RESUMO
Objetivamos com essa pesquisa apresentar uma metodologia para a produção de
videoaulas acessíveis, relacionando-o com os parâmetros de audiodescrição de
filmes de Jiménez-Hurtado (2007). Realizamos um curso de produção de videoaulas
com audiodescrição para professores do ensino superior e analisamos o processo
de produção de videoaulas acessíveis. A Audiodescrição (AD) é uma modalidade de
tradução audiovisual acessível que compreende a análise e tradução de imagens
para o código verbal, a fim de dar acesso às pessoas com deficiência visual às
informações que estão contidas nas imagens, sejam de filmes ou outros produtos de
natureza visual ou audiovisual. Considerando que a videoaula é um produto
audiovisual, portanto, que contém informações visuais e sonoras, a audiodescrição
também poderá dar acesso aos alunos com deficiência na mediação didática das
informações visuais. Este estudo se caracteriza como uma pesquisa-ação, baseada
em Thiollent (2002), e a metodologia compreendeu a realização de rodas de
conversa durante o curso, coleta e análise do trabalho dos participantes em sala e
teste do produto final, ou seja, as videoaulas produzidas pela turma, nas versões
com e sem AD, com pessoas com deficiência visual. Após analisarmos o processo
de produção da videoaula, levantar e discutir as impressões dos participantes,
coletadas antes de iniciar e ao final do curso, e confrontar com os dados coletad os
durante as aulas, verificamos que o impacto do curso na prática docente foi
satisfatório. Os dados coletados no teste de recepção das duas versões da
videoaula nos permitiram medir o grau de contribuição da audiodescrição para o
acesso de pessoas com deficiência visual a videoaula e confirmaram nossa tese.
Todos os dados coletados nos ajudaram a montar um arcabouço teórico que nos
auxiliaram no processo de produção de videoaula com acessibilidade visual por
meio da AD.
Palavras-chave: Educação a Distância. Videoaula acessível. Audiodescrição. Deficiência
Visual