PATRIMÔNIO CULTURAL DE BARBALHA NA FORMAÇÃO ESTÉTICA DE
PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO: ELEMENTOS DO
CÍRCULO ESTÉTICO-DIALÓGICO
Autor(es):
RODRIGUES, HUGO DE MELO
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2016
Resumo:
RESUMO
O patrimônio cultural na formação estética de professores é o tema central desse estudo.
Nesse sentido, a investigação objetivou compreender as possibilidades e os limites de
formação estética no trabalho colaborativo com professores do ensino básico, a partir de
elementos do patrimônio cultural da cidade de Barbalha. Assim, buscou-se conhecer a
concepção dos professores sobre o tema patrimônio cultural, caracterizando os elementos do
patrimônio cultural barbalhense elencados pelos docentes pesquisados, além de procurar
entender de onde provêm os saberes de formação estética que os docentes utilizam para
interpretar o patrimônio cultural de Barbalha. Para o desenvolvimento do presente estudo
foram utilizadas como categorias centrais: patrimônio cultural (CHOAY, 2006), (MARTINS,
2006), (HORTA, 1999) (VARINE, 2012) e formação estética docente. Deste modo, formação
docente (NÓVOA, 1995), e estética (DUARTE JUNIOR, 2003, 2005 e 2009) se interligam
compondo uma categoria relevante da pesquisa. A metodologia fundamentou-se em uma
abordagem qualitativa (BOGDAN; BIKLEN, 1994), (RODRIGUES, 2007), (GHEDIN;
FRANCO, 2011), orientada pela pesquisa-ação crítico-colaborativa (FRANCO, 2005;
BARBIER, 2007; PIMENTA e LIMA, 2005, 2006; PIMENTA, 2008), tendo como eixo
teórico a Pedagogia Cultural que se vincula aos Estudos Culturais (SILVA, 2000). O campo de
investigação foi a Escola de Ensino Fundamental Senador José Martiniano de Alencar,
sediada no município de Barbalha. Os colaboradores constituíram-se de oito docentes da
referida escola. Para a pesquisa de campo realizou-se um curso investigativo-formativo de
caráter colaborativo. Os encontros grupais ocorreram por meio do Círculo estético-dialógico.
Foram desenvolvidos exercícios, tais como: Carta docente; Chão escolar; Cidade imaginária;
Citações de textos; Desenho; Diário formativo; Entre ruas e imagens; Leitura e análise de
texto; Olhos vendados; Patrimônio afetivo; Tirinhas pedagógicas e recortes; Vídeodocumentário
e Varal de imagens. Para fortalecer a interação entre os participantes, foi criado
ainda um grupo virtual no facebook, intitulado Formação estética docente, composto pelos
pesquisadores e colaboradores. Realizou-se entrevista semi-estruturada em áudio com os
participantes, fez-se registro filmado e fotográfico dos encontros. As análises evidenciaram
que o carregamento do pau da bandeira de Santo Antônio foi considerado como o bem
patrimonial mais expressivo do município, seguido da Igreja do Rosário, da Matriz de Santo
Antônio e das edificações históricas da cidade e, embora, o município de Barbalha apresente
uma diversidade de grupos folclóricos, manifestações culturais e edificações históricas, esse
patrimônio cultural, normalmente, não é discutido ou contextualizado na formação de
professores e no contexto escolar. Assim, se fez necessário considerar que os espaços urbanos
e as práticas culturais devem se constituir como mecanismos importantes para o processo de
formação estética docente. A pesquisa-ação realizada, provocou mudanças nas concepções e
práticas pedagógicas dos colaboradores do estudo. Estes passaram a utilizar discussões e
vivências acerca do patrimônio cultural em suas salas de aula do ensino básico e fundamental.
Deste modo, o estudo permitiu perceber que o patrimônio cultural da cidade foi ressignificado
no diálogo de saberes e no trabalho cotidiano dos professores, contribuindo para que estes se
percebessem como sujeitos participantes da cultura local. Desse modo, a pesquisa possibilitou
a transformação de saberes e práticas permeadas pelo movimento da formação estética dos
professores desta pesquisa.
Palavras-chave: Patrimônio cultural. Formação docente. Estética.
Abstract:
ABSTRACT
Cultural heritage in the aesthetic teachers’ formation is the central theme of this study. In this
sense, the research aimed to understand the possibilities and boundaries of aesthetic formation
in collaborative work with primary school teachers, from elements of the cultural heritage of
the town of Barbalha. Thus, it sought to ascertain the teachers’ conceptions about the cultural
heritage theme, featuring the elements of cultural heritage of Barbalha listed by the surveyed
teachers, plus seek to understand from where the aesthetic formation knowledge that teachers
use to interpret the cultural heritage of Barbalha come from. For the development of this study
were used as main categories: cultural heritage (CHOAY, 2006), (MARTINS, 2006),
(HORTA, 1999) and (VARINE, 2012); and teaching aesthetic formation. This way, teacher
formation (NÓVOA, 1995) and aesthetics (DUARTE JUNIOR, 2003, 2005 and 2009)
interconnects composing a relevant category of research. The methodology was based on a
qualitative approach (BOGDAN; BIKLEN, 1994), (RODRIGUES, 2007) and (GHEDIN;
FRANCO, 2011), driven by critical-collaborative action-research (FRANCO, 2005; Barbier,
2007; PEPPER & LIMA, 2005, 2006 and PEPPER, 2008), with the Cultural Education linked
to the Cultural Studies (SILVA, 2000) as a theoretical axis. The research field was the
Elementary School Senator José Martiniano de Alencar, settled in the town of Barbalha. The
staff consisted of eight school teachers from the referred school. For the field research, an
investigative-training course of collaborative nature was carried out. The group meetings
occurred through the Aesthetic-dialogical circle. Exercises have been developed, such as:
“Teaching Carta”, “School floor”, “Imaginary city”, texts quotations, drawing, formative
diary, “Between streets and images”, reading and text analysis, “Blindfolded”, “Affective
heritage”, educational comic strips and cutouts, documentary video and “Clothesline of
images”. To strengthen the interaction between the participants, it has created a virtual group
on Facebook named Formação estética docente composed of researchers and collaborators. A
semi-structured audio interview with the participants has been conducted; video and
photographic record of the meetings has been taken. The analysis showed that the carrying of
St. Anthony flagpole was regarded as the most significant patrimonial heritage of the city,
followed by the Rosary Church, St. Anthony ‘mother church’ and town’s historical buildings;
and although the city of Barbalha presents a diverse folklore groups, cultural manifestations
and historical buildings, this cultural heritage isn’t usually discussed or contextualized in
teacher formation and school context. Thus, it was necessary to consider that urban spaces
and cultural practices should be an important mechanism for teaching aesthetic formation.
The action-research performed in this study caused changes in the researchers’ pedagogical
conceptions and practices. These began to use discussions and experiences on cultural
heritage in their classrooms of primary education. Thus, the study allowed to realize that the
cultural heritage of Barbalha was reframed in the knowledge dialogue and in the daily work of
teachers, contributing to these perceived themselves as crucial part of the local culture. Thus,
the research made possible the knowledge transformation and permeated practices by the
movement of aesthetic teachers’ formation of this research.
Keywords: Cultural heritage. Teachers Formation. Aesthetic.
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
RODRIGUES, HUGO DE MELO. PATRIMÔNIO CULTURAL DE BARBALHA NA FORMAÇÃO ESTÉTICA DE
PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO: ELEMENTOS DO
CÍRCULO ESTÉTICO-DIALÓGICO
. 2016. 129 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2016) - Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 28 de abril de 2024
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1