Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
PROCESSOS DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES CEARENSES NO CONTEXTO DO PROJETO PROFESSOR APRENDIZ

Autor(es):
WATERLOO, JOYCE DE MELO LIMA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
RESUMO
O processo de busca de conhecimento, do desenvolvimento e melhoria do trabalho docente tem sido palco de estudos e discussões. O professor, como um dos agentes do processo ensino e aprendizagem, estabelece uma relação social para a efetivação desse propósito. As relações que ocorrem num espaço histórico-cultural envolvem diversos atores, em que cada integrante exerce seu papel de protagonista. O professor, quando inserido num contexto de aprendiz, na busca de aprendizagem para o desenvolvimento de seu trabalho docente, tem a oportunidade de ser ator de seu conhecimento, com a intencionalidade de articular elementos que possam dar suporte ao incremento de sua prática. Essa é a proposta do Projeto Professor Aprendiz, eixo norteador da presente investigação, e se refere a uma estratégia da Secretaria da Educação do Estado do Ceará, que visa proporcionar aos professores de sua rede a formação continuada, em serviço, tendo o protagonismo docente e a formação entre pares como princípios. O estudo tem como objetivo investigar, na concepção dos professores, as contribuições do Projeto Professor Aprendiz para a organização e constituição de seus processos de aprendizagens. Foi aplicado questionário, composto por 22 perguntas abertas e fechadas, com 51 professores inseridos no Projeto Professor Aprendiz. A análise dos dados teve suporte da perspectiva histórico-cultural que considera a aprendizagem como um processo construído nas relações sociais. Verificou-se que o professor aprendiz não tem a plena compreensão do seu papel de protagonista. Identifica-se que as maiores contribuições apontadas pelos professores foi a troca de experiência, maiores conhecimentos sobre a prática docente e experiência do trabalho colaborativo.
Palavras-chave: Projeto Professor Aprendiz. Protagonismo docente. Trabalho docente.

Abstract:
ABSTRACT
The process of search for knowledge, development and improvement of teaching has been the scene of studies and discussions. The teacher, as one of the agents of the teaching and learning process establish a social relationship for the realization of this purpose. The relationships that occur in a cultural and historical space involve many actors where each member exercises his starring role. The teacher when inserted into a learner context in the pursuit of learning for the development of their teaching, have the opportunity to be an actor of his knowledge, with the intentionality of linking elements that can give support to the growth of its practice. This is the proposal of Teacher Apprentice Project, guiding principle of this research, and refers to a strategy of the Board of Education of the State of Ceará, which aims to provide teachers in their continuing education network, in service, and teaching role and training peer as a principle. The study aims to investigate, in the design of teachers, the contributions of Teacher Apprentice Project for the organization and constitution of their learning processes. It was applied questionnaire with 22 open and closed questions, with 51 teachers inserted in the Teacher Apprentice Project. Data analysis had supported of historical and cultural perspective that considers learning as a process built on social relations. It was found that the Apprentice Teacher does not have the full understanding of its role as protagonist. It finds that the largest contributions noted by teachers were the exchange of experience, more knowledge about the teaching practice and the collaborative work experience.
Keywords: Teacher Apprentice Project. Teacher role. Teaching.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
WATERLOO, JOYCE DE MELO LIMA. PROCESSOS DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES CEARENSES NO CONTEXTO DO PROJETO PROFESSOR APRENDIZ. 2015. 103 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2015) - Universidade Estadual do Ceará, , 2015. Disponível em: Acesso em: 30 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1