Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
BANDA DE MÚSICA DA FORÇA POLICIAL MILITAR DO CEARÁ: UMA HISTÓRIA SOCIAL DE PRÁTICAS E IDENTIDADES MUSICAIS (c.1850-1930)

Autor(es):
GONÇALVES, INEZ BEATRIZ DE CASTRO MARTINS

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo investigar a banda de música que se constituiu no antigo
Corpo Policial do Ceará, a atual Polícia Militar do Ceará, compreendendo como os
músicos que dela fizeram parte se relacionaram entre si, com a instituição e com a
sociedade local. Somado a isto, importou perceber as práticas musicais incorporadas e
transformadas ao longo do tempo, buscando caracterizar as identidades musicais desta
banda policial. O recorte temporal inicia-se na década de criação da banda da polícia, no
ano de 1854, tendo como marco final a década de 1930, período em que o processo de
militarização da banda policial se consolidou e, por outro lado, a vida cultural de Fortaleza
se transformou de forma significativa. Esta tese trabalhou um variado conjunto de fontes
manuscritas, impressas, musicais e visuais, tais como livros de assentamento de músicos,
imprensa local, o arquivo de partituras da banda e fotografias do grupo ao longo do
período em questão. Questionou-se inicialmente, a partir das fontes fotográficas, o motivo
de haver uma banda de música na polícia, da presença de crianças em uma instituição
policial e de uma orquestra sinfônica representativa de uma instituição de Segurança
Pública. As respostas a estas questões estão diretamente relacionadas com a importância
e influência que a banda da polícia adquiriu na vida social e cultural da cidade de Fortaleza
durante o Império e a Primeira República. A frequente atuação do grupo policial em
eventos privados e públicos da cidade foi reflexo de um fenômeno musical alargado das
bandas militares durante o “longo século XIX”. As práticas musicais das bandas militares
do Oitocentos se difundiram em vários países da Europa e Estados Unidos, chegando até
o Brasil. Para além de marcas características tidas como marciais (desfiles, uniformes,
cores, hierarquias), estas bandas tiveram um impacto cultural mais amplo. A identidade
musical da banda da Força Policial Militar do Ceará entre 1850 a 1930 foi observada no
perfil dos músicos que formaram a banda militar, na escolha dos repertórios, na
constituição de diferentes formações instrumentais e no modo de orquestrar as
composições do grupo.
Palavras-chave: Força Policial Militar do Ceará (Brasil), banda de música, Império,
Primeira República, práticas e identidades musicais.

Abstract:
ABSTRACT
This work aims to investigate the music band that was constituted in the former Police
Corps of Ceará, the current Military Police of Ceará, trying to understand how the
musicians that constituted the band related with each other, with the institution and with
the local society. In addition, it was important to perceive the musical practices
incorporated and transformed over time, seeking to characterize the musical identities of
this police band. The period under study begins in the decade of creation of the police
band, in the year 1854, having as final mark the decade of 1930, period in which the
process of militarization of the police band was consolidated and, on the other hand, the
cultural life of Fortaleza has changed significantly. This thesis worked a varied set of
handwritten, printed, musical, and visual sources such as musician’s personal files books,
local press, the band score sheet archive and photographs of the group throughout the
period in question. The reason for the presence of music band within a police institution,
the presence of children in the band and the existence of a symphonic orchestra
representative of a Public Security institution was initially questioned from the
photographic sources. The answers to these questions are directly related to the
importance and influence that the police band acquired in the social and cultural life of
the city of Fortaleza during the Empire and the First Republic. The frequent activity of
the police group in private and public events of the city reflected a broad musical
phenomenon of the military bands during the “long nineteenth century”. The musical
practices of the military bands of the nineteenth century spread throughout several
countries of Europe and in the United States, arriving also in Brazil. In addition to
characteristic martial marks (parades, uniforms, colours and hierarchies), these bands had
a wider cultural impact. The musical identity of the band of the Military Police Force of
Ceará between 1850 and 1930 was thus observed through the study of the social profile
of the musicians who formed the band, in the choice of repertoires, in the constitution of
different instrumental formations and in the way of orchestrating the group's
compositions.
Keywords: Military Police Force of Ceará (Brazil), music band, Empire, First Republic,
musical practices and identities.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
GONÇALVES, INEZ BEATRIZ DE CASTRO MARTINS. BANDA DE MÚSICA DA FORÇA POLICIAL MILITAR DO CEARÁ: UMA HISTÓRIA SOCIAL DE PRÁTICAS E IDENTIDADES MUSICAIS (c.1850-1930). 2017. 483 f. Tese (Doutorado em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 5 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1