collaborative formative culture. The teacher of basic education is an important figure in this process
and also form himself and becomes in its participation in PIBID.
Key words: Continuing Education. Reflexivity. Teachers Professional Development

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
ANJOS, ANA MAURA TAVARES DOS. REFLEXIVIDADE E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO ÂMBITO DO PIBID: EVIDÊNCIAS DE CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2015. 122 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2015) - Universidade Estadual do Ceará, , 2015. Disponível em: Acesso em: 30 de abril de 2024

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