Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
QUEM VÊ CAPA NÃO VÊ CORAÇÃO: UM OLHAR BAKHTINIANO SOBRE A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS DA IMAGEM DOS EVANGÉLICOS EM CAPAS DA REVISTA VEJA

Autor(es):
GONÇALVES, LARYSSA ÉRIKA QUEIROZ

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2015

Resumo:
RESUMO
A presente pesquisa, fundamentada nas concepções discutidas nas obras do Círculo bakhtiniano, como, principalmente Bakhtin (2010a) e Bakhtin (2010b), sobre o excedente de visão, possui como objetivo central analisar a imagem dos evangélicos em seis capas veiculadas pela Revista Veja a partir das categorias bakhtinianas de exotopia, alteridade e entonação e, consequentemente, os efeitos de sentidos decorrentes delas. Para a constituição do corpus de análise, selecionamos 6 (seis) capas, da revista de circulação nacional supracitada, que compreendem o período de 1981 a 2006 para analisar de que forma Veja se apropria da imagem da esfera evangélica e a representa com suas entonações em seus enunciados. Da análise, podemos afirmar que Veja constrói uma imagem que tende a homogeneização dos evangélicos no Brasil, a partir de seu excedente de visão, com entonações de sarcasmo, preconceito e vilanização deste grupo mencionado, intentando posicionar o consumidor de Veja contra a esfera protestante. A conclusão desta pesquisa, portanto, é a de que a posição exotópica assumida por Veja em relação à sua alteridade, a esfera discursiva evangélica, articula apreensões axiológicas materializadas em forma de entonação nas capas da Revista que analisamos, divulgando, com o caráter de verdade, o grupo protestante como grande massa de fanáticos seguidores de um líder influenciador e, por isso, figura como ameaça àqueles que não partilham de seus preceitos.
Palavras-chave: Análise Dialógica do Discurso. Exotopia. Entonação. Veja. Evangélicos

Abstract:
RESUMEN
Esta investigación, basada en las concepciones discutidas en las obras del Círculo de Bajtín, como, principalmente Bakhtin (2010a) y Bakhtin (2010b), sobre la extraposición, tiene como objetivo principal analizar la imagen de los evangélicos en seis portadas publicadas por la Revista Veja desde las categorías bajtinianas de exotopía, alteridad y entonación y, por consiguiente, los efectos de sentido resultantes de ellas. Para el desarrollo del corpus de análisis, seleccionamos seis (6) portadas, de la revista de tirada nacional antes mencionada, que consta de lo período desde 1981 a 2006 para examinar cómo Veja se apropia de la imagen del grupo evangélico y lo representa con sus entonaciones en las portadas. Del análisis, podemos afirmar que Veja construye una imagen que tiende a la homogeneización de los evangélicos en el Brasil, desde su extraposición, con entonaciones hegemónicas de sarcasmo, prejuicio y villanización de este grupo mencionado, con la intención de posicionar el consumidor de Veja contra el ámbito protestante. La conclusión de esta investigación, por tanto, es que la extraposición ocupada por Veja en relación a su alteridad, la esfera discursiva evangélica, articula aprehensiones valorativas en forma de entonaciones en las portadas de la Revista que analizamos, divulgando, con carácter de realidad, el grupo protestante como gran masa de fanáticos seguidores de un líder de influencia y, por eso, figura-se como una amenaza para aquellos que no comparten sus preceptos.
Palabras clave: Análisis Dialógica del Discurso. Exotopía. Entonación. Revista Veja. Evangélicos.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
GONÇALVES, LARYSSA ÉRIKA QUEIROZ. QUEM VÊ CAPA NÃO VÊ CORAÇÃO: UM OLHAR BAKHTINIANO SOBRE A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS DA IMAGEM DOS EVANGÉLICOS EM CAPAS DA REVISTA VEJA. 2015. 127 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2015) - Universidade Estadual do Ceará, , 2015. Disponível em: Acesso em: 29 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1