Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
RECONCEITUALIZAÇÃO DO CONCEITO DE SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL PELA FORMADORA DO PAIC

Autor(es):
SILVA, SILENE CERDEIRA SILVINO DA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2015

Resumo:
RESUMO
Esta pesquisa analisou a reconceitualização do Sistema de Numeração Decimal (SND) da
formadora do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC) a partir de uma formação
pautada na Teoria da Atividade. Para tanto, foi necessário identificar os conhecimentos
teóricos e práticos da formadora sobre este conceito; desenvolver uma formação sobre o SND
fundamentada na Teoria da Atividade; e verificar a concepção da formadora acerca do
conceito, após a formação realizada. A Teoria da Atividade define que atividade corresponde
ao resultado do desenvolvimento sócio histórico da humanidade e é internalizada pelo
indivíduo, constituindo, assim, sua consciência, que determina seus modos de agir e de
perceber o mundo real. Leontiev (2012), seguidor da teoria de Vygotsky e autor da Teoria da
Atividade, enfatiza que os seres humanos orientam suas atividades de forma intencional, por
meio de ações planejadas. A atividade corresponde a uma forma complexa de o homem se
relacionar com o mundo, que possui finalidades conscientes e objetivas, que se realizam na
atuação coletiva e cooperativa. Optamos como metodologia a pesquisa-ação, porque
estabeleceu uma associação com a resolução de um problema coletivamente, cuja principal
característica foi a intervenção na relação de maneira colaborativa entre pesquisador e
participante (THIOLLENT, 2011). O lócus da pesquisa foi o município de Jijoca de
Jericoacora e a escolha do sujeito definiu-se a partir de um recorte no grupo dos vinte e dois
formadores, seguindo critério de ter participado das formações do Programa PAIC e ter tido
acompanhamento ao longo dos dois anos. Além de ter atendido a estes critérios, o sujeito
deste estudo foi escolhido por estar desde 2009 atuando como formadora de professores e ter
participado para atuar no grupo de elaboração e validação da Proposta Curricular de
Matemática no estado do Ceará. Como parte da intervenção realizamos uma formação de
40h/a, baseado na Atividade Orientadora de Ensino – AOE (MOURA, 2010), com objetivo de
proporcionar a consciência dessa formadora sobre sua atividade de ensino do SND e que esta
promova situações significativas de aprendizagem que possibilitem a reflexão teórica
orientada pela prática, e se volte à teoria para (re) significá-la. Por meio de situações
desencadeadoras envolvendo o conceito de base do SND constatamos que ao considerar o
ensino como atividade, o docente precisa entender a importância da intencionalidade na
organização deste ensino, para articular a teoria e a prática e compreender que os conceitos
matemáticos devem ser ensinados como elementos culturais. Ao trabalharmos com outras
bases com a formadora, compreendemos as dificuldades encontradas pelos alunos ao estudar
o SND, pois mantivemos algumas outras características do sistema e fizemos agrupamentos
9
com outras quantidades. Assim, identificamos as fragilidades existentes no processo de
ensino-aprendizagem deste conceito matemático.
Palavras-chave: Teoria da Atividade. Formação de Professores. Sistema de Numeração
Decimal. PAIC.

Abstract:
ABSTRACT
This research analyzed the reconception of the Decimal Numbering System (DNS) from the
teacher trainer responsible for the Literacy at the right age Program (PAIC), based on the
activity’s theory. Therefore it was necessary to identify the teacher’s practical and academic
knowledge about that concept; to develop a generation about the DNS grounded on the
activity’s theory, and to verify the teacher’s conceptions about that concept after have been
conducted the training. The activity’s theory defines that activity corresponds to a result of the
human socio historical development which is internalized for the individual, thus forming his
awareness which determines his actions and the perception of the real world. Leontiev (2012),
a Vygotsky’s theory follower, and the theory of activity’s author, emphasizes that the humans
use to guide their activities in an intentional way, by their planned actions. The activity
corresponds to a complex way that the men connect to the world, which holds conscious and
objective purposes, that are placed by a collective and cooperative action. We chose the
action-research as the methodology because it established a performance with a collaborative
problem resolution which the main characteristic was an intervention in the relationship
between the researcher and the participant (THIOLLENT, 2011). The locus of the research
was Jijoca a small town in Ceará, and the teacher (the subject) was chosen between 20 of the
teachers which had taken part at the PAIC formation criteria, and have been accompanied
during two years long. Besides those criteria, the subject chosen had been working as a
teacher former since 2009 and had been taking part in the studies for the preparation and
validation of the Mathematics Curricular Proposal of Ceará state. As part of the intervention
we performed a 40hours training based on a teaching guided activity -TGA (AOE-Moura,
2010) with the goal of promoting awareness to that teacher about her job with DNS and
expecting that leads to significant learning situations that may allow a theoretical reflection
guided by the practice, and than it take turns to the theory in order to reframe itself. Through
triggering situations covering the base concept of the DNS it was founded that when
considering the teaching as an activity, the teacher needs to understand the importance of the
intentionality in the organization of this process of teaching, in order to articulate the theory
and the practice, and to comprehend that the mathematics concepts may be taught as cultural
elements. Working with the teacher some other basis we could comprehend the students’
difficulties while studying the DNS, as we retained some other characteristics of the system
11
and made some other groups with different quantities. This way we identified the weaknesses
that exist in the teaching-learning process in this mathematical concept.
Keywords: The activity’s theory. Teacher’s training. Decimal numbering system. PAIC
(Literacy at The Right age Program- LRAP)

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
SILVA, SILENE CERDEIRA SILVINO DA. RECONCEITUALIZAÇÃO DO CONCEITO DE SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL PELA FORMADORA DO PAIC. 2015. 125 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2015) - Universidade Estadual do Ceará, , 2015. Disponível em: Acesso em: 30 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1