Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A GESTÃO ESCOLAR E SUA RELAÇÃO COM O IDEB: ESTUDO DE CASO EM DOIS MUNICÍPIOS DO MACIÇO DE BATURITÉ

Autor(es):
BARROS, CLÁUDIA CUNHA MELO

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2014

Resumo:
RESUMO
A pesquisa investiga a relação entre o trabalho desenvolvido pela gestão
escolar e os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação
Básica (IDEB). Neste sentido, o foco da discussão se volta para as
figuras do diretor escolar e do coordenador pedagógico, aqui
representando a gestão da escola. O lócus do estudo são escolas
públicas municipais de Acarape e Redenção, municípios localizados na
região do Maciço de Baturité. A estratégia metodológica foi investigar
escolas com resultados diferentes na série histórica 2005 – 2007 – 2009
– 2011 do IDEB. Neste sentido, na escolha da amostra deste estudo
foram incluídas as escolas que atingiram o maior e o menor IDEB no ano
de 2011. Esta iniciativa se insere no âmbito de uma ampla pesquisa
denominada “Observatório da Educação no Maciço de Baturité”,
financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e
Tecnológico (CNPq) e desenvolvida em parceria pela Universidade
Estadual do Ceará (UECE) e Universidade da Integração Internacional
da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB). O objetivo foi averiguar as
contribuições da gestão escolar no desempenho de escolas de alto e
baixo IDEB. A gestão pedagógica apresenta sua centralidade ao apontar
como meta principal, a aprendizagem, refletindo através das práticas
nas escolas e nos resultados apontados pelo IDEB. Sobre o perfil dos
sujeitos da pesquisa: O diretor escolar e o coordenador pedagógico
constata-se que possuem vasta experiência em docência. Em se
tratando da formação continuada, os sujeitos ressaltaram as
contribuições de ações como o PROGESTÃO e o curso Executivos
Escolares, além do acompanhamento da Secretaria de Educação.
Averiguou-se que todos os gestores entrevistados ingressaram na
gestão por meio de indicação política. Apontam como desafios da gestão
a baixa aprendizagem dos alunos; problemas de infraestrutura;
insuficiência de recursos financeiros diante das demandas da escola;
carência de iniciativas de formação para os docentes; limitada
participação da família na aprendizagem dos alunos. Para concluir, cabe
destacar que apesar dos desafios e dificuldades, os gestores mostram
otimismo quanto às possibilidades de melhoria da aprendizagem. O
panorama dos municípios aponta para investimentos satisfatórios no
avanço da educação. O esforço de gestores municipais, gestores
escolares e demais atores envolvidos, é visível, tanto nos relatos obtidos
quanto nas ações observadas, o que reflete na melhoria dos números do
indicador IDEB nos dois municípios pesquisados.
Palavras-chave: Gestão pedagógica. IDEB. Gestão escolar.
Coordenador pedagógico. Diretor escolar.

Abstract:
ABSTRACT
The research investigates the relationship between the work of the
school management and the results of the Index of Basic Education
Development (IDEB). In this sense, the focus of the discussion turns to
the figures of the school director and the pedagogical coordinator, here
representing the school management. The Locus of the study are public
schools in Acarape and Redenção, cities located in the Baturité Massif
region. The methodological strategy was to investigate different schools
with results IDEB. In this sense, the choice of the sample were included
schools that reached the highest and the lowest IDEB the time series of
2005-2007-2009-2011. This initiative falls within the framework of a
broader research project "Centre for Education in the Baturité Massif",
funded by the National Council for Scientific and Technological
Development (CNPq) and developed in partnership by the State
University of Ceará (UECE) and University of International Integration
Afro-Brazilian Lusophone (UNILAB). The aim was to examine the
contributions of school management on the performance of schools with
high and low IDEB. The pedagogical management presents its centrality
to the point as the main goal, learning, reflecting through the practices in
schools and the results indicated by IDEB. On the profile of research
subjects: The school principal and the pedagogical coordinator, contactthat
have extensive experience in teaching and all are effective teachers
of their school networks. When it comes to continuing education, the
subjects highlighted the contributions of actions like Progestão School
Executives and the course, and monitoring of the board of education. It
was found that all interviewed managers joined the management by
means of political statement. Managers point to the challenges of
managing low student learning; infrastructure issues; insufficient
financial resources given to the demands of the school; lack of training
initiatives for teachers; limited family involvement in student learning. To
conclude, it is worth noting that, despite the challenges and difficulties,
managers showed optimism about the possibilities of improving learning.
The panorama of municipalities indicates satisfactory investment in the
advancement of education. The effort of city managers, school
administrators and other stakeholders, is visible in both reports obtained
as the actions observed, reflecting the improved indicator numbers IDEB
in both cities surveyed.
Keywords: educational management. IDEB. School management.
Pedagogical coordinator. School director.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
BARROS, CLÁUDIA CUNHA MELO. A GESTÃO ESCOLAR E SUA RELAÇÃO COM O IDEB: ESTUDO DE CASO EM DOIS MUNICÍPIOS DO MACIÇO DE BATURITÉ. 2014. 138 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2014) - Universidade Estadual do Ceará, , 2014. Disponível em: Acesso em: 27 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1