Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE UM JOGO EDUCATIVO PARA ADOLESCENTES COM ENFOQUE NA ANTICONCEPÇÃO

Autor(es):
VIEIRA, ROBERTA PEIXOTO

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
RESUMO
Na adolescência os assuntos relativos à sexualidade e à saúde sexual e reprodutiva ganham evidência, onde a anticoncepção precisa ser trabalhada com os adolescentes de maneira adequada, por meio de tecnologias educativas que estimulem a participação dos adolescentes. O objetivo da pesquisa foi desenvolver um jogo educativo para adolescentes com enfoque na anticoncepção e sua validação. Trata-se de um estudo metodológico, do tipo de desenvolvimento, que aconteceu mediante a realização de três etapas: identificação do conhecimento acerca da anticoncepção junto a adolescentes; elaboração de um jogo educativo sobre anticoncepção na adolescência; e validação do jogo educativo com os juízes-especialistas, no período de dezembro de 2014 a setembro de 2015. O material da primeira etapa foi analisado com o auxílio do SPSS 20.0 e os itens da validação foram analisados pelo Índice de Validade de Conteúdo (IVC). Os itens com concordância menor que 0,78 foram corrigidos. O projeto de pesquisa estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade Estadual do Ceará sob o parecer 984.440 de 27/01/2015. Na primeira etapa, com a aproximação realizada com 55 adolescentes, verificou-se que os métodos contraceptivos mais conhecidos entre os adolescentes foram o preservativo masculino e o feminino, protetores reconhecidos por eles contra DST, e a pílula anticoncepcional. Identificaram-se dúvidas sobre o implante subdérmico, o coito interrompido e o DIU. Após essa etapa, seguiu-se a construção de um jogo de tabuleiro sobre “Anticoncepção na Adolescência”, avaliado por treze juízes/especialistas, enfermeiros, a maior parte com mais de dez anos de formação e doutores nas áreas de enfermagem, saúde coletiva, farmacologia ou educação em ciências. O jogo foi avaliado quanto aos objetivos (IVC>0,78), estrutura e apresentação e relevância do jogo (IVC>0,78). Alguns itens da estrutura e apresentação do jogo tiveram o IVC < 0,78 e foram revistos. A tecnologia foi considerada pelos juízes como instrutiva, informativa e fácil de aplicar, favorecendo a educação e a promoção da saúde sexual do adolescente. Além disso, o jogo contribui para a discussão e aprendizado sobre métodos contraceptivos, com possibilidades de utilização em ambientes de educação hebiátrica. Conclui-se, portanto, tratar-se de tecnologia educativa simples, mas que proporciona interação, construção de conhecimentos e o despertar de novas opiniões e atitudes a respeito da contracepção.
Palavras-chave: Adolescência. Anticoncepção. Tecnologia em saúde. Jogos e brinquedos. Estudos de validação.

Abstract:
ABSTRACT
In adolescence matters relating to sexuality and sexual and reproductive health gain evidence where contraception needs to be worked with teens properly, through educational technologies that encourage the participation of adolescents. The objective of the research was to develop an educational game for teens focusing on contraception and validation. This is a methodological study, the type of development that happened upon the completion of three stages: identifying the knowledge about contraception with adolescents; development of an educational game about contraception in adolescence; and validation of the educational game with the judges-experts, from December 2014 to September 2015. The first step was analyzed with SPSS 20.0 and validation items were analyzed by the Content Validity Index (IVC). Items with agreement less than 0.78 were corrected. The research study was approved by the Ethics Committee of the State University of Ceará in the opinion of 01/27/2015 984,440. In the first stage, with the approach conducted with 55 adolescents, it was found that the contraceptive methods most popular among teens were male condoms and female, protectors recognized by them against DSTs, and the contraceptive pill. They identified concerns about the subdermal implant, coitus interruptus and the DIU. After this stage, followed by the construction of a board game on "Contraception in Adolescence", rated by thirteen judges / experts, nurses, most with over ten years of training and doctors in the areas of nursing, public health, pharmacology or science education. The game has been rated as the objectives (IVC> 0.78), structure and presentation and relevance of the game (IVC> 0.78). Some items of the structure and presentation of the game had the IVC <0.78 and were reviewed. The technology was considered by the judges as instructive, informative and easy to apply, favoring education and the promotion of adolescent sexual health. In addition, the game adds to the discussion and learning about contraceptive methods, with potential uses in hebiátrica education environments. The conclusion, therefore, that this is simple educational technology, but that provides interaction, construction of knowledge and the awakening of new opinions and attitudes about contraception.
Keywords: Adolescents. Contraception. Health technology. Games and toys. Validation studies.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
VIEIRA, ROBERTA PEIXOTO. DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE UM JOGO EDUCATIVO PARA ADOLESCENTES COM ENFOQUE NA ANTICONCEPÇÃO. 2016. 113 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2016) - Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 4 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1