RESUMO
Defendemos neste trabalho que a elaboração de uma ética está presente em toda a
hermenêutica de Hans-Georg Gadamer. Chegamos a essa tese por meio da interpretação que
Gadamer faz da filosofia prática de Platão e Aristóteles e do reconhecimento da semelhança
entre a proposta de uma compreensão hermenêutica e os fenômenos morais considerados
desde a pergunta socrática sobre o bem. Nesse sentido, a base conceitual que une a filosofia
de Gadamer a uma ética do diálogo se encontra tanto na tradição hermenêutica como na sua
releitura do conceito de phrónesis aristotélico e da ideia de diálogo platônica. Contudo, uma
das maiores contribuições do que chamamos de “ética hermenêutica do diálogo” foi buscar
uma base nova para a reflexão dos modos de comportamento éticos. Trata-se de uma
concepção de diálogo, que identifica no projeto de uma solidariedade humana a possibilidade
do surgimento de discursos e ações voltados para o cuidado com o outro e, assim, para uma
participação na vida em comunidade em prol de um bem comum. Desse modo, a
hermenêutica de Gadamer termina reafirmando a relevância da reflexão filosófica para
questões fundamentais da nossa realidade prática, o que leva a um debate profícuo entre a
filosofia e outras ciências (medicina, direito, educação).
Palavras-chave: Gadamer; Hermenêutica; Ética; Platão; Aristóteles; Diálogo.