Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
LUKÁCS E A CRITÍCA À SOCIOLOGIA CLÁSSICA: ELEMENTOS PARA A REFLEXÃO SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE SOCIOLOGIA

Autor(es):
CASTRO, VALESKA MARIANO DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2015

Resumo:
RESUMO
Este trabalho consiste em um estudo, à luz da ontologia marxiano/lukacsiana, acerca da sociologia clássica para a formação humana diante da sociabilidade capitalista. Tem-se o intuito de refletir sobre a formação do professor de sociologia no processo de emancipação humana para a superação da sociabilidade regida pelo capital. Para atender a proposta geral, elencamos nossos objetivos específicos, quais sejam: 1. analisar as contribuições da sociologia clássica para o debate o processo de formação do gênero humano; 2. compreender o papel da sociologia diante do quadro de reprodução do conhecimento para a formação humana; 3. elucidar os conceitos onto-históricos que norteia à práxis e a formação humana na lógica do capital-trabalho. Para responder às indagações que cercam o objeto, entende-se o trabalho como protoforma da atividade humana, e que tem o papel fundamental no desenvolvimento do homem como ser social. Considerando o trabalho como fundamento do ser social, sem, contudo, esgotá-lo. Sendo assim, a dissertação divide-se nos seguintes capítulo: no segundo capitulo apresenta-se um rastreamento histórico sobre os limites teóricos do surgimento da sociologia em terras inglesas, francesas e alemãs e suas contribuições para o objeto em estudo. No terceiro capitulo a sociologia clássica francesa e alemã e seus grandes pensadores: Émile Durkheim e Max Weber, apresentando suas contribuições teóricas. E o último capítulo, nos traz as reflexões acerca da sociologia nos escritos de Lukács em duas grandes obras: História e Consciência de Classe (HCC) e Ontologia do Ser Social I. Por fim, sinaliza-se o possível fundamento da sociologia e sua aplicabilidade como uma práxis revolucionária, estando diante de uma educação emancipatória, como atividade educativa que aponte no sentido da emancipação (além, obviamente, da disputa com o capital no terreno das políticas educacionais).
Palavras chave: Sociologia. Emancipação Humana. Capital. Trabalho.

Abstract:
ABSTRACT
This work is a study in the light of Marxian ontology / Lukacsian, about classical sociology for human development in the face of capitalist sociability. It has been the intention of reflecting on the formation of sociology professor in human emancipation process for overcoming the sociability governed by capital. To meet the overall proposal, we list our specific objectives, namely: 1. analyze the contributions of classical sociology to debate the process of formation of the human race; 2. understand the role of sociology on the playback frame of knowledge for human development; 3. elucidate the onto-historical concepts that guides the practice and human development in the logic of capital and labor. To answer questions surrounding the object, it means the work as protoform of human activity, and has the key role in the development of man as a social being. Considering the work as the foundation of social being, without, however, exhaust it. Thus, the thesis is divided into the following chapter, the second chapter presents a historical tracing on the theoretical limits of the emergence of sociology in English, French and German lands and their contributions to the object under study. In the third chapter the French and German classical sociology and its great thinkers: Emile Durkheim and Max Weber, with his theoretical contributions. And the last chapter brings us reflections about sociology in the writings of Lukacs in two major works: History and Class Consciousness (HCC) and Ontology of Social Being I. Finally, signals to the possible foundation of sociology and its application as a revolutionary praxis, standing in front of an emancipatory education as an educational activity that points towards emancipation (in addition, of course, the dispute with the capital in the educational policy field).
Keywords: Sociology. Human emancipation. Capital. Work.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
CASTRO, VALESKA MARIANO DE. LUKÁCS E A CRITÍCA À SOCIOLOGIA CLÁSSICA: ELEMENTOS PARA A REFLEXÃO SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE SOCIOLOGIA. 2015. 90 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2015) - Universidade Estadual do Ceará, , 2015. Disponível em: Acesso em: 26 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1