Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
CONCEPÇÕES DE ENSINO E DE LÍNGUA(GEM) NO LIVRO DIDÁTICO DIGITAL: UMA ANÁLISE DOS OBJETOS EDUCACIONAIS DIGITAIS DO LIVRO PORTUGUÊS: LINGUAGEM EM CONEXÃO

Autor(es):
SILVA, ELIANE MARTINS DA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
RESUMO
Nesta dissertação, estudamos as concepções de ensino e de língua(gem), enfatizando também as concepções de leitura, gramática e produção textual, nos Objetos Educacionais Digitais (OEDs) do livro didático digital Português: linguagem em conexão (2013), destinado aos alunos da primeira série do ensino médio. A importância dessa pesquisa dá-se porque as tecnologias digitais da comunicação representam importante auxílio para a melhoria do ensino de língua portuguesa, tanto como recurso de complementação aos já existentes, como o livro didático impresso, quanto como recurso de favorecimento da educação a distância. Tendo isto em vista, partimos do seguinte problema geral: Qual(is) a(s) concepção(ões) de ensino, a(s) concepção(ões) de língua(gem) abordadas nos OEDs do livro didático digital Português: linguagem em conexão (2013), de Maria das Graças Leão Sette, Márcia Antônia Travalha e Maria do Rozário Starling de Barros? A partir desse problema, elaboramos o seguinte objetivo geral: analisar as concepções de ensino e de língua(gem) nos Objetos Educacionais Digitais (OEDs) do livro didático digital Português: linguagem em conexão (2013), das autoras Maria das Graças Leão Sette, Márcia Antônia Travalha e Maria do Socorro Starling de Barros. A base teórica dessa pesquisa no que diz respeito à concepção de ensino está sustentada, principalmente, em Halliday, Mclintoch e Strevens (1974), e em relação às concepções de língua(gem) em Barcellos (2013), Bakthin ([1929], 2014), Fuza, Ohuschi, Manegassi (2011), Geraldi (1999), Oliveira (2010), Travaglia (2002), dentre outros. A pesquisa situa-se no campo da Linguística Aplicada e trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e de cunho documental, visto que, além de considerarmos os OEDs e o livro didático de português documentos presentes no contexto de ensino, utilizamos o edital 2013/01 e o guia 2015, documentos legais relacionados aos livros didáticos distribuídos pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD). Para a viabilização dessa pesquisa, seguimos os seguintes passos metodológicos: 1. fizemos o levantamento dos OEDs; 2. assistimos a cada um dos OEDs; 3. analisamos o edital 01/2013 e o guia de livros didáticos de 2015, a fim de elegermos as categorias de análise, a saber: concepções de ensino e concepções de língua(gem); 4. analisamos os dados. Os resultados da investigação indicam que, nos OEDs analisados, há a presença das três concepções de ensino já a respeito das concepções de língua(gem) também percebemos uma hibridização nos OEDs.
Palavras-chave: Concepções de ensino. Concepções de linguagem. Objetos educacionais digitais. Livro didático digital.

Abstract:
ABSTRACT In this dissertation, we studied the conceptions of teaching and language, emphasizing the conceptions of reading, grammar and textual production, in the Digital Educational Objects (DEOs) of the textbook Português: linguagem em conexão (2013), for students in the first grade of High School. The importance of this research is due to the fact that digital communication technologies represent important aid for the improvement of Portuguese language teaching, both as a complement to existing ones, such as printed textbooks and as a resource for favoring distance education. With this in view, we start with the following general problem: What is the teaching conception (s), the language conception (s) addressed in the DEOs of the digital textbook Português: linguagem em conexão (2013), by the authors Maria das Graças Leão Sette, Márcia Antônia Travalha and Maria do Rozário Starling de Barros? The theoretical basis of this research, with regard to the conception of teaching, is supported mainly in Halliday Mclintoch e Strevens (1974) and, in relation to the conceptions of language in Barcellos (2013), Bakthin ([1929], 2014), Fuza, Ohuschi, Manegassi (2011), Geraldi (1999), Oliveira (2010), Travaglia (2002) among others. The research is in the field of applied linguistics and it is a qualitative and documentary research, since, besides considering the DEOs and the textbook of Portuguese and documents present in the context of teaching, we use the edict 2013/01 and the 2015 guide, legal documents related to textbooks distributed by the National Textbook Plan (NTP). In order to make this research viable, we follow the following methodological steps: 1. we surveyed the DEOs; 2. we assist each of the DEOs; 3. we analyze the 01/2013 edict and the 2015 textbook guide, in order to choose the categories of analysis, namely: conceptions of teaching and conceptions of language (gem); 4. analyze the data. The results of the investigation indicate that, in the DEOs analyzed, the presence of the three conceptions of teaching is already present regarding the conceptions of language we also perceive a hybridization in the DEOs. Keywords: Teaching conceptions. Conceptions of language. Digital Educational Objects. Digital Textbook.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
SILVA, ELIANE MARTINS DA. CONCEPÇÕES DE ENSINO E DE LÍNGUA(GEM) NO LIVRO DIDÁTICO DIGITAL: UMA ANÁLISE DOS OBJETOS EDUCACIONAIS DIGITAIS DO LIVRO PORTUGUÊS: LINGUAGEM EM CONEXÃO. 2018. 87 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 3 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1