Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
LÁ VEM BOMBA... MAAAAIS UM ENCHIMENTO DE LINGUIÇA, FOI ISSO QUE EU FALEI [...] PORÉM A GENTE VIU QUE FOI UMA COISA COMPLETAMENTE DIFERENTE: APRENDIZADOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO POPULAR E SAÚDE

Autor(es):
Dantas, Débora Sâmara Guimarães

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2015

Resumo:
RESUMO
O processo histórico da Educação Popular em Saúde foi importante na consolidação do
Sistema Único de Saúde organizado com base nos modos participativos, críticos e
integrativos de pensar e fazer saúde. Este estudo teve como objetivo geral analisar a
percepção do agente comunitário de saúde a partir da vivência formativa no Curso de
Educação Popular em Saúde – EdPopSUS, em Maracanaú - Ceará. É uma pesquisa de
natureza qualitativa, do tipo estudo de caso. De acordo com Yin (2005), o estudo de caso,
como estratégia de pesquisa, contribui com o conhecimento dos fenômenos individuais,
organizacionais, sociais, políticos e de grupo, comumente estudados com suporte em técnicas
de investigação como a observação direta. A produção dos dados foi realizada em um centro
de Saúde da Família do Município de Maracanaú, situado na região metropolitana de
Fortaleza - Ceará. Quanto aos sujeitos participantes do estudo, são dez agentes comunitárias
de saúde. Os instrumentos utilizados para coleta de informações foram: imersão no campo,
observação direta, diário de campo e oficinas de produção. Para examinar o material de
análise e guiar a discussão e os resultados, a técnica utilizada foi Análise de Conteúdo
Temática, proposta por Minayo (2014) e Gomes (2013). Tal estudo foi submetido à
apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual do Ceará, tendo sido
aprovado. As análises deste trabalho foram discutidas com base em três categorias temáticas.
Na categoria da produção do cuidado ao usuário da Estratégia Saúde da Família, os relatos
revelaram a implicação com um cuidado que valoriza o saber popular no contexto da
Estratégia Saúde da Família. Na categoria das potencialidades produzidas pelo Curso de
Educação Popular em Saúde para reflexão sobre a prática, a metodologia do curso e a
produção de saberes e práticas favoreceram possibilidades para constituição de um trabalho
vinculado à cidadania e à autonomia dos sujeitos. Na categoria das mudanças no cotidiano de
trabalho com suporte na vivência no Curso de Educação Popular em Saúde, os sujeitos
relataram que, com o curso, aconteceram mudanças no cotidiano de trabalho, na forma de
produzir o cuidado em saúde, na vida profissional e na vida familiar. Desse modo, a formação
dos agentes de saúde em Educação Popular em Saúde constituiu-se em importante avanço da
Política Nacional de Educação Popular em Saúde, fortalecendo a atuação desses trabalhadores
no seu campo de prática, contribuindo para ressignificação das práticas que incorporaram ao
longo dos tempos no seu processo de trabalho.
PALAVRAS-CHAVE: Educação Popular em Saúde. Atenção Primária à Saúde. Agente
Comunitário de Saúde.

Abstract:
ABSTRACT
The historical process of Popular Education in Health was important in the consolidation of
the Unified Health System based on participatory, critical and integrative modes of thinking
about and performing health procedures. This study aimed to analyze the perception of the
community health worker from the formative experience in the Adult Education Course in
Health (EdPopSUS) in Maracanaú - Ceará. It is a qualitative research and a case study.
According to Yin (2005), the case study, as a research strategy, contributes to the knowledge
of the individual, organizational, social, political and group phenomena, which are commonly
studied with the support of investigative techniques such as the direct observation. The
production of data was performed in a Family Health Center of the Municipality of
Maracanaú, situated in the metropolitan area of Fortaleza - Ceará. Ten community health
agents were chosen as participants. The instruments used for data collection were: immersion
in the field, direct observation, field diary and production workshops. In order to examine the
material of analysis and to guide the discussion and the results, the technique used was the
Thematic Content Analysis proposed by Minayo (2014) and Gomes (2013).This study was
submitted to the Ethics Committee of the State University of Ceará, and it was approved. The
analyses of this study were discussed based on three thematic categories. In the category of
production of care for the user of the Family Health Strategy, the reports revealed the
implication with a solicitude that values popular knowledge in the context of the Family
Health Strategy. In the category of potentialities produced by the Course of Popular Education
in Health for reflection on practice, the methodology of the course and the production of
knowledge and practice favored possibilities for setting up a job linked to citizenship and
personal autonomy. In the category of changes in the daily work with the support for the
experience in the Adult Education Course in Health, the subjects reported that, due to the
course, there were changes in their daily work, in the way they deal with health care, and in
their professional and family life. Therefore, the training of health workers in Popular
Education in Health constituted an important advance of the National Policy of Popular
Education in Health, strengthening the role of these workers on their practice field,
contributing to the redefinition of the practices that they incorporated over a long time in their
work process.
Keywords: Popular Education in Health. Primary Health Care. Community Health Agent.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Dantas, Débora Sâmara Guimarães. LÁ VEM BOMBA... MAAAAIS UM ENCHIMENTO DE LINGUIÇA, FOI ISSO QUE EU FALEI [...] PORÉM A GENTE VIU QUE FOI UMA COISA COMPLETAMENTE DIFERENTE: APRENDIZADOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO POPULAR E SAÚDE. 2015. 85 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2015) - Universidade Estadual do Ceará, , 2015. Disponível em: Acesso em: 30 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1