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Repositório Institucional - UECE
Título:
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CAMPO NO CONTEXTO DA LUTA PELA REFORMA AGRÁRIA

Autor(es):
LIMA, MARIA AIRES DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
RESUMO
Esta pesquisa teve como objetivo principal analisar as contribuições do MST e da luta pela reforma agrária para a formação dos professores das escolas do campo de Ensino Médio em áreas de assentamento do Ceará. Para tanto, definiu-se como objetivos específicos: identificar como se constituiu a questão agrária no Brasil e como a educação foi historicamente ofertada aos povos do campo; investigar nos documentos oficiais a concepção de educação do campo e de formação de professores do campo; compreender a proposta de formação do MST para os professores das escolas do campo de Ensino Médio em áreas de assentamento do Ceará; e analisar a possibilidade de contribuição dessa formação para a consciência dos professores como agentes de transformação social. O trabalho possui como referencial teórico os pressupostos do método evidenciado por Marx (2008), tendo como instrumento a pesquisa teórico-bibliográfica e documental. A pesquisa teórico-bibliográfica é apresentada nas seções 2 e 3, tendo como aporte teórico os seguintes autores: Prado Júnior (2012); Stédile (org.) (2011, 2012); Martins (1981, 2013); Ianni (1984); Marx (2016); Caldart, Pereira, Alentejano e Frigotto (org.) (2012). A pesquisa documental é apresentada na subseção 3.2, utilizando como principais documentais legais: o PRONERA, instituído em 1998, as Diretrizes Operacionais Para a Educação Básica nas Escolas do Campo de 20021, o decreto n.º 7.352 de 2010, O PRONACAMPO, criado em 2012 e a LDB n.º 9.394 de 1996, além dos textos resultantes do I ENERA (1997) e da primeira e segunda Conferência Nacional Por uma Educação do Campo (1998, 2004). A metodologia é apresentada na seção 4, aprofundando o método utilizado e apresentado o caminho percorrido para responder a questão norteadora desta pesquisa: quais as contribuições do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e da luta pela reforma agrária para a formação dos professores das escolas do campo de Ensino Médio em áreas de assentamento do Ceará? Os resultados obtidos são apresentados na Seção 5 e apontam para a importância que o MST assume na elaboração da política estadual de Educação do Campo no Ceará e na conquista e construção dos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas do campo. Concluí-se que, sendo esse um estudo de caráter inicial, a pesquisa demonstrou ser necessário compreender melhor, através de uma pesquisa in loco, o funcionamento das escolas do campo de ensino médio dos assentamentos de reforma agrária do Ceará e o processo formativo dos professores dessas escolas.
Palavras-chave: Educação do campo. Formação de professores. Escolas do campo. MST. Reforma Agrária.

Abstract:
ABSTRACT
This research had as main objective to analyze the contributions of the MST and the agrarian reform struggle for the training of the teachers of the secondary schools in areas of settlement of Ceará. For that, specific objectives were defined: to identify how the agrarian question was constituted in Brazil and how education was historically offered to the rural people; to investigate in the official documents the conception of field education and the training of rural teachers; to understand the MST training proposal for the teachers of the secondary schools in the settlement areas of Ceará; and to analyze the possibility of this training contribution to the consciousness of teachers as agents of social transformation. The work has as theoretical reference the assumptions of the method evidenced by Marx (2008), having as instrument the theoretical-bibliographic and documentary research. The theoretical-bibliographic research is presented in sections 2 and 3, with the following theoretical contributions: Prado Júnior (2012); Stédile (org.) (2011, 2012); Martins (1981, 2013); Ianni (1984); Marx (2016); Caldart, Pereira, Alentejano and Frigotto (org.) (2012). The documentary research is presented in subsection 3.2, using as main legal documentaries: PRONERA, instituted in 1998, the Operational Guidelines for Basic Education in the Field Schools of 20022, Decree No. 7.352 of 2010, PRONACAMPO, created in 2012 and LDB No. 9.394 of 1996, in addition to the texts resulting from I ENERA (1997) and the first and second National Conference for a Field Education (1998, 2004). The methodology is presented in section 4, deepening the method used and presented the way forward to answer the guiding question of this research: what contributions do the Landless Workers Movement (MST) and the agrarian reform struggle for the training of school teachers of the field of High School in areas of settlement of Ceará? The results obtained are presented in Section 5 and point to the importance that the MST assumes in the elaboration of the State policy of Field Education in Ceará and in the conquest and construction of the Political Projects Pedagogical of the schools of the field. It was concluded that, being an initial study, the research demonstrated that it is necessary to better understand, through an on-the-spot survey, the operation of the high school schools of the land reform settlements of Ceará and the teacher training process of these schools.
Key-words: Field education. Teacher training. Field School. MST. Reform agrarian.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
LIMA, MARIA AIRES DE. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CAMPO NO CONTEXTO DA LUTA PELA REFORMA AGRÁRIA. 2018. 89 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 26 de abril de 2024

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