Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
ESCRITA E REVISÃO: O PROCESSO DE PRODUÇÃO DE AULAS NO CONTEXTO EAD

Autor(es):
LOPES, CAMILA OLIVEIRA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2015

Resumo:
RESUMO
O ensino a distância é uma modalidade de aprendizado que consegue atingir
grandes quantidades de alunos, não deixando de manter as características
necessárias para o ensino de qualidade por causa dessa demanda. Essa
modalidade de educação tem crescido no Brasil especialmente depois de sua
oficialização pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n° 9.394, de
20 de dezembro de 1996 e a posterior regulamentação da EaD em 20 de
dezembro de 2005 pelo Decreto n° 5.622. Esse crescimento nos mostra que os
professores de ensino superior se veem diante de um novo desafio: a
elaboração de material didático para a aprendizagem a distância, uma vez que,
na EaD, os professores necessitam escrever as suas aulas, diferente do que
acontece na educação presencial, em que os professores as proferem numa
interação face a face. Para um entendimento sobre tal produção, uma análise
da revisão textual desse material didático esclarece muitos aspectos de sua
confecção. A partir disso, tivemos como objetivo nesta pesquisa analisar o
processo de revisão do material didático impresso destinado ao ensino a
distância no que diz respeito ao trabalho do revisor e do designer educacional.
A pesquisa é qualitativa de caráter descritivo devido aos seus objetivos girarem
em torno da análise de todo o processo de produção de material didático
impresso da EaD, partindo da compreensão do papel dos atores sociais
envolvidos na pesquisa (revisor e designer educacional) e vai até as operações
linguísticas de revisão adotadas por eles nesse processo. A amostra da
pesquisa é composta por versões de quatro aulas de graduação e de duas
aulas de pós-graduação em EaD do Instituto Federal de Educação do Ceará
(IFCE), que vão desde os textos-base até as versões reescritas do processo de
produção das aulas em que foi feita uma análise comparativa-interpretativista
das várias versões do texto didático, ou seja, as versões de cada aula foram
confrontadas umas com as outras. Os resultados obtidos indicaram que a
revisão textual é uma etapa imprescindível na produção de material didático
para o ensino a distância, principalmente pelo fato de, até chegar à versão
final, essa aula ser produzida por, pelo menos, três profissionais: professor
conteudista, designer educacional e revisor de texto. Além disso, é possível
afirmar também que o designer educacional e o revisor de texto muitas vezes
exercem a função um do outro na produção das aulas, o que pode ser atribuído
ao fato da escrita para a EaD ser essencialmente colaborativa.
Palavras-chave: Ensino a distância. Material didático para Ensino a Distância.
Escrita. Revisão textual.

Abstract:
ABSTRACT
Distance learning is a teaching method that can reach a great amount of
students, keeping the necessary characteristics for good quality teaching due to
this demand. This modality of education has grown in Brazil, especially after its
formalization through the Law of Directives and Bases of National Education
9.394 in December 20, 1996 and the posterior regulation of distance learning in
December 20, 2005 through the decree 5.622. This growth reveals that the
higher teaching professors see ourselves before a new challenge: the
production of learning material for distance learning, since the professors have
to write their classes in distance learning, unlike what happens in the traditional
education, in which the professors deliver them in a face-to-face interaction. In
order to understand that production, an analysis of the proofreading of this
learning material clarify many aspects of their production. From this, we had, in
this research, the objective of analyzing the proofreading process of the printed
teaching material aimed at distance learning with regard to the proofreader’s
work and to the educational designer. The research is qualitative with a
descriptive approach because their goals revolve around the analysis of the
process of production of printed teaching material of distance learning as a
whole. It stretches from the role of the social actors involved in the research
(proofreader and educational designer) to the linguistic operations of review
employed by them in this process. The sample of the research is composed by
the versions of undergraduate and graduate classes in distance learning of the
Federal Institute of Education of Ceará (IFCE). From the basic texts to the
rewritten versions of the process of production of classes, it was performed a
comparative-interpretative analysis of the several versions of the teaching
material, that is, the versions of each class were confronted with one another.
The obtained results indicated that the proofreading is an indispensable stage in
the production of the teaching material for the distance learning, mainly
because, before reaching the final version, this class is produced by, at least,
three professionals: traditional professor, educational designer and proofreader.
Besides, it is also possible to say that the educational designer and the
proofreader often occupy the each other’s function in the production of the
classes, which can be attributed to the fact that the writing for distance learning
is essentially collaborative.
Keywords: Distance Learning. Teaching material for distance learning. Writing;
Proofreading.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
LOPES, CAMILA OLIVEIRA. ESCRITA E REVISÃO: O PROCESSO DE PRODUÇÃO DE AULAS NO CONTEXTO EAD. 2015. 133 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2015) - Universidade Estadual do Ceará, , 2015. Disponível em: Acesso em: 8 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1