RESUMO
O processo histórico da Educação Popular em Saúde foi importante na consolidação do
Sistema Único de Saúde organizado com base nos modos participativos, críticos e
integrativos de pensar e fazer saúde. Este estudo teve como objetivo geral analisar a
percepção do agente comunitário de saúde a partir da vivência formativa no Curso de
Educação Popular em Saúde – EdPopSUS, em Maracanaú - Ceará. É uma pesquisa de
natureza qualitativa, do tipo estudo de caso. De acordo com Yin (2005), o estudo de caso,
como estratégia de pesquisa, contribui com o conhecimento dos fenômenos individuais,
organizacionais, sociais, políticos e de grupo, comumente estudados com suporte em técnicas
de investigação como a observação direta. A produção dos dados foi realizada em um centro
de Saúde da Família do Município de Maracanaú, situado na região metropolitana de
Fortaleza - Ceará. Quanto aos sujeitos participantes do estudo, são dez agentes comunitárias
de saúde. Os instrumentos utilizados para coleta de informações foram: imersão no campo,
observação direta, diário de campo e oficinas de produção. Para examinar o material de
análise e guiar a discussão e os resultados, a técnica utilizada foi Análise de Conteúdo
Temática, proposta por Minayo (2014) e Gomes (2013). Tal estudo foi submetido à
apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual do Ceará, tendo sido
aprovado. As análises deste trabalho foram discutidas com base em três categorias temáticas.
Na categoria da produção do cuidado ao usuário da Estratégia Saúde da Família, os relatos
revelaram a implicação com um cuidado que valoriza o saber popular no contexto da
Estratégia Saúde da Família. Na categoria das potencialidades produzidas pelo Curso de
Educação Popular em Saúde para reflexão sobre a prática, a metodologia do curso e a
produção de saberes e práticas favoreceram possibilidades para constituição de um trabalho
vinculado à cidadania e à autonomia dos sujeitos. Na categoria das mudanças no cotidiano de
trabalho com suporte na vivência no Curso de Educação Popular em Saúde, os sujeitos
relataram que, com o curso, aconteceram mudanças no cotidiano de trabalho, na forma de
produzir o cuidado em saúde, na vida profissional e na vida familiar. Desse modo, a formação
dos agentes de saúde em Educação Popular em Saúde constituiu-se em importante avanço da
Política Nacional de Educação Popular em Saúde, fortalecendo a atuação desses trabalhadores
no seu campo de prática, contribuindo para ressignificação das práticas que incorporaram ao
longo dos tempos no seu processo de trabalho.
PALAVRAS-CHAVE: Educação Popular em Saúde. Atenção Primária à Saúde. Agente
Comunitário de Saúde.