Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
ESTÁGIO DE DOCÊNCIA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO CONTÍNUA: UM OLHAR SOBRE AS NARRATIVAS DOS MESTRES

Autor(es):
ANSELMO, KATYANNA DE BRITO

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2015

Resumo:
RESUMO
A presente pesquisa versa sobre o Estágio de Docência e teve por objetivo geral: analisar a narrativa dos mestres formados pelo PPGE/UECE sobre o Estágio de Docência como elemento constituinte da formação contínua. Como objetivos específicos: identificar nas narrativas de formação docente as motivações dos Mestres formados pelo PPGE/UECE para a realização do Estágio de Docência; entender como acontece o Estágio de Docência e interpretar as narrativas sobre Estágio de Docência como elemento constitutivo da formação contínua. Os sujeitos da pesquisa foram quatro (4) egressos do mestrado do PPGE/UECE da turma de 2012. Tivemos três critérios de escolha dos sujeitos da pesquisa: ter exercido a docência na Educação Superior antes de ingressarem no mestrado; ter cumprido a atividade de Estágio de Docência e pertencerem a Linhas de pesquisas diferentes. É uma pesquisa de abordagem qualitativa, tipo Pesquisa Narrativa, com o olhar para a formação docente. Para compreendermos este tipo de método nos apropriamos das elaborações teóricas de Connelly e Clandinin (1990), Josso (2010). Como instrumento para a produção das narrativas, utilizamos a Entrevista Narrativa com base nas ideias de Jovchelovitch e Bauer (2002). Para analisar as narrativas de formação nos amparamos nas ideias Pimenta e Lima (2010), Lima (2001), Virgínio (2009) e outros. A interpretação das narrativas nos proporcionou o entendimento de que a realização do Estágio de Docência precisa considerar a realidade dos pós-graduandos e a própria conjuntura da pós-graduação. O planejamento das atividades do Estágio de Docência é uma ação indispensável na formação docente. Outra constatação apresentada nas narrativas é que Estágio de Docência tem sido tomado como responsabilidade quase que exclusiva do orientador e pós-graduando. O Estágio de Docência se apresentou como campo de apropriação e ressignificação de saberes. Os mestres demonstraram reconhecer a importância da formação contínua, todavia, considerando a ausência de condições formativas no Estágio de Docência apenas metade dos mestres assumiram seus estágios como espaço de formação contínua.
Palavras-chave: Estágio de Docência. Formação Docente. Formação Contínua.

Abstract:
ABSTRACT
This research deals with Teaching Practice and had as a general objective: to analyze the narrative of the Masters who graduated from PPGE / UECE on Teaching Practice as a constituent element of Continuous Development. As specific objectives: to identify in the Teacher Development narratives, the motivations of Masters who graduated from PPGE / UECE for the accomplishment of the Teaching Practice; to understand how the Teaching Practice takes place and to interpret the narratives on Teaching Practice as a constitutive element of Continuous Development, We had as research subjects, four (4) graduates of the master's course PPGE / UECE of the 2012 class. There were three criteria for selecting the research subjects: to have taught in higher education before entering the Masters course; to have fulfilled the Teaching Practice activity and have belonged to different research lines. This is a qualitative narrative research type, focusing on Teacher Development. To understand this type of method we used the theoretical elaborations of Connelly and Clandinin (1990) as well as Josso (2010). As a tool for the production of the narratives, we used the Narrative Interviewing based on the ideas of Jovchelovitch and Bauer (2002). To analyze the formation of the narratives we based on the ideas of Pimenta and Lima (2010), Lima (2001), Virginio (2009) and others. The interpretation of the narratives provided us with the understanding that the accomplishment of the Teacher Development needs to consider the reality of graduate students as well as the graduate environment itself. The planning of the Teaching Practice activities is an indispensable action in Teacher Development. Another finding presented in the narratives is that Teaching Practice has been taken as an almost exclusive responsibility of the supervisor and graduate student. The Teaching Practice was presented as appropriation and redefinition field of knowledge. The Masters demonstrated to recognize the importance of Continuous Development, however, given the lack of training conditions in the Teacher Training, only half of the Masters assumed their Teaching Practice as Continuous Development space.
Keywords: Teaching Practice; Teacher Development; Continuous Development

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
ANSELMO, KATYANNA DE BRITO. ESTÁGIO DE DOCÊNCIA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO CONTÍNUA: UM OLHAR SOBRE AS NARRATIVAS DOS MESTRES. 2015. 147 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2015) - Universidade Estadual do Ceará, , 2015. Disponível em: Acesso em: 30 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1