RESUMO
A pesquisa investiga a relação entre o trabalho desenvolvido pela gestão
escolar e os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação
Básica (IDEB). Neste sentido, o foco da discussão se volta para as
figuras do diretor escolar e do coordenador pedagógico, aqui
representando a gestão da escola. O lócus do estudo são escolas
públicas municipais de Acarape e Redenção, municípios localizados na
região do Maciço de Baturité. A estratégia metodológica foi investigar
escolas com resultados diferentes na série histórica 2005 – 2007 – 2009
– 2011 do IDEB. Neste sentido, na escolha da amostra deste estudo
foram incluídas as escolas que atingiram o maior e o menor IDEB no ano
de 2011. Esta iniciativa se insere no âmbito de uma ampla pesquisa
denominada “Observatório da Educação no Maciço de Baturité”,
financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e
Tecnológico (CNPq) e desenvolvida em parceria pela Universidade
Estadual do Ceará (UECE) e Universidade da Integração Internacional
da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB). O objetivo foi averiguar as
contribuições da gestão escolar no desempenho de escolas de alto e
baixo IDEB. A gestão pedagógica apresenta sua centralidade ao apontar
como meta principal, a aprendizagem, refletindo através das práticas
nas escolas e nos resultados apontados pelo IDEB. Sobre o perfil dos
sujeitos da pesquisa: O diretor escolar e o coordenador pedagógico
constata-se que possuem vasta experiência em docência. Em se
tratando da formação continuada, os sujeitos ressaltaram as
contribuições de ações como o PROGESTÃO e o curso Executivos
Escolares, além do acompanhamento da Secretaria de Educação.
Averiguou-se que todos os gestores entrevistados ingressaram na
gestão por meio de indicação política. Apontam como desafios da gestão
a baixa aprendizagem dos alunos; problemas de infraestrutura;
insuficiência de recursos financeiros diante das demandas da escola;
carência de iniciativas de formação para os docentes; limitada
participação da família na aprendizagem dos alunos. Para concluir, cabe
destacar que apesar dos desafios e dificuldades, os gestores mostram
otimismo quanto às possibilidades de melhoria da aprendizagem. O
panorama dos municípios aponta para investimentos satisfatórios no
avanço da educação. O esforço de gestores municipais, gestores
escolares e demais atores envolvidos, é visível, tanto nos relatos obtidos
quanto nas ações observadas, o que reflete na melhoria dos números do
indicador IDEB nos dois municípios pesquisados.
Palavras-chave: Gestão pedagógica. IDEB. Gestão escolar.
Coordenador pedagógico. Diretor escolar.