Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
TRABALHO, EDUCAÇÃO E SOCIEDADES HOMINÍNIAS NA GÊNESE DO SER SOCIAL: CONTRIBUIÇÕES DA ONTOLOGIA MARXIANA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autor(es):
LOPES, ADRIANO JORGE TORRES

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
RESUMO
A pesquisa ora trazida à luz tem como objetivos: (geral) determinar as categorias centrais que fundamentam as origens histórico-ontológicas do trabalho e da Educação entre o recorte temporal de 2,5 milhões de anos a 10 mil anos antes do presente; (específicos) compreender as determinações do ser orgânico que possibilitaram a base anátomo-fisiológica e comportamental para o desenvolvimento do trabalho e da Educação; identificar as diferenças entre as atividades análogas ao trabalho e à Educação presentes em primatas; descrever as relações materiais no modo de produção comunal primitivo, existentes entre hominínios, expressas nas principais indústrias líticas. O presente texto reporta-se à importância do salto qualitativo, no caráter histórico-processual da passagem do ser natural ao ser social; no desenvolvimento de primatas a hominínios e destes, à transformação em gênero humano. Para tanto, utiliza-se o método da ontologia histórico-materialista e procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica caracterizada por uso de fontes secundárias; leitura imanente e leitura crítica dos textos pesquisados; análise dialética de extratos categoriais do objeto central; análise histórico-concreta do objeto. Outrossim, expõe-se a discussão filosófico-científica acerca do método em diferentes autores clássicos (Francis Bacon, René Descartes e Karl Marx) e contemporâneos (Jan Lyon Kincheloe; Katheleen Berry, Thomas Kuhn, Ivo Tonet, José Paulo Netto e José Chasin), na qual apreende-se a fundamentação do método nestes autores e as suas respectivas posições frente ao problema da relação subjetividade-objetividade. Aborda-se, ademais, as categorias: especialização e não-especialização; a tríade bipedismo-complexidade cerebral-trabalho; prototrabalho dos primatas e símios antropoides e o trabalho humano, em sua gênese; formas análogas da Educação em primatas e Educação, em suas raízes na aurora do ser social.
Palavras-chave: Ontologia Marxiana. Trabalho e Educação. Hominínios.

Abstract:
ABSTRACT
The research now brought to light has as its objectives: (general) to determine the central categories that underlie the historical-ontological origins of work and education between the temporal cut of 2.5 million years to 10,000 years before the present; (specific) to understand the determinations of the organic being that made possible the anatomo-physiological and behavioral basis for the development of work and Education; to identify the differences between work-related activities and education in primates; to describe the material relations in the primitive communal mode of production existing among homininians, expressed in the main lytic industries. The present text refers to the importance of the qualitative leap, in the historical-procedural character of the passage from the natural being to the social being; in the development of primates to homininians and of these, to the transformation in human genus. For this, the method of historical-materialist ontology and methodological procedures are used: bibliographic research characterized by the use of secondary sources; immanent reading and critical reading of the texts searched; dialectical analysis of categorical extracts of the central object; historical-concrete analysis of the object. In addition, the philosophical-scientific discussion about the method in different classical authors (Francis Bacon, René Descartes and Karl Marx) and contemporaries (Jan Lyon Kincheloe, Katheleen Berry, Thomas Kuhn, Ivo Tonet, José Paulo Netto and José Chasin) , in which the foundation of the method in these authors and their respective positions in relation to the problem of the subjectivity-objectivity relationship is apprehended. It also addresses the categories: specialization and non-specialization; the bipedalism-brain-work complexity triad; proto-labor of the primates and apes antropoides and the human work, in its genesis; analogous forms of Primate Education and Education, at their roots in the dawn of social being. Keywords: Marxian Ontology. Work and Education. Homininians.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
LOPES, ADRIANO JORGE TORRES. TRABALHO, EDUCAÇÃO E SOCIEDADES HOMINÍNIAS NA GÊNESE DO SER SOCIAL: CONTRIBUIÇÕES DA ONTOLOGIA MARXIANA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2018. 135 f. Tese (Doutorado em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 28 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1