RESUMO
O ensino a distância é uma modalidade de aprendizado que consegue atingir
grandes quantidades de alunos, não deixando de manter as características
necessárias para o ensino de qualidade por causa dessa demanda. Essa
modalidade de educação tem crescido no Brasil especialmente depois de sua
oficialização pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n° 9.394, de
20 de dezembro de 1996 e a posterior regulamentação da EaD em 20 de
dezembro de 2005 pelo Decreto n° 5.622. Esse crescimento nos mostra que os
professores de ensino superior se veem diante de um novo desafio: a
elaboração de material didático para a aprendizagem a distância, uma vez que,
na EaD, os professores necessitam escrever as suas aulas, diferente do que
acontece na educação presencial, em que os professores as proferem numa
interação face a face. Para um entendimento sobre tal produção, uma análise
da revisão textual desse material didático esclarece muitos aspectos de sua
confecção. A partir disso, tivemos como objetivo nesta pesquisa analisar o
processo de revisão do material didático impresso destinado ao ensino a
distância no que diz respeito ao trabalho do revisor e do designer educacional.
A pesquisa é qualitativa de caráter descritivo devido aos seus objetivos girarem
em torno da análise de todo o processo de produção de material didático
impresso da EaD, partindo da compreensão do papel dos atores sociais
envolvidos na pesquisa (revisor e designer educacional) e vai até as operações
linguísticas de revisão adotadas por eles nesse processo. A amostra da
pesquisa é composta por versões de quatro aulas de graduação e de duas
aulas de pós-graduação em EaD do Instituto Federal de Educação do Ceará
(IFCE), que vão desde os textos-base até as versões reescritas do processo de
produção das aulas em que foi feita uma análise comparativa-interpretativista
das várias versões do texto didático, ou seja, as versões de cada aula foram
confrontadas umas com as outras. Os resultados obtidos indicaram que a
revisão textual é uma etapa imprescindível na produção de material didático
para o ensino a distância, principalmente pelo fato de, até chegar à versão
final, essa aula ser produzida por, pelo menos, três profissionais: professor
conteudista, designer educacional e revisor de texto. Além disso, é possível
afirmar também que o designer educacional e o revisor de texto muitas vezes
exercem a função um do outro na produção das aulas, o que pode ser atribuído
ao fato da escrita para a EaD ser essencialmente colaborativa.
Palavras-chave: Ensino a distância. Material didático para Ensino a Distância.
Escrita. Revisão textual.