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Repositório Institucional - UECE
Título:
ACESSO DOS ADOLESCENTES USUÁRIOS DE CRACK AOS CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOAL INFANTIL E ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS: RESSONÂNCIAS DAS DIMENSÕES ECONÔMICA-SOCIAL E SIMBÓLICA

Autor(es):
ANDRADE, ALINE TELES DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2015

Resumo:

RESUMO

 

 

Com o advento do crack em nosso país e os constantes apelos da mídia e outros segmentos da sociedade, tornou-se comum falar sobre a existência de supostas epidemias e aumento do consumo entre crianças e adolescentes. Este tipo de divulgação, ao invés de estimular maiores iniciativas de autocuidado na busca por serviços especializados, frequentemente acaba por estimular um sentimento de insegurança generalizada na população. É neste cenário que o Ministério da Saúde passa a priorizar os adolescentes em suas ações de enfrentamento ao crack. Levando-se em consideração que a utilização dos serviços de saúde representa o centro do funcionamento dos sistemas de saúde e que a forma como as pessoas percebem sua disponibilidade afeta na decisão em procurá-los ou não, esta pesquisa se propõe analisar o acesso dos adolescentes usuários de crack aos serviços CAPS-ad e CAPS-i em Fortaleza-CE, a fim de identificar dificuldades de acesso deste público aos serviços especializados em duas regionais de saúde do referido município, a Regional IV e a VI. Entrevistaram-se trinta e sete sujeitos, os quais foram classificados em três grupos: coordenador (03), profissional (09) e adolescente (25). Tomaram-se como ponto de partida os Centros de Atenção Psicossocial, os quais indicaram os demais entrevistados, segundo a técnica da bola de neve. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada, somada ao registro no diário de campo, durante os meses de setembro 2014 a agosto de 2015. A análise do material empírico realizou-se à luz da hermenêutica dialética, a partir de categorias estabelecidas segundo a literatura, numa perspectiva crítica do confronto das significações, das contextualizações e das interlocuções. Respeitaram-se os preceitos ético-legais, conforme Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde, recebendo parecer favorável do comité de ética, n° 1.075.151. Construíram-se duas categorias empíricas para a compreensão do objeto a ser estudado, quais sejam, Precarização das condições de trabalho: uma análise acerca da dimensão econômica do acesso e O modelo proibicionista e seus desdobramentos no aspecto simbólico do acesso. Os resultados revelam que o baixo investimento financeiro na implementação do que está previsto na lei impede que os adolescentes acessem os dispositivos de cuidado, uma vez que estes possuem uma demanda diferenciada, exigindo que os profissionais extrapolem suas intervenções para além dos muros dos serviços, o que não tem sido feito por conta da limitação de recursos. O modelo proibicionista revelou-se um importante gerador de barreiras ao acesso para este público, por seu caráter excludente, criminalizador e produtor de violência e estigma, este último atingindo inclusive os profissionais dos serviços especializados. Assim constatou-se que os adolescentes pouco acessam os CAPS e quando o fazem não aderem aos


 

mesmos. Desta forma, faz-se necessário investir na implantação e fortalecimentos de novos pontos de atenção previstos na configuração oficial da rede, como os consultórios na rua, unidade de acolhimento e CAPS-III, bem como um esforço no sentido de afinar as estratégias do Ministério da Justiça com as do Ministério da Saúde, a fim de fortalecer a execução das políticas públicas e estimular o acesso dos adolescentes usuários de crack à rede de cuidados disponível, além de fortalecer o combate ao estigma.

 

Palavras-chave: Acesso. Adolescentes. Crack. Precarização das condições de trabalho. Estigma

Abstract:
Não informado

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
ANDRADE, ALINE TELES DE. ACESSO DOS ADOLESCENTES USUÁRIOS DE CRACK AOS CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOAL INFANTIL E ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS: RESSONÂNCIAS DAS DIMENSÕES ECONÔMICA-SOCIAL E SIMBÓLICA. 2015. 124 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2015) - Universidade Estadual do Ceará, , 2015. Disponível em: Acesso em: 18 de maio de 2024

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