Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
DIDÁTICA E METODOLOGIA: INTERFACES NECESSÁRIAS NA SALA DE AULA

Autor(es):
SILVA, KARLA ELLEN COELHO DA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
As questões que permeiam o fazer docente, perpassam em sua maioria, sobre o que ensinar, pra
quem ensinar e como ensinar. A compreensão sobre as especificidades entre Didática e
Metodologia, deixam dúvidas frequentes desde o início da graduação, até mesmo depois de nos
tornarmos docente universitário. A temática da pesquisa situa-se na presença das áreas de
estudo Didática e Metodologia na sala de aula da universidade, apresentando como foco
perceber como ocorre as aulas dos docentes investigados, e, qual a contribuição da formação
deles para sua atuação. Essa realidade do ambiente acadêmico é traduzida através do olhar de
graduandos participantes das disciplinas ministradas pelos docentes participantes. Com isso,
esse estudo teve como objeto perceber de que forma os conhecimentos relacionados ao ensino
adquiridos durante a formação dos docentes influenciaram a sua construção do ser professor;
compreendendo assim, se o processo realizado por eles atingem o objetivo proposto e se chega
ao discente da maneira como o professor deseja e planeja. Para constatar ou não essa ideia
realizou-se uma análise das aulas dos docentes, por meio do olhar dos graduandos e da sua
trajetória pessoal/acadêmica por suas próprias palavras. Apresenta-se como objetivo, analisar
de que forma a Didática e Metodologia é percebida e utilizada na sala de aula do Curso de
Pedagogia Licenciatura Plena, a partir da perspectiva de alguns professores efetivos (3) do
curso, da Universidade Estadual do Ceará – UECE, buscando identificar até que ponto a
formação do Pedagogo se aproxima e/ou distancia das interfaces necessárias entre a Didática e
a Metodologia utilizadas na sala de aula. A metodologia da pesquisa é de cunho qualitativo e
bibliográfico, na qual foi realizada uma pesquisa de campo, utilizando como instrumentos um
questionário semiestruturado e a caracterização das aulas dos docentes; com o recorte temporal
de 2017.2 e 2018.1. O suporte teórico voltou-se para os seguintes autores: Farias (2014), Marin;
Pimenta (2018), Pimenta (2010) e Saviani (1985). As constatações a que chegamos, ao findar
as análises se voltam para a compreensão de Didática e Metodologia ainda um pouco confusa
e não distinta entre os participantes da pesquisa, mesmo os que afirmam sua necessidade em
sala de aula. Essa constatação nos conduz a uma compreensão a qual, se pode afirmar que não
podemos conceber o professor como detentor do saber técnico, nem o ensino como transmissão
de um conhecimento pronto e acabado. O foco do ensino e aprendizagem deve estar sempre
voltado para o estudante.
Palavras-chave: Didática. Metodologia. Ensino Superior.

Abstract:
The questions that permeate the teaching role pass through, in most of the cases, what to teach,
whom to teach and how to teach. The understanding about the specifities between Didactic and
Methodology leaves frequent doubt since the beginning of the graduation, until even after
becoming a university teacher. The theme of this research places on the necessity of the
categories Didactic and Methodology into a university classroom, focusing on presenting the
perception of how the investigated teachers’ classes occur, what the contribution of their
background to this applied way is and translating the reality of the academic environment
through the participating graduating students’ look of the classes taught by the participating
teachers. Therewith, this study had as object to realize in which way the knowledge related to
acquired teaching during the teachers’ graduation influenced their construction of being
teacher; understanding that, if the process accomplished by them achieves the proposed goal
and if it lands to the student as the teacher wishes and plans. To determine or not this idea, an
analysis was made of the teacher’s classes, through the graduating students’ look and their
personal/academic path by their own words. It is presented as a goal analyzing in which way
the Didatic and Methodology is noticed and used in the classroom of “Curso de Pedagogia
Licenciatura Plena”, from the perspective of some regular teachers (3) from the course, at
Universidade Estadual do Ceará – UECE, looking for identify until what point the Educator’s
background approximates and/or moves away from the necessary interfaces between the
Didadic and Methodology used in the classroom. This research methodology has a qualitative
and bibliographic nature, in which a field research will be done, using as instruments a semistructured
questionnaire and the characterization of the teachers’ classes; with a temporal cut
of 2017.2 and 2018.1. It had as theoretical support the authors Farias (2014), Martins; Pimenta
(2018), Pimenta (2010) and Saviani (1985). We conclude that at the end of the analyses the
understanding about the Didadic and Methodology is still a little confusing, but not distinct
between the participants of the research, and that they are necessary in the classroom, because
neither the teacher can be understood as the owner of the knowledge anymore, nor the teaching
as a transmission of a knowledge ready and done, the focus on the teaching and learning must
be to the students.
Keywords: Didatic. Methodology. College Education.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
SILVA, KARLA ELLEN COELHO DA. DIDÁTICA E METODOLOGIA: INTERFACES NECESSÁRIAS NA SALA DE AULA. 2018. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2018) – Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 18 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1