Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
SAÚDE MENTAL DE ESTUDANTES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA: EXPERIÊNCIAS PSICOEMOCIONAIS NA UNIVERSIDADE

Autor(es):
BEZERRA, JOÃO ERNESTO MOURA SOBREIRA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
RESUMO
Parte-se do pressuposto de que a universidade existe uma vez que os estudantes são seus principais atores e para os quais se deve dedicar a ampliação de um espaço gerador de bem-estar psicossocial. Sabe-se que o ambiente universitário pode ser causador de sofrimento psíquico. Além disso, em sua maioria, os estudantes universitários são adolescentes ou adultos jovens em processo de construção de sua identidade. Logo, devem-se acompanhar os estudantes ao longo de sua graduação a fim de promoção e prevenção da saúde psicossocial e, então, se necessário, ações de intervenção podem ser direcionadas às situações que apareçam. Os estudantes das faculdades de engenharia e tecnologia estão entre aqueles que também podem passar por sofrimento psíquico e consequentes prejuízos em seu aprendizado e manter-se motivado em seu curso. Contudo, como se trata de uma área do conhecimento que se distancia das ciências da saúde, imagina-se que os estudantes têm menos acesso a informações acerca dos aspectos relacionados à saúde psicossocial, tais como sintomas de adoecimento e formas de tratamento entre outras. Logo, muitos deles também não sabem como, quando e onde devem procurar ajuda. O objetivo da pesquisa é analisar o estado atual da saúde mental de estudantes das áreas de engenharia e tecnologia. A natureza do estudo é qualitativa e quantitativa, do tipo estudo de caso. O campo empírico serão os onze cursos de engenharia que compõem o Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará (CT-UFC) e os sujeitos são estudantes de vários semestres desses diversos cursos. Os instrumentos e a técnica de coleta de dados são questionários sociodemográfico, o Patient Health Questionnaire (PHQ-9) e o questionário de Qualidade de Vida da Organização Mundial da Saúde (WHOQoL-Bref) aplicados a 418 estudantes de primeiro ano. Além disso, foram realizadas entrevistas com seis alunos e um grupo focal com doze alunos. O plano de análise é a análise do discurso conforme Bardin para os dados colhidos nas entrevistas e os dados quantitativos estudados no programa GNU-Octave. A relevância da pesquisa é a obtenção de informações consistentes sobre o estado atual da saúde mental dos estudantes do CT-UFC, propondo-se as intervenções necessárias e a promoção da saúde mental a fim de favorecerem-se o processo de aprendizagem e a qualidade de vida discente.
Palavras-chave: Saúde mental. Engenharia. Tecnologia. Estudantes universitários.

Abstract:
ABSTRACT
It is assumed that the university exists since the students are its main actors and for whom the expansion of a space that generates psychosocial well-being must be dedicated. It is known that the university environment can be a cause of psychic suffering. In addition, most college students are teenagers or young adults on the process of building their identity. Therefore, students should be taken care of during their graduation in order to promote and prevent psychosocial health, and then, if necessary, to intervene with actions that can be directed to the situations that appear. Engineering and technology college students are among those who can also experience psychic suffering and consequent impairments in their learning and motivation for in keeping up with the course. However, since it is an area of knowledge that distances itself from the health sciences, it is thought that students have less access to information about aspects related to psychosocial health, such as symptoms of illnesses and forms of treatment. Therefore, many of them also do not know how, when and where to seek for help. The aim of the research is to analyze the current mental health state of students on engineering and technology areas. The nature of the study is qualitative and quantitative, of the case study type. The empirical field will be the fifteen undergraduate courses that compose the Technology Center of the Federal University of Ceará (CT-UFC) and the subjects will be students of several semesters of these several courses. The instruments and data collection technique will be demographic questionnaires, the Patient Health Questionnaire (PHQ-9) and the World Health Organization (WHOQoL Bref) Quality of Life questionnaire applied to 418 first year students. In addition, interviews were conducted with six students and a focus group with twelve students. The analysis plan is the analysis of the speech according to Bardin for the data collected on the interviews and the quantitative data studied in the GNU-Octave program. The relevance of the research is to obtain consistent information about the current state of CT-UFC students, proposing the necessary interventions and promoting one’s mental health in order to favor the learning process and the quality of student life.
Keywords: Mental health. Engineering. Technology. University students.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
BEZERRA, JOÃO ERNESTO MOURA SOBREIRA. SAÚDE MENTAL DE ESTUDANTES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA: EXPERIÊNCIAS PSICOEMOCIONAIS NA UNIVERSIDADE. 2017. 127 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 18 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1