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Repositório Institucional - UECE
Título:
SOROPOSITIVIDADES: (CARTOGRAFANDO) PERFORMATIVIDADE E PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADE HIV-POSITIVA NA REDE

Autor(es):
BRANCO, RENAN DA PONTE CASTELO

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
RESUMO
Para além de um acontecimento de contorno médico-sanitário, a AIDS também se delineou como uma epidemia investida por muitas significações. É, portanto, também uma epidemia de pujante caráter linguístico-discursivo, como fazem atentar autores como Daniel (1991) e Sontag (2007). Proponho, com essa dissertação, cartografar o processo de produção da subjetividade soropositiva em uma Rede de pessoas vivendo com HIV/AIDS do estado do Ceará. Para isso, tomo como limiar a articulação entre os conceitos de atos de fala, de Austin (1990), e palavras de ordem, de Deleuze e Guattari (1995b). Ambos os discursos orientam-se rumo a uma performatividade, questionando o primado da representação e indicando, como contrapartida, uma visão de linguagem como ato, agenciamentos: uma linguagem que atua, sobremodo, na confecção de corpos e subjetividades, demandando uma proposta (anti)metodológica que não vise a representar objetos “já dados” de antemão, mas a acompanhar processos em seu caráter de composição permanente. Tomando isso por pressuposto, a cartografia desponta como uma atitude de pesquisa possível. Ao curso do cartografar, demarquei na Rede a irrupção de três agenciamentos: o ativismo, a arte e a clínica. A partir desses relevos, pude indicar alguns vetores de força que, nesse campo, exercem influxo na fabricação da subjetividade soropositiva. Com isso, a soropositividade passa a ser vista, aqui, não apenas como um diagnóstico, mas como um fazer performativo que encarna diversos processos micropolíticos ao entrar em contato com esse ambiente institucional.
Palavras-chave: HIV/AIDS. Cartografia. Performatividade. Subjetividade. Agenciamentos.

Abstract:
ABSTRACT
In addition to being an event of medical and sanitary contour, AIDS has also been outlined as an epidemic invested by diverse meanings. It is, therefore, an epidemic of vigorous linguistic and discursive character, as highlighted by authors Daniel (1991) and Sontag (2007). I propose with this Master’s thesis to map the process of seropositive subjectivity production in a Network of people living with HIV/AIDS in the state of Ceará, Brazil. To do this, I take as a threshold the relationship between the concepts of speech-acts, by Austin (1990), and order-words, by Deleuze and Guattari (1995b). Both concepts are oriented towards performativity, questioning the primacy of representation and indicating, in return, a vision of language as an act, as assemblages. Language that acts considerably in the making of bodies and subjectivities, demanding a proposal of (anti)methodology which does not aim to represent objects given ‘beforehand’. Instead, aims to follow processes of permanent composition. Taking this understanding as a presupposition, cartography emerges as a possible attitude of research. In the cartographic process, I outlined the irruption of three assemblages in the Network: activism, art and clinic. From these territories, I was able to indicate vectors that, in this field, exert influence in the making of seropositive subjectivity. Seropositivity is thus seen not merely as a diagnosis, but also as a performative ‘doing’ that embodies diverse micropolitical processes as it develops in this institutional environment.
Keywords: HIV/AIDS. Cartography. Performativity. Subjectivity. Assemblages.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
BRANCO, RENAN DA PONTE CASTELO. SOROPOSITIVIDADES: (CARTOGRAFANDO) PERFORMATIVIDADE E PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADE HIV-POSITIVA NA REDE. 2016. 182 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2016) - Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 25 de abril de 2024

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