RESUMO
Esta pesquisa analisou a reconceitualização do Sistema de Numeração Decimal (SND) da
formadora do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC) a partir de uma formação
pautada na Teoria da Atividade. Para tanto, foi necessário identificar os conhecimentos
teóricos e práticos da formadora sobre este conceito; desenvolver uma formação sobre o SND
fundamentada na Teoria da Atividade; e verificar a concepção da formadora acerca do
conceito, após a formação realizada. A Teoria da Atividade define que atividade corresponde
ao resultado do desenvolvimento sócio histórico da humanidade e é internalizada pelo
indivíduo, constituindo, assim, sua consciência, que determina seus modos de agir e de
perceber o mundo real. Leontiev (2012), seguidor da teoria de Vygotsky e autor da Teoria da
Atividade, enfatiza que os seres humanos orientam suas atividades de forma intencional, por
meio de ações planejadas. A atividade corresponde a uma forma complexa de o homem se
relacionar com o mundo, que possui finalidades conscientes e objetivas, que se realizam na
atuação coletiva e cooperativa. Optamos como metodologia a pesquisa-ação, porque
estabeleceu uma associação com a resolução de um problema coletivamente, cuja principal
característica foi a intervenção na relação de maneira colaborativa entre pesquisador e
participante (THIOLLENT, 2011). O lócus da pesquisa foi o município de Jijoca de
Jericoacora e a escolha do sujeito definiu-se a partir de um recorte no grupo dos vinte e dois
formadores, seguindo critério de ter participado das formações do Programa PAIC e ter tido
acompanhamento ao longo dos dois anos. Além de ter atendido a estes critérios, o sujeito
deste estudo foi escolhido por estar desde 2009 atuando como formadora de professores e ter
participado para atuar no grupo de elaboração e validação da Proposta Curricular de
Matemática no estado do Ceará. Como parte da intervenção realizamos uma formação de
40h/a, baseado na Atividade Orientadora de Ensino – AOE (MOURA, 2010), com objetivo de
proporcionar a consciência dessa formadora sobre sua atividade de ensino do SND e que esta
promova situações significativas de aprendizagem que possibilitem a reflexão teórica
orientada pela prática, e se volte à teoria para (re) significá-la. Por meio de situações
desencadeadoras envolvendo o conceito de base do SND constatamos que ao considerar o
ensino como atividade, o docente precisa entender a importância da intencionalidade na
organização deste ensino, para articular a teoria e a prática e compreender que os conceitos
matemáticos devem ser ensinados como elementos culturais. Ao trabalharmos com outras
bases com a formadora, compreendemos as dificuldades encontradas pelos alunos ao estudar
o SND, pois mantivemos algumas outras características do sistema e fizemos agrupamentos
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com outras quantidades. Assim, identificamos as fragilidades existentes no processo de
ensino-aprendizagem deste conceito matemático.
Palavras-chave: Teoria da Atividade. Formação de Professores. Sistema de Numeração
Decimal. PAIC.