Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
PLANEJAMENTO PARA O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE DA EXOTOPIA

Autor(es):
FERNANDES, JESSICA OLIVEIRA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
RESUMO
Fundamentado na importância do trabalho docente para a melhoria do ensino, este trabalho tem como objetivo analisar o planejamento do gênero crônica humorística, com o uso de recursos tecnológicos, feito por duas professoras atuantes em uma mesma escola pública situada na cidade de Fortaleza, Ceará. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, de cunho descritivo-interpretativo que enfoca três eixos: o Letramento Digital Docente (GILSTER, 2006), a Transposição Didática (PERRENOUD, 1996, 1998) e a Exotopia (BAKHTIN, 2010; TODOROV, 1981). O corpus de análise é composto de respostas a um questionário acerca de questões relacionadas aos usos de tecnologia, transcrições das autoconfrontações simples e cruzada realizadas com as duas docentes participantes da pesquisa e respostas a um questionário acerca das mudanças entre o plano de aula e a aula em si. Em seguida, analisamos os movimentos exotópicos) realizados durante o planejamento; para tal, utilizamos como instrumento de coleta de dados a autoconfrontação cruzada. Por fim, discutimos uma das etapas da Transposição Didática com base no modelo de Perrenoud (1996, 1998) e o uso de um recurso tecnológico em sala de aula com base nas respostas do questionário final. Os resultados revelaram que: a) o uso de recursos tecnológicos em âmbito educacional está condicionado a fatores que ultrapassam o Letramento Digital dos docentes tais como infraestrutura e gestão escolar; b) as duas docentes de Língua Portuguesa apresentaram um grau satisfatório de Letramento Digital Profissional; c) os movimentos exotópicos são bastante relevantes para a adequação do plano de aula à realidade das turmas; d) a Transposição Didática com uso de recursos tecnológicos tem a particularidade da recontextualização não só do conteúdo, mas da ferramenta digital utilizada. Este estudo pode colaborar para a reflexão acerca do uso de tecnologia como facilitadora do ensino, bem como para o estímulo à formação docente no que tange à didatização de tecnologias digitais e à estruturação física das escolas com o intuito de tornar possível esse uso.
Palavras-chave: Letramento Digital Docente; Transposição Didática; Exotopia; Planejamento de conteúdo.

Abstract:
RÉSUMÉ
Basé sur l'importance de l'enseignement pour les questions d'éducation, ce document vise à analyser la planification du genre cronique humoriste, avec l'utilisation des ressources technologiques, faite par deux enseignantes qui travaillent dans la même école publique dans la ville de Fortaleza, Ceará . C‟est une étude qualitative, descriptive et interprétative qui se concentre sur trois domaines: la littératie numérique enseignante, la Transposition Didactique et l‟Exotopie. L'analyse du corpus se compose de réponses à un questionnaire sur l'utilisation de la technologie, les transcriptions des autoconfrontations simple et croisée menées avec les deux enseignantes participantes de la recherche et des réponses à un questionnaire sur les changements entre le plan de leçon et la classe elle-même. Ensuite, nous analysons les mouvements exotopiques (BAKHTINE, 2010; TODOROV, 1981) effectués au cours de la planification; pour cela, nous utilisons comme instrument de collecte de données l‟autoconfrontation croisée. Enfin, nous traitons d'une des étapes de la Transposition Didactique basée sur le modèle de Perrenoud (1996, 1998) et l'utilisation d'une ressource technologique en classe sur la base du questionnaire final. Les résultats ont révélé que: a) l'utilisation des ressources technologiques dans le contexte éducatif est soumise à d‟autres facteurs que littératie numérique des enseignantes; b) les deux enseignantes de la langue portugaise présentent un niveau correct de littératie numérique professionnelle; c) les mouvements exotopiques sont tout à fait pertinents quant à l'adéquation du plan de leçon à la réalité des classes; d) la Transposition Didactique avec l'utilisation des ressources technologiques a la particularité de recontextualiser non seulement le contenu mais aussi l'outil digital utilisé. Cette étude peut contribuer à la réflexion sur l'utilisation de la technologie en tant que facilitateur de l'enseignement et pour l'encouragement de la formation des enseignants à l'égard de la didactisation des technologies numériques et de la structure physique des écoles afin de rendre possible telle utilisation.
Mots-clés: Littératie numérique enseignante; Transposition didactique; Exotopie. Planification du contenu.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
FERNANDES, JESSICA OLIVEIRA. PLANEJAMENTO PARA O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE DA EXOTOPIA. 2016. 105 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2016) - Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 28 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1