RESUMO
A presente tese busca evidenciar a cultura como um traço importante da região do
Cariri cearense. Para tanto, acreditamos que os artesãos do couro são sujeitos que,
no presente, proporcionam uma estrutura de sentimento a esta região, amalgamando
heranças do passado que se perpetuam nos dias atuais. A partir da perspectiva da
geografia cultural materialista pautada em Raymond Williams, compreendemos os
artesãos do couro e sua obra, o artesanato, a partir das experiências formativas do
saber fazer artesão de modo geracional no Cariri cearense. Realizamos a pesquisa
com base nos procedimentos metodológicos: observação simples, observação
sistemática, trabalhos de campo e entrevistas. Estas foram essenciais para captar as
informações provenientes desses sujeitos com base em suas narrativas, e que a partir
do procedimento de categorização pudemos tabular para análise e interpretação das
informações. Dentre tantos critérios de regionalizar o Cariri cearense, buscamos
àqueles pertinentes aos sujeitos que construíram a história do sertão, com suas mãos,
e contribuíram culturalmente com um sentido vivido e histórico para a mesma. A
materialidade das experiências sociais e simbólicas advindas dos artesãos em couro
vieram da formação histórica do Cariri cearense, e não obstante o seu passado, ainda
permeiam culturalmente esta região enquanto traço identitário.
Palavras-chave: Artesãos do couro. Cariri cearense. Estrutura de Sentimento.