As questões que permeiam o fazer docente, perpassam em sua maioria, sobre o que ensinar, pra
quem ensinar e como ensinar. A compreensão sobre as especificidades entre Didática e
Metodologia, deixam dúvidas frequentes desde o início da graduação, até mesmo depois de nos
tornarmos docente universitário. A temática da pesquisa situa-se na presença das áreas de
estudo Didática e Metodologia na sala de aula da universidade, apresentando como foco
perceber como ocorre as aulas dos docentes investigados, e, qual a contribuição da formação
deles para sua atuação. Essa realidade do ambiente acadêmico é traduzida através do olhar de
graduandos participantes das disciplinas ministradas pelos docentes participantes. Com isso,
esse estudo teve como objeto perceber de que forma os conhecimentos relacionados ao ensino
adquiridos durante a formação dos docentes influenciaram a sua construção do ser professor;
compreendendo assim, se o processo realizado por eles atingem o objetivo proposto e se chega
ao discente da maneira como o professor deseja e planeja. Para constatar ou não essa ideia
realizou-se uma análise das aulas dos docentes, por meio do olhar dos graduandos e da sua
trajetória pessoal/acadêmica por suas próprias palavras. Apresenta-se como objetivo, analisar
de que forma a Didática e Metodologia é percebida e utilizada na sala de aula do Curso de
Pedagogia Licenciatura Plena, a partir da perspectiva de alguns professores efetivos (3) do
curso, da Universidade Estadual do Ceará – UECE, buscando identificar até que ponto a
formação do Pedagogo se aproxima e/ou distancia das interfaces necessárias entre a Didática e
a Metodologia utilizadas na sala de aula. A metodologia da pesquisa é de cunho qualitativo e
bibliográfico, na qual foi realizada uma pesquisa de campo, utilizando como instrumentos um
questionário semiestruturado e a caracterização das aulas dos docentes; com o recorte temporal
de 2017.2 e 2018.1. O suporte teórico voltou-se para os seguintes autores: Farias (2014), Marin;
Pimenta (2018), Pimenta (2010) e Saviani (1985). As constatações a que chegamos, ao findar
as análises se voltam para a compreensão de Didática e Metodologia ainda um pouco confusa
e não distinta entre os participantes da pesquisa, mesmo os que afirmam sua necessidade em
sala de aula. Essa constatação nos conduz a uma compreensão a qual, se pode afirmar que não
podemos conceber o professor como detentor do saber técnico, nem o ensino como transmissão
de um conhecimento pronto e acabado. O foco do ensino e aprendizagem deve estar sempre
voltado para o estudante.
Palavras-chave: Didática. Metodologia. Ensino Superior.