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Título:
ESTRATÉGIAS DE ESCRITA DE CRIANÇAS EM ALFABETIZAÇÃO NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE FORTALEZA

Autor(es):
SILVA, MARIA ELISABETE VIANA DA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2015

Resumo:
RESUMO Nesta dissertação, temos como objetivo descrever as estratégias de escritura desenvolvidas por crianças alfabetizandas no decorrer do 1º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Fortaleza. Para alcançarmos nosso propósito, apoiamo-nos em estudos psicogenéticos e linguísticos que tratam do desenvolvimento da escrita infantil (FERREIRO; TEBEROSKY, 1985; MOREIRA, 2009), assim como em pesquisas que discutem a relação entre atividades didáticas e aprendizagem da língua escrita (ILHA; LARA, 2011; PICOLLI; CAMINI, 2012) e a influência da fonologia no desenvolvimento da escrita (SIMÕES, 2006). Este estudo trata-se de uma pesquisa-ação, longitudinal, com caráter descritivo e de natureza qualitativa e quantitativa. Contou com amostras de escrituras de 16 crianças, as quais estavam com sete anos completos ao final do ano de 2014. A coleta dos dados foi realizada por meio da aplicação do Teste das quatro palavras e uma frase (FERREIRO; TEBEROSKY, 1985) e da catalogação dos materiais didáticos que pertenceram ao grupo de sujeitos estudados (caderno de planejamento pedagógico, livros didáticos etc.). Quanto ao total das amostras de escrituras, ao todo, foram 20 por sujeitos, sendo 4 com 4 vocábulos para produção de palavras e 4 para frases, totalizando, assim, 320 amostras. Em relação à análise dos dados, realizamos a descrição dos resultados por meio da distribuição percentual das estratégias de escritura e, em seguida, para análise qualitativa, aplicamos às mesmas as categorias linguísticas sugeridas por Moreira (2009). Baseando-nos nesta autora, descrevemos e comparamos as estratégias de escrituras dos alunos, tanto para produção de palavras como de frases. Além disso, descrevemos todo o material didático utilizado com os sujeitos e avaliamos se houve adequação das atividades didático-pedagógicas em relação às estratégias de escrituras dos alfabetizandos. Dos resultados, observamos que os discentes apresentaram variação de estratégias tanto para produção de palavras quanto de frases; que um único sujeito foi capaz de utilizar mais de uma estratégia concomitantemente em momentos iniciais e, à medida que sua escrita foi se tornando mais elaborada, essa variação foi diminuindo; que houve adequação de algumas atividades didáticas no tocante às estratégias de escrituras dos alunos; e, por fim, que as crianças puderam utilizar recursos linguísticos e não linguísticos no momento de suas produções gráficas. Palavras-chave: Letramento alfabético. Desenvolvimento de escrita. Atividades didático-pedagógicas.

Abstract:
ABSTRACT
This research has as its main aim to describe writing strategies developed by firstgrade
students undergoing literacy acquisition in a public school in Fortaleza, Ceará.
It is based on psychogenetic and linguistic studies which deal with children’s writing
development (FERREIRO; TEBEROSKY, 1985; MOREIRA, 2009), on researches
whose focus were the association between didactic activities and writing learning
(ILHA; LARA, 2011; PICOLLI; CAMINI, 2012), as well as the influence of Phonology
on writing development (SIMÕES, 2006). This is a longitudinal action research with a
descriptive quali-quantitative analysis. Collected data consists of writing samples of
16 children who turned 7 in 2014. To collect the data, it was used a 4-word/sentence
test (FERREIRO; TEBEROSKY, 1985) and the analysis of all didactic materials
(pedagogical plans, textbooks and others) from the subjects. The data is composed
by 320 samples, 20 for each subject, four 4-words samples and 4 sentence samples.
Concerning to data analysis, we presented in percentage values the distribution of
identified writing strategies. Regarding qualitative analysis, it was applied the
linguistic categories proposed by Moreira (2009) to classify all writing strategies.
Based on this author, all writing strategies applied by students in the production of
the 4-word/sentence test have been compared and described. Furthermore, we
described didactic material and assessed if it is in consonance with writing strategies
applied by students. Results indicated that students vary the writing strategies used,
for both word and sentence productions. At the beginning, only one child was able to
use more than one writing strategy at the same time. As they developed their writing
skills, less variation was noticed. At the same time, we observed that some of the
didactic activities analyzed were adequate to students’ writing strategies/abilities.
Students were also able to apply linguistic and nonlinguistic resources on their
written productions.
Key-words: Pedagogic-didactic activities. Alphabetic literacy. Writing development.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
SILVA, MARIA ELISABETE VIANA DA. ESTRATÉGIAS DE ESCRITA DE CRIANÇAS EM ALFABETIZAÇÃO NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE FORTALEZA. 2015. 163 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2015) - Universidade Estadual do Ceará, , 2015. Disponível em: Acesso em: 7 de maio de 2024

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