Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A DIMENSÃO ESTÉTICA DA DOCÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autor(es):
ARAÚJO, REGIANE RODRIGUES

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
RESUMO
A presente investigação trata da dimensão estética da docência na formação do educador, considerando a estética como pensamento crítico sobre a arte. Neste contexto, toma a obra da artista cearense Nice Firmeza como mediação para o diálogo com alunas de um curso de licenciatura da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB. Objetiva compreender a educação estética na vida e no trabalho dos professores a partir da reflexão sobre a obra da artista cearense Nice Firmeza; refletir sobre a pesquisa-ação crítico colaborativa, designada como pesquisa-formação, na sua perspectiva dialógica na relação entre a prática pedagógica e a formação estética dos professores; analisar a vida e arte de Nice Firmeza como diálogo sobre a formação estética das professoras, dentro da abordagem teórica e metodológica em que se insere esta investigação; construir um aporte teórico sobre estética e docência, no sentido de subsidiar as reflexões sobre formação de professores. Para a consecução dos objetivos previstos foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa (BOGDAN; BIKLEN, 1982), através da opção pela pesquisa-ação crítico colaborativa, que neste trabalho seguirá a denominação de pesquisa-formação, conforme os estudos de Franco (2012) e Lisita (2006). O diálogo com o grupo, partiu da indagação inicial: como aprofundar a educação da sensibilidade e o que a arte de Nice Firmeza teria a ensinar para o trabalho das professoras cearenses? Tal indagação está articulada a outras questões relativas ao sentido e significado das percepções e expectativas das participantes da pesquisa. Ao mesmo tempo as obras de arte de Nice Firmeza serviram de mediação para o diálogo no decorrer da pesquisa. Os mecanismos de coleta de dados foram compostos de conversas gravadas, entrevistas abertas, análise documental e grupos de diálogos reflexivos, entre outros, realizados em seis encontros de formação e seus respectivos registros. O referencial teórico da pesquisa está situado nos seguintes autores: Jimenez (1999); Deleuze e Guattari (2010); Hegel (2009); Nietzsche (2001); Richter (2008); Freire (1992, 2000, 2001); Rios (2001); Fonteles (2014); Soeiro (2011); Paiva (2010); Franco (2012); Pimenta (2005); Lima (2012). A pesquisa apresentou como resultado as seguintes reflexões: a pesquisa-formação trabalha com os professores e não sobre os professores; esta experiência estética permitiu ao grupo de pesquisa, um tempo de vivências reflexiva e dialógica, ao mesmo tempo aconteceu um processo de identificação com a autora e sua obra. Sendo a estética considerada pensamento crítico sobre a arte, o estudo da obra de Nice Firmeza na pesquisa-formação fica legitimado como um exercício de educação estética, por situar-se no campo da experiência sensível e da sua operacionalidade no campo pedagógico.
Palavras- chave: Educação Estética. Formação de Professores. Pesquisa-Formação.

Abstract:
ABSTRACT
This research deals with the aesthetic dimension of teaching in teacher education, considering aesthetics as critical thinking about art. In this context, it takes the work of artist Ceará Nice Firmeza as a means to dialogue with students of a degree course at the Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB. Aims to understand the aesthetic education in the life and work of teachers from the reflection on the work of artist Ceará Nice Firmeza; reflect on the critical collaborative action research, designated as research-training in its dialogical perspective on the relationship between teaching practice and aesthetics teacher training; analyze the life and art of Nice Firmeza and dialogue on aesthetic training of teachers within the theoretical and methodological approach that fits this investigation; build a theoretical framework on aesthetics and teaching, in order to subsidize reflections on teacher training. To achieve the objectives set forth a qualitative approach research was conducted (BOGDAN; BIKLEN, 1982), through the choice of action research collaborative critical that this work will follow the name of research-training, as Franco's studies (2012) and Lisita (2006). The dialogue with the group, started from the initial question: how to deepen the education of sensitivity and the art of nice firmness would have to teach to the work of Ceará teachers? This question is articulated to other questions regarding the meaning and significance of the perceptions and expectations of the research participants. While the Nice Firmeza of works of art served as mediation for dialogue during the research. Data collection mechanisms were composed of recorded conversations, open interviews, document analysis and group reflective dialogues, among others, performed in six training meetings and their records. The theoretical framework of the research are located in the following authors: Jimenez (1999); Deleuze and Guattari (2010); Hegel (2009); Nietzsche (2001); Richter (2008); Freire (1992, 2000, 2001); Rios (2001); Fonteles (2014); Soeiro (2011); Paiva (2010); Franco (2012); Pimenta (2005); Lima (2012). The survey showed the following reflections as a result: the research-training works with teachers and not on teachers; this aesthetic experience allowed the research group, a time of reflective and dialogic experiences, while there was a process of identification with the author and his work. And aesthetics considered critical thinking about art, the study of the nice firmness work in research-training is legitimized as an aesthetic education of exercise, as it is situated in the field of sensory experience and its operation in the educational field.
Keywords: Aesthetic Education. Teacher training. Search Training.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
ARAÚJO, REGIANE RODRIGUES. A DIMENSÃO ESTÉTICA DA DOCÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2016. 118 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2016) - Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 30 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1