Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
DIFERENCIAÇÃO DO ESPAÇO E TRANSFORMAÇÕES URBANAS: EXPANSÃO DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO EM MOSSORÓ (RN)

Autor(es):
BESERRA, FÁBIO RICARDO SILVA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
RESUMO
Nos últimos anos o espaço urbano de Mossoró/RN enfrentou um conjunto diverso de transformações, consequência das dinâmicas econômicas, políticas e socioespaciais ocor-ridas em diversas escalas, da global à local. Um dos vetores responsáveis por tais trans-formações foi o da atividade realizada pelo Setor da Construção. Tais metamorfoses se evidenciam, sobretudo, no crescimento do número de moradias, com o estabelecimento de novas tipologias, na expansão da área edificada habitacional da cidade, na intensifica-ção dos processos de diferenciação e segregação do espaço, no aumento dos preços dos imóveis e, consequentemente, na valorização do espaço e formação da renda do solo ur-bano. Com o objetivo de tratar tais questões, este trabalho procura relacionar indústria da construção e cidade, sempre com foco no espaço urbano mossoroense. Identificamos que a indústria da construção em Mossoró sofreu uma reestruturação que resultou numa maior racionalização de suas atividades, na medida em que foi gradativamente incorporando características da produção imobiliária capitalista. Ganharam complexidade o papel dos agentes da produção imobiliária na construção habitacional e as áreas na cidade atingidas pelos novos investimentos, que passaram a representar o produto da combinação entre localização, tipologia e classe social, antes revelada pelas diferenças entre bairros, mas agora indicada por uma nova percepção socioespacial, isto é, aquela que determina as oportunidades entre os que estão “dentro” ou “fora” dos “ambientes” imobiliários. Como resultado, as dinâmicas da construção em Mossoró agora dependem de relações estabele-cidas em diversos pontos, próximos e distantes, além de constituir um circuito espacial da produção imobiliária de alcance cada vez mais amplo. Abordar a indústria da constru-ção sob a égide das transformações espaciais é fundamental quando este setor da econo-mia se apresenta como um dos mais importantes para o Brasil nos últimos anos. Como metodologia foram definidas temáticas para a abordagem do assunto e eleitas variáveis que possibilitaram articular o levantamento de dados estatísticos e sua sistematização, assim como a pesquisa documental e o trabalho de campo, que procuraram estabelecer a síntese entre as generalidades e as particularidades do processo. Assim, foi possível per-ceber os muitos aspectos da indústria da construção numa cidade média do Nordeste do Brasil, com suas características econômicas e políticas, na perspectiva de contribuir para uma leitura geográfica do tema.
Palavras-chave: Mossoró. Indústria da Construção. Espaço Urbano.

Abstract:
RESUMEN
Em los últimos años, el espacio urbano de Mossoró enfrentó un conjunto diverso de trans-formaciones consequencia de las dinámicas económica, política y socioespacial ocurridas en las diversas escalas, de la global a la local. Uno de los vectores responsables por tales transformaciones fue el de la actividad llevada a cabo por el Sector de la Construcción. Este trabajo tiene como objectivo analizar las metamorfosis sufridas por el espacio urbano de Mossoró debido a la expansión de la producción industrial de la construcción civil. Tales metamorfosis son evidentes, sobre todo en el creciente número de conjuntos habi-tacionales con el establecimiento de nuevas tipologías, la expansión del espacio urbano, a través de la intensificación de los procesos de diferenciación y segregación del espacio en el aumento de los precios de los inmuebles, y en consecuencia, la valorización el es-pacio y la formación de la renta del suelo urbano. Por lo tanto, la industria de la construc-ción ha sido sometida a un proceso de reestructuración que resultó en una mayor racio-nalización de sus actividades y la incorporación de la misma por la dinámica capitalista. De este modo, se ampliaron los agentes de la producción inmobiliaria y sus papeles se vuelven más complejos. Como resultado, esta industria, que se manifiesta a nivel local, llega a depender de las relaciones solamente comprendidas en la articulación entre los diversos puntos, próximos y distantes, además de constituir un circuito espacial de la pro-ducción inmobiliaria. Abordar la industria de la construcción bajo los auspicios de las transformaciones espaciales es fundamental, cuando este sector de la economía se pre-senta como uno de los más importantes de Brasil en los últimos años, llegando de distintas maneras a las diferentes partes del territorio. Como metodología fueran definidas temáti-cas relevantes para el abordaje del asunto y elegidas las variables que permitieron articu-lar el levantamiento de datos estadísticos y su sistematización, investigación documental y trabajo de campo, revelando generalidades y particularidades distintas pero inseparables y en constante movimiento. Así fue posible percibir la importancia de las dinámicas po-líticas y económicas para la expansión de la actividad constructiva y el espacio urbano en una ciudad media en el Nordeste de Brasil.
Palabras clave: Mossoró. Industria de la Construcción. Espacio Urbano.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
BESERRA, FÁBIO RICARDO SILVA. DIFERENCIAÇÃO DO ESPAÇO E TRANSFORMAÇÕES URBANAS: EXPANSÃO DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO EM MOSSORÓ (RN). 2017. 499 f. Tese (Doutorado em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 6 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1