Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A FORMAÇÃO DOCENTE EM AUDIODESCRIÇÃO: PRODUÇÃO DE VIDEOAULAS ACESSÍVEIS

Autor(es):
BRAGA, KLÍSTENES BASTOS

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
RESUMO
Objetivamos  com  essa  pesquisa  apresentar  uma metodologia  para  a  produção de 
videoaulas  acessíveis,  relacionando-o  com  os  parâmetros  de  audiodescrição  de 
filmes de Jiménez-Hurtado (2007). Realizamos um curso de produção de videoaulas 
com audiodescrição para professores do ensino superior e analisamos o processo 
de produção de videoaulas acessíveis. A Audiodescrição (AD) é uma modalidade de 
tradução  audiovisual  acessível  que  compreende  a  análise  e  tradução  de  imagens 
para  o  código  verbal,  a  fim  de  dar  acesso  às  pessoas  com  deficiência  visual  às 
informações que estão contidas nas imagens, sejam de filmes ou outros produtos de 
natureza  visual  ou  audiovisual.  Considerando  que  a  videoaula  é  um  produto 
audiovisual, portanto, que contém informações visuais e sonoras, a audiodescrição 
também  poderá  dar  acesso  aos  alunos  com  deficiência  na  mediação  didática  das 
informações visuais. Este estudo se caracteriza como uma pesquisa-ação, baseada 
em  Thiollent  (2002),  e  a  metodologia  compreendeu  a  realização  de  rodas  de 
conversa durante o curso, coleta e análise do trabalho dos participantes em sala e 
teste  do  produto  final,  ou  seja,  as  videoaulas  produzidas  pela  turma,  nas  versões 
com e sem AD, com pessoas com deficiência visual. Após analisarmos o processo 
de  produção  da  videoaula,  levantar  e  discutir  as  impressões  dos  participantes, 
coletadas antes de iniciar e ao final do curso, e confrontar com os dados coletad os 
durante  as  aulas,  verificamos  que  o  impacto  do  curso  na  prática  docente  foi 
satisfatório.  Os  dados  coletados  no  teste  de  recepção  das  duas  versões  da 
videoaula  nos  permitiram  medir  o  grau  de  contribuição  da  audiodescrição  para  o 
acesso  de  pessoas  com  deficiência  visual  a  videoaula  e  confirmaram  nossa  tese. 
Todos  os  dados  coletados  nos  ajudaram  a  montar  um  arcabouço  teórico  que  nos 
auxiliaram  no  processo  de  produção  de  videoaula  com  acessibilidade  visual  por 
meio da AD.
Palavras-chave:  Educação a Distância. Videoaula acessível. Audiodescrição. Deficiência 
Visual

Abstract:
ABSTRACT
The  objective  of  this  research  was  to  present  a  methodology  for the  production  of 
accessible video lessons, relating it to the AD parameters of films. We conducted a 
course  for  the  production  of  video  lessons  with  audiodescription  for  teachers  of 
higher education and analyzed the inclinations of changes in the educational practice 
of  these  teachers  on  the  production  of  accessible  video  lessons.  Audiodescription 
(AD) is an accessible  audiovisual translation modality that includes the analysis and 
translation of images into the verbal code in order to give blind people access to the 
information  that  is  contained  in  the  images,  whether  of  films  or  other  audiovisual 
products.  Considering  that  video  lessons  is  an  audiovisual  product,  therefore, 
containing  visual  and  sound  information,  audiodescription  can  also  give  access  to 
students with disabilities in the didactic mediation of visual information. This study is 
characterized as an action research, based on Thiollent (2002), and the methodology 
involved  the  realization  of  conversation  wheels  during  the  course,  to  collect  and 
analyze the work of the team in the classroom and to test the final product, the video 
lesson produced by with and without AD, with blind people. After analyzing the video 
lesson  production  process,  the  participants'  impressions,  collected  before  the 
beginning and at the end of the course, and comparing them with the data collected 
during  the  classes,  were  analyzed  and  verified.  The  impact  of  the  course  on  the 
teaching practice was satisfactory. The data collected in the reception test of the two 
versions  of  the  video  lesson  allowed  us  to  measure  the  degree  of  contribution  of 
audiodescription  to  the  access  of  blind  people  to  video  lessons  and  confirmed  our 
thesis. All the data collected helped us to build a theoretical framework that will help 
us  in  a  methodological  proposal  for  the  production  of  video  lessons  with  visual 
accessibility through AD.
Keywords; Distance Learning. Accessible Video Lesson. Audiodescription. Blind People.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
BRAGA, KLÍSTENES BASTOS. A FORMAÇÃO DOCENTE EM AUDIODESCRIÇÃO: PRODUÇÃO DE VIDEOAULAS ACESSÍVEIS. 2018. 272 f. Tese (Doutorado em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 28 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1