Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A ATIVIDADE COMERCIAL COMO ESSÊNCIA DO URBANO: UM ESTUDO DE LIMOEIRO DO NORTE, CE.

Autor(es):
CHAVES, KÉLBIA GEÍSA OLIVEIRA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
RESUMO
O espaço urbano como objeto de análise traz um leque de possiblidades e elementos que possibilitem um estudo da produção do espaço. A pesquisa utilizou a atividade comercial como elemento principal para o entendimento do espaço urbano de Limoeiro do Norte, Ceará. Esse elemento surgiu como problemática possível devido à importância que o mesmo possui na produção do espaço da cidade em questão, através do viés econômico, da centralidade urbano-regional e das relações sociais. Assim, o objetivo geral esteve em compreender o papel da atividade comercial na dinâmica urbano-regional de Limoeiro do Norte, Ceará. Para este fim os estudos específicos consistiram em: Entender de que forma as técnicas de vendas mundializadas e mercadorias se inserem no espaço desta cidade; apreender a redefinição dos mercadinhos a partir das variáveis: informação, publicidade, finança e consumo; caracterizar a cidade de Limoeiro do Norte dentro da rede urbana, tendo como elemento os fluxos provenientes dos serviços e da atividade de troca; identificar os agentes do espaço urbano – do comerciante ao consumidor. O processo de investigação contou com dois momentos metodológicos: as técnicas de investigação e a interpretação. Quanto às técnicas de investigação, inicialmente foi realizado um levantamento bibliográfico, este material foi organizado por tema e fichado da mesma forma, a fim de subsidiar as discussões teóricas da pesquisa. Concomitante, foram realizadas coletas de dados que desvelam a realidade espacial, estas, por meio de levantamentos nas instituições ou programas. Foram realizadas também investigações em campo, etapa que contou com quatro processos: o reconhecimento da paisagem; o registro fotográfico; a aplicação de questionários semiestruturados, e a realização de entrevistas para entender a expansão e a redefinição do comércio em questão. Diante do panorama construído foi possível constatar que a atividade comercial em Limoeiro do Norte representa, desde a década de 1940 um forte elemento na produção do espaço intraurbano, como também na consolidação da influência urbano-regional junto às cidades da região do Vale do Jaguaribe. Destarte, conclui-se que as metamorfoses realizadas nesse comércio nos últimos cinco anos tiveram como pretensão a permanência e relevância da atividade comercial.
Palavras-chave: Espaço urbano. Atividade comercial. Consumo.

Abstract:
ABSTRACT
Thurban space as analysis object brings a variety of possibilities and elements that allow the production of space to be studied. This research uses the commercial activities as main element for the understanding of the urban space of Limoeiro do Norte, Ceará. This usage surfaced as a possible problematic due to the relevance of this element in the production of the spaces of the city in question, the importance of the economical bias, the urban-regional centrality and the social relations. Therefore, the general objective was to comprehend the role of the commercial activities in the urban-regional dynamics of the aforementioned city. To this end, the specific studies aimed to understand how the globalized sails technics and merchandizes were inserted in the urban space, and to learn the redefinition of the “mercadinhos” from the variables: information, publicity, finances and consumption. To characterize the Limoeiro do Norte city on its urban network from the flow of services and trade activities and to identify the agents of the urban space – from the dealer to the consumer. The investigation processes, then, took place in two methodological moments: the technics of investigation and the interpretation. For the first ones, it was realized a bibliographical data collection (that was organized and recorded so it could subsidize the theoretical discussions needed); an empirical data collection based on data from institutions and programs that unveiled the spatial reality; as well as field investigations in four different processes, from landscape reconnaissance, the photographical registration, the application of semi-structured surveys and the realization of interviews as to understand the expansion and redefinition of the commerce at the city in question. From this view, it was possible to understand the commercial activities in Limoeiro do Norte represent, since the 1940‟s, a strong element in the production of interurban space, as well as for the consolidation of the city‟s urab-regional influence on the Jaguaribe valley. Therefore, we conclude that the metamorphosis realized of commerce in the last five years had the intention of preserving the relevance of such influence and the relevance of commercial activity itself.
Key-words: Urban space. Business activity. Consumption

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
CHAVES, KÉLBIA GEÍSA OLIVEIRA. A ATIVIDADE COMERCIAL COMO ESSÊNCIA DO URBANO: UM ESTUDO DE LIMOEIRO DO NORTE, CE.. 2016. 138 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2016) - Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 25 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1