Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
PESQUISA NA EDUCAÇÃO FÍSICA: COMO OS PROFESSORES FORMAM SEUS ALUNOS

Autor(es):
BRASILEIRO, FELIPE CAVALCANTE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
RESUMO
A Universidade tem como eixo fundamental de sua constituição o tripé formado pelo 
ensino, pesquisa e a extensão. Entretanto, a pesquisa na graduação ainda é pouco 
enfatizada nas universidades com a devida relevância que seu ensino e 
desenvolvimento merecem. A pesquisa é uma importante ferramenta na formação 
crítica reflexiva. Deste modo, para a formação de sujeitos críticos-reflexivos, é 
necessária uma vida acadêmica que leve em conta a articulação ensino e pesquisa. 
Todavia, a Educação Física, historicamente, foi forjada pela valorização da 
dimensão técnica e instrumental, ainda tem fortes raízes da racionalidade técnica 
em seus currículos de formação de professores. Na busca de superar alguns 
desafios e preencher algumas lacunas sobre a formação do professor de educação 
física propomos como objetivo maior nessa pesquisa analisar como os professores 
estão formando seus alunos na e para a pesquisa no curso de Educação Física da 
Universidade Federal do Ceará. Concernente à metodologia, este estudo se ancorou 
no paradigma interpretativo. Sendo, uma pesquisa do tipo exploratória e descritiva, 
com abordagem predominantemente qualitativa. Esta investigação utilizou-se do 
método de estudo de caso, de forma que o cenário da pesquisa foi o curso de 
licenciatura e bacharelado de Educação Física da Universidade Federal do Ceará 
(UFC). O universo da pesquisa foi composto por professores do curso tendo sua 
amostra sido composta por 13 deles. Os critérios para sua seleção foram: 
professores que ministraram alguma disciplina relacionada à pesquisa durante o ano 
de 2017; e/ou professores líderes de grupo de pesquisa (GP); e/ou professores que 
orientaram alunos para monografia. A pesquisa foi dividida em duas etapas: 
documental e de campo. A primeira analisou a Matriz Curricular, Projeto Pedagógico 
do Curso e os planos de ensino das disciplinas que ensinam pesquisa. A etapa de 
campo utilizou como técnica de construção das informações a entrevista 
semiestruturada. O material coletado durante a pesquisa foi organizado e 
sistematizado por meio do software NVIVO 11, sendo que para a análise utilizamos 
a análise temática de Minayo. Os resultados apontaram que os professores que 
ensinam a pesquisa nas disciplinas trazem uma dimensão teórica e prática nas suas 
aulas, concentrando no início as questões mais teóricas e amplas relacionada a 
compreensão do conhecimento e da ciência e em seguida mais metodológicas e 
instrumentais, posteriormente, buscam articular esse conhecimento à prática da pesquisa e ao ensino através da elaboração de um pequeno projeto. Nos GP‘s e nas 
atividades de Orientação de TCC as estratégias utilizadas pelos professores nestes 
locus promovem o diálogo entre teoria e prática, estimulando o aluno a ser 
protagonista de sua aprendizagem e a construir seus textos, ideias e conhecimento. 
Se reconhece a limitação temporal e espacial desta pesquisa, bem como sua 
contribuição para o debate sobre a pesquisa na formação do profissional de 
Educação Física, que tem crescido em nossa região. 
Palavras-chave: Pesquisa. Educação Física. Formação.

Abstract:
ABSTRACT
The University has as a fundamental axis of its constitution the tripod formed by 
teaching, research and extension. However, undergraduate research is still under￾emphasized in universities with the relevant relevance that their teaching and 
development deserve. Research is an important tool in reflective critical training. 
Thus, for the formation of critical-reflexive subjects, an academic life that takes into 
account the articulation of teaching and research is necessary. However, Physical 
Education, historically, was forged by the valorization of the technical and 
instrumental dimension, still has strong roots of the technical rationality in its curricula 
of teacher training. In the search to overcome some challenges and to fill some gaps 
on the formation of the teacher of physical education we propose as a general 
objective: to analyze how the teachers are forming their students in and for the 
research in the Physical Education course of the Federal University of Ceará. 
Concerning the methodology of this work, this study was anchored in the 
interpretative paradigm. Research of the exploratory and descriptive type, with 
predominantly qualitative approach. This research used the case study method, so 
that the research scenario was the undergraduate and bachelor's degree course of 
Physical Education of the Federal University of Ceará (UFC). The research universe 
was composed by the teachers of the mentioned course and the sample of the study 
was composed by 13 teachers, being that the criteria for selection of the sample 
were: teachers who ministered some discipline related to the research during the 
year 2017; and / or leading research group teachers; and / or teachers who guided 
students to monographs in the year 2017. The research was divided into two stages: 
documentary and field. The first analyzed the Curricular Matrix, the Pedagogical 
Project of the Course and the teaching plans of the disciplines that teach research. 
The field stage used the semistructured interview as the information construction 
technique. After the documentary analysis and the interviews, all the material 
collected during the research was organized and systematized through the NVIVO 11 
software, and for the analysis we use the thematic analysis of Minayo. The results 
showed that the teachers who teach the research in the subjects bring a theoretical 
and practical dimension in their classes, concentrating in the beginning the more 
theoretical and broad questions related to the understanding of knowledge and 
science and then more methodological and instrumental, seek to articulate this knowledge to the practice of research and teaching through the elaboration of a small 
project. As for GPs and Orientation activities, the results showed that the strategies 
used by teachers at these locals promote the dialogue between theory and practice, 
stimulating them to be protagonists of their learning and to build their texts, ideas and 
knowledge. Finally, despite knowing the temporal and spatial limitations of our 
research, we believe that our research can contribute to the debate about research in 
the formation of the Physical Education professional, which has grown in our region.
Keywords: Research. EF. Formation.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
BRASILEIRO, FELIPE CAVALCANTE. PESQUISA NA EDUCAÇÃO FÍSICA: COMO OS PROFESSORES FORMAM SEUS ALUNOS . 2018. 166 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 10 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1