RESUMO
Intitulado REFLEXIVIDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ÂMBITO DO PIBID:
evidências de contribuições para o desenvolvimento profissional de docentes da educação básica, o
presente estudo, buscou investigar se e como os professores supervisores do PIBID-UECE
compreendem esse programa como espaço de formação continuada e se esse processo favorece o seu
desenvolvimento profissional e a reflexividade. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa,
com utilização do método estudo de caso, que teve a participação de cinco docentes atuantes como
professores supervisores do Programa Institucional de Iniciação à Docência – PIBID da Universidade
Estadual do Ceará - UECE. A coleta dos dados foi dividida em três etapas, a primeira consistiu na
análise documental do Projeto Institucional do PIBID-UECE e dos Subprojetos dos cursos de
Educação Física e Pedagogia, a segunda etapa foi a aplicação de um questionário virtual com os cinco
professores, e a terceira etapa da investigação, compreendeu a realização de entrevista com os refeidos
sujeitos. A análise do material coletado foi categorizada por temáticas relevantes ao estudo e, revelou
que a participação no PIBID provoca uma reflexividade no professor e isso pode ser decorrente de sua
participação nos espaços de formação continuada, por meio de ações reflexivas: atividades em sala de
aula; trabalhos em grupo com alunos, com licenciandos e com o professor coordenador de área
(professor universitário), realização de debates, seminários, reflexões sobre políticas públicas,
discussões de temas transversais, e busca de parcerias com outros profissionais. A Universidade e a
escola foram apontados pelos docentes pesquisados, como sendo os espaços onde o desenvolvimento e
a formação continuada aconteciam, e nesse ínterim a relação com os outros profissionais – professores
da escola, professores da Universidade e licenciandos, compunham um fator de grande relevância
nesse processo formativo. A dificuldade de tempo para a discussão do projeto com inclusão de outros
professores da escola em um trabalho colaborativo foi apontada pelos professores. Quanto a isso,
entendemos que o professor ainda é um profissional que anseia por colaboração e o PIBID caminha
nesse sentido. Alguns desafios ainda se fazem presentes na formação de professores da educação
básica, no contexto do PIBID/UECE: a limitação quantitativa de vagas para o acesso ao programa em
relação ao curso de pedagogia, destacamos a inserção do licenciando com professores supervisores
que estejam lecionando nas etapas da educação para as quais a licenciatura em pedagogia o habilita.
No âmbito da gestão do programa na escola, apontamos o desafio do estabelecimento de uma cultura
formativa colaborativa. O professor da educação básica é uma figura importante nesse processo e que
também se forma e se transforma em sua participação no PIBID.
Palavras chave: Formação continuada. Reflexividade. Desenvolvimento Profissional Docente.