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Repositório Institucional - UECE
Título:
FORMAÇÃO CONTINUADA NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL: A IMPLANTAÇÃO DO PNEM NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE RUSSAS-CE

Autor(es):
LIMA, LYDYANE MARIA PINHEIRO DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
RESUMO
Este estudo tem por objetivo investigar o papel cumprido pelo programa federal 
de formação continuada de professores: Pacto Nacional pelo Fortalecimento do 
Ensino Médio no atual contexto desse nível de ensino a partir da experiência das 
escolas  estaduais  do  município  de  Russas-Ce.  A  fim  de  realizar  uma  análise 
histórica  da  contextualização  desse  programa,  tomou-se  como  referência  a 
reforma  educacional  brasileira  da  década  de  1990,  resultante  de  diretrizes 
tutoradas por organismos multilaterais.  Na realização dessa pesquisa, contou-se 
com  o  seguinte  referencial  teórico:  Ferreira;  Jimenez  (2001);  Santos  (2016)  e 
Saviani  (2007;  2012;  2014);  Vieira  (2000);  Júnior  (2002)  e  Rabelo;  Jimenez; 
Segundo  (2009);  Harvey  (2014);  Libâneo;  Oliveira;  Toschi  (2012),  Kuenzer 
(2000); Saviani (2007); Frigotto; Civatta (2003), Gatti (2008; 2011); Freitas (2002); 
Barreto  (2015).  Uma  vez  que  essas  orientações  são  materializadas  em 
documentos  oficiais  que  normatizam  e  direcionam  as  políticas  educacionais, 
empreendeu-se  uma  análise  documental:  LDB  9.394/96;  DCNEM  1998  e  2013; 
PCNEM 2000; OCNEM 2016; documento orientador do Programa Ensino Médio 
Inovador  -  ProEMI  e  documento  orientador  e  diretrizes  do  Pacto  Nacional  pelo 
Fortalecimento  do  Ensino  Médio  -  PNEM.  Outro  procedimento  adotado  foi  a 
realização de  entrevistas com  dezessete (17) professores das três (03) escolas 
estaduais  localizadas  na  sede  do  município  de  Russas  que  participaram  das 
formações  do  PNEM.  A  partir  de  estudo,  compreendeu -se  que  num  cenário  de 
reorganização  mundial  do  modo  de  reprodução  do  capital,  o  ensino  médio  foi 
compreendido  como  etapa  estratégica  para  a  formação  de  um  novo  indivíduo 
adaptável a um contexto  de flexibilidade do mercado de trabalho, competitividade
e  incertezas.  Nesse  contexto,  o  PNEM  efetiva-se  como  um  programa  de 
instrumentalização  dos  professores  para  um  redesenho  curricular  do  ensino 
médio.
Palavras-chave: Reforma Educacional. Ensino Médio. Formação de Professores. 
Reorganização curricular. PNEM.

Abstract:
ABSTRACT
This  study  aims  to  investigate  the  role  played  by  the federal  continuing  teacher 
training  program:  National  Pact  for  Strengthening  Secondary  Education  in  the 
current context of this level of education from the experience of state schools in 
the  municipality  of  Russas-Ce.  In  order  to  carry  out  a  historical  analysis  of  the 
contextualization of this program, reference was made to the Brazilian educational 
reform of the 1990s, resulting from guidelines tutored by multilateral organizations. 
In  carrying  out  this  research,  the  following  theore tical  reference  was  used: 
Ferreira; Jimenez (2001); Santos (2016) and Saviani (2007; 2012; 2014); Vieira 
(2000);  Júnior  (2002)  and  Rabelo;  Jimenez;  Second  (2009);  Harvey  (2014); 
Libâneo; Oliveira; Toschi (2012), Kuenzer (2000); Saviani (2007); Frigotto; Civatta 
(2003), Gatti (2008; 2011); Freitas (2002); Barreto (2015). Since these guidelines 
are  materialized  in  official  documents  that  normalize  and  direct  educational 
policies, a documentary analysis was undertaken: LDB 9.394 / 96; DCNEM 1998 
and  2013;  PCNEM  2000;  OCNEM  2016;  guiding  document  of  the  ProEMI 
Innovative Higher Education Program and guiding document and guidelines of the 
National Pact for Strengthening Secondary Education (PNEM). Another procedure 
adopted was interviews with teachers from the three (03) state schools located in 
the  city  of  Russas  that  participated  in  the  PNEM  training.  From  a  study,  it  was 
understood that in a scenario of world reorganization of the mode of reproduction 
of  capital,  secondary  education  was  understood  as  a  strategic  step  for  the 
formation  of  a  new  individual  adaptable  to  a  context  of  labor  market  flexibility, 
competitiveness  and  uncertainties.  In  this  context,  the  PNEM  is  effective  as  a 
program  for  the  instrumentalisation  of  teachers  for  a  high  school  curriculum 
redesign. 
Keywords:  Educational  Reform.  High  school.  Teacher  training.  Curricular 
reorganization. 

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
LIMA, LYDYANE MARIA PINHEIRO DE. FORMAÇÃO CONTINUADA NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL: A IMPLANTAÇÃO DO PNEM NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE RUSSAS-CE. 2018. 149 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 3 de março de 2021

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