Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA: CONDIÇÕES DE ATUAÇÃO DOCENTE NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE FORTALEZA

Autor(es):
MOTA, MABELLE MAIA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2015

Resumo:
RESUMO
O cotidiano escolar está relacionado diretamente às condições de atuação que são oferecidas ao professor. A disciplina de Educação Física apresenta necessidades específicas no que se referem aos espaços físicos, materiais e/ou outras condições disponibilizadas para trabalhar com o corpo em movimento. Objetivou-se, então, analisar a formação do professor, bem como as condições de espaços físicos e materiais disponibilizadas para a Educação Física nas escolas públicas municipais de Fortaleza. Para tal, a partir de um estudo quantitativo descritivo e qualitativo exploratório, escolas públicas municipais foram o cenário da pesquisa e seus respectivos 73 professores de Educação Física os participantes nessa investigação. Um formulário sobre a formação docente, um questionário sobre as condições de espaços físicos e materiais e uma entrevista em grupo com seis professores foram os instrumentos utilizados para diagnosticar as condições disponibilizadas ao professor para o ensino da Educação Física. Verificou-se que 85% dos professores tinham formação na área de Educação Física e 84% eram especialistas, no entanto, somente 44% tinham cursos de formação continuada nos últimos cinco anos. Na maioria das escolas, os espaços físicos se apresentavam insuficientes, limitados e/ou ausentes, assim como os materiais de baixa qualidade e/ou em quantidade reduzida. Outras dificuldades, como o excesso de carga horária e a diversidade de faixa etária na turma, foram relatadas pelos professores, assim como surgiram outras queixas sobre condições de atuação. Por fim, apesar de ser um estudo inacabado, frente a todo o contexto que envolve a dinâmica escolar, acredita-se que os professores poderiam ter apresentado cursos de atualização, as escolas necessitavam de maior disponibilidade de espaços físicos e materiais didáticos, bem como de outras condições favoráveis para que a Educação Física pudesse talvez se mostrar de forma mais eficiente e satisfatória, favorecendo o processo ensino e aprendizagem do aluno.
Palavras-chave: Educação Física escolar. Formação docente. Espaços físicos. Materiais.

Abstract:
ABSTRACT
The school routine is directly related to the conditions of operation that are offered to the teacher. The Physical Education has specific needs when it comes to physical spaces, materials and / or other conditions available to work with the body in motion. The objective was to then analyze the conditions of operation of physical education teachers in public schools of Fortaleza. To do this, from a descriptive quantitative study and qualitative exploratory, public schools were the scene of the research and their physical education teachers, totaling n = 73, were participants in this investigation. A form of teacher training, a questionnaire on the conditions of physical spaces and materials and a group interview with some teachers were the instruments used to diagnose the conditions of teaching practice in these schools of Fortaleza. It was found that 85% of teachers are trained in the area of Physical Education and 84% are specialists, however, only 44% have continuing education courses in recent years. In most schools, the physical spaces present themselves inadequate, limited and / or missing, as well as the materials are of poor quality and / or reduced amount. Other difficulties, such as excessive workload and diversity of age in the group, were reported by teachers, as were other complaints about performance conditions. Finally, although a study unfinished, front of the entire context surrounding the school dynamics, it is believed that schools need greater availability of physical spaces and materials as well as other conditions for the physical education teacher can act in a more efficient and satisfactory manner, favoring the teaching and student learning.
Keywords: Physical Education. Teaching performance. Physical spaces. Materials.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
MOTA, MABELLE MAIA. EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA: CONDIÇÕES DE ATUAÇÃO DOCENTE NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE FORTALEZA. 2015. 91 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2015) - Universidade Estadual do Ceará, , 2015. Disponível em: Acesso em: 8 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1