Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
LITERATURA COMO ELEMENTO ONTOLÓGICO DE FORMAÇÃO HUMANA: REVERBERAÇÕES NO CAMPO DA EDUCAÇÃO E DA FORMAÇÃO DOCENTE

Autor(es):
PEREIRA, KARLA RAPHAELLA COSTA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2015

Resumo:
RESUMO
Literatura como elemento ontológico de formação humana: reverberações no campo da educação e da formação docente, teve como objetivo apresentar a literatura como elemento de formação humana útil para a atuação do professor, na escola pública brasileira, criando a possibilidade de elevar a compreensão do trabalhador diante da realidade da sociedade capitalista. A metodologia desenvolvida se compôs de duas partes fundamentais. Primeiramente, uma pesquisa bibliográfica da obra do filósofo húngaro György Lukács que trata da questão da arte e da literatura para elencar características e categorias que esboçassem uma compreensão revolucionária desses dois objetos humanos. Em seguida, realizou-se um estudo documental das Orientações Curriculares Nacionais da área de Linguagens, códigos e suas tecnologias, especificamente do capítulo sobre a literatura. A escolha deste documento se justifica porque, dentre os que direcionam o ensino de linguagens, ele é o único que apresenta um capítulo específico para a literatura. A análise do documento centrou-se na captação dos fundamentos filosóficos e estéticos para a prática do professor de literatura na compreensão do discurso oficial exposto no documento. O movimento metodológico permitiu compreender que as diretrizes para o ensino de literatura tomam uma concepção de arte e de trabalho que se alinham aos interesses da sociedade capitalista. Tal demonstração aponta para a necessidade de organização da classe trabalhadora no sentido de conquistar uma escola pública e um ensino de arte e literatura que condigam com os interesses dos trabalhadores.
Palavras-chaves: Arte. Literatura. Formação Humana. Formação Docente.

Abstract:
ABSTRACT
Literature as an ontological element of human development: reverberations in the field of education and teacher training, aimed to present the literature as useful human element of training for teacher performance in the Brazilian public school, creating the possibility to increase the understanding of the employee before the reality of capitalist society. The methodology consisted of two main parts. First, a literature search of the Hungarian philosopher György Lukács work that deals with the question of art and literature to list characteristics and categories that showed a revolutionary understanding of these two human objects. Then, there was a documentary study of the National Curriculum Guidelines of Languages area, codes and its technologies, specifically the chapter on literature. The choice of this document is justified because, among the documents related to language teaching, it is the only one that has a specific chapter for literature. Document analysis focused on capturing the philosophical and aesthetic grounds for literature teacher practice in understanding the official discourse stated in the document. The methodological movement permitted to understand that the guidelines for the teaching of literature take a conception of art and work that align the interests of capitalist society. This statement points to the need for organization of the working class in order to achieve a public school and a school of art and literature in harmony with the interests of workers.
Keywords: Art. Literature. Human Education. Teacher Training.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
PEREIRA, KARLA RAPHAELLA COSTA. LITERATURA COMO ELEMENTO ONTOLÓGICO DE FORMAÇÃO HUMANA: REVERBERAÇÕES NO CAMPO DA EDUCAÇÃO E DA FORMAÇÃO DOCENTE. 2015. 117 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2015) - Universidade Estadual do Ceará, , 2015. Disponível em: Acesso em: 27 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1