Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
PATRIMÔNIO CULTURAL DE BARBALHA NA FORMAÇÃO ESTÉTICA DE PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO: ELEMENTOS DO CÍRCULO ESTÉTICO-DIALÓGICO

Autor(es):
RODRIGUES, HUGO DE MELO

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
RESUMO O patrimônio cultural na formação estética de professores é o tema central desse estudo. Nesse sentido, a investigação objetivou compreender as possibilidades e os limites de formação estética no trabalho colaborativo com professores do ensino básico, a partir de elementos do patrimônio cultural da cidade de Barbalha. Assim, buscou-se conhecer a concepção dos professores sobre o tema patrimônio cultural, caracterizando os elementos do patrimônio cultural barbalhense elencados pelos docentes pesquisados, além de procurar entender de onde provêm os saberes de formação estética que os docentes utilizam para interpretar o patrimônio cultural de Barbalha. Para o desenvolvimento do presente estudo foram utilizadas como categorias centrais: patrimônio cultural (CHOAY, 2006), (MARTINS, 2006), (HORTA, 1999) (VARINE, 2012) e formação estética docente. Deste modo, formação docente (NÓVOA, 1995), e estética (DUARTE JUNIOR, 2003, 2005 e 2009) se interligam compondo uma categoria relevante da pesquisa. A metodologia fundamentou-se em uma abordagem qualitativa (BOGDAN; BIKLEN, 1994), (RODRIGUES, 2007), (GHEDIN; FRANCO, 2011), orientada pela pesquisa-ação crítico-colaborativa (FRANCO, 2005; BARBIER, 2007; PIMENTA e LIMA, 2005, 2006; PIMENTA, 2008), tendo como eixo teórico a Pedagogia Cultural que se vincula aos Estudos Culturais (SILVA, 2000). O campo de investigação foi a Escola de Ensino Fundamental Senador José Martiniano de Alencar, sediada no município de Barbalha. Os colaboradores constituíram-se de oito docentes da referida escola. Para a pesquisa de campo realizou-se um curso investigativo-formativo de caráter colaborativo. Os encontros grupais ocorreram por meio do Círculo estético-dialógico. Foram desenvolvidos exercícios, tais como: Carta docente; Chão escolar; Cidade imaginária; Citações de textos; Desenho; Diário formativo; Entre ruas e imagens; Leitura e análise de texto; Olhos vendados; Patrimônio afetivo; Tirinhas pedagógicas e recortes; Vídeodocumentário e Varal de imagens. Para fortalecer a interação entre os participantes, foi criado ainda um grupo virtual no facebook, intitulado Formação estética docente, composto pelos pesquisadores e colaboradores. Realizou-se entrevista semi-estruturada em áudio com os participantes, fez-se registro filmado e fotográfico dos encontros. As análises evidenciaram que o carregamento do pau da bandeira de Santo Antônio foi considerado como o bem patrimonial mais expressivo do município, seguido da Igreja do Rosário, da Matriz de Santo Antônio e das edificações históricas da cidade e, embora, o município de Barbalha apresente uma diversidade de grupos folclóricos, manifestações culturais e edificações históricas, esse patrimônio cultural, normalmente, não é discutido ou contextualizado na formação de professores e no contexto escolar. Assim, se fez necessário considerar que os espaços urbanos e as práticas culturais devem se constituir como mecanismos importantes para o processo de formação estética docente. A pesquisa-ação realizada, provocou mudanças nas concepções e práticas pedagógicas dos colaboradores do estudo. Estes passaram a utilizar discussões e vivências acerca do patrimônio cultural em suas salas de aula do ensino básico e fundamental. Deste modo, o estudo permitiu perceber que o patrimônio cultural da cidade foi ressignificado no diálogo de saberes e no trabalho cotidiano dos professores, contribuindo para que estes se percebessem como sujeitos participantes da cultura local. Desse modo, a pesquisa possibilitou a transformação de saberes e práticas permeadas pelo movimento da formação estética dos professores desta pesquisa. Palavras-chave: Patrimônio cultural. Formação docente. Estética.

Abstract:
ABSTRACT Cultural heritage in the aesthetic teachers’ formation is the central theme of this study. In this sense, the research aimed to understand the possibilities and boundaries of aesthetic formation in collaborative work with primary school teachers, from elements of the cultural heritage of the town of Barbalha. Thus, it sought to ascertain the teachers’ conceptions about the cultural heritage theme, featuring the elements of cultural heritage of Barbalha listed by the surveyed teachers, plus seek to understand from where the aesthetic formation knowledge that teachers use to interpret the cultural heritage of Barbalha come from. For the development of this study were used as main categories: cultural heritage (CHOAY, 2006), (MARTINS, 2006), (HORTA, 1999) and (VARINE, 2012); and teaching aesthetic formation. This way, teacher formation (NÓVOA, 1995) and aesthetics (DUARTE JUNIOR, 2003, 2005 and 2009) interconnects composing a relevant category of research. The methodology was based on a qualitative approach (BOGDAN; BIKLEN, 1994), (RODRIGUES, 2007) and (GHEDIN; FRANCO, 2011), driven by critical-collaborative action-research (FRANCO, 2005; Barbier, 2007; PEPPER & LIMA, 2005, 2006 and PEPPER, 2008), with the Cultural Education linked to the Cultural Studies (SILVA, 2000) as a theoretical axis. The research field was the Elementary School Senator José Martiniano de Alencar, settled in the town of Barbalha. The staff consisted of eight school teachers from the referred school. For the field research, an investigative-training course of collaborative nature was carried out. The group meetings occurred through the Aesthetic-dialogical circle. Exercises have been developed, such as: “Teaching Carta”, “School floor”, “Imaginary city”, texts quotations, drawing, formative diary, “Between streets and images”, reading and text analysis, “Blindfolded”, “Affective heritage”, educational comic strips and cutouts, documentary video and “Clothesline of images”. To strengthen the interaction between the participants, it has created a virtual group on Facebook named Formação estética docente composed of researchers and collaborators. A semi-structured audio interview with the participants has been conducted; video and photographic record of the meetings has been taken. The analysis showed that the carrying of St. Anthony flagpole was regarded as the most significant patrimonial heritage of the city, followed by the Rosary Church, St. Anthony ‘mother church’ and town’s historical buildings; and although the city of Barbalha presents a diverse folklore groups, cultural manifestations and historical buildings, this cultural heritage isn’t usually discussed or contextualized in teacher formation and school context. Thus, it was necessary to consider that urban spaces and cultural practices should be an important mechanism for teaching aesthetic formation. The action-research performed in this study caused changes in the researchers’ pedagogical conceptions and practices. These began to use discussions and experiences on cultural heritage in their classrooms of primary education. Thus, the study allowed to realize that the cultural heritage of Barbalha was reframed in the knowledge dialogue and in the daily work of teachers, contributing to these perceived themselves as crucial part of the local culture. Thus, the research made possible the knowledge transformation and permeated practices by the movement of aesthetic teachers’ formation of this research. Keywords: Cultural heritage. Teachers Formation. Aesthetic.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
RODRIGUES, HUGO DE MELO. PATRIMÔNIO CULTURAL DE BARBALHA NA FORMAÇÃO ESTÉTICA DE PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO: ELEMENTOS DO CÍRCULO ESTÉTICO-DIALÓGICO . 2016. 129 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2016) - Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 28 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1