Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
LAGARTA PINTADA, QUEM FOI QUE TE PICOU? A IMPLEMENTAÇÃO DA ABORDAGEM ECO-BIO-SOCIAL EM AMBIENTE ESCOLAR PARA A VIGILÂNCIA ATIVA NO CONTROLE DO AEDES AEGYPTI

Autor(es):
BARAKAT, ROBERTA DUARTE MAIA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
RESUMO
Há anos o Brasil enfrenta um contexto de caráter emergencial devido às infecções
virais, Dengue, Chikungunya e Zika, ocasionadas pelo vetor Aedes aegypti. Este
estudo tem como objetivo geral implementar ações de vigilância ativa no controle do
vetor em ambiente escolar à luz da abordagem Eco-bio-social. Trata-se de um estudo
de natureza qualitativa de cunho analítico que versará sobre os pressupostos de uma
pesquisa-ação. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário semiestruturado,
realizado um minicurso agregado ao método de pesquisa-ação Photovoice e
concluído com grupos focais. A pesquisa foi realizada em duas escolas municipais de
Fortaleza com a participação total de 55 alunos. A produção dos dados ocorreu nos
meses de maio e junho de 2018, após aprovação no Comitê de Ética e Pesquisa da
Universidade Estadual do Ceará. Os dados empíricos foram processados pelo
software Iramuteq® e submetidos à análise de conteúdo de Minayo. As ações de
vigilância e controle, bem como as respostas às condições ambientais que afetam a
reprodução e os ciclos de vida do vetor transmissor, impedem a sua proliferação. Este
estudo contribui no desenvolvimento de ações inovadoras educacionais,
participativas, sustentáveis, comunicacionais e integrativas para atuar diretamente no
cotidiano de um ambiente escolar, fomenta a vigilância ativa e promoção da saúde no
controle do Aedes Aegypti. Promove a reflexão das práticas de participação e
corresponsabilidade social nas ações, e a potencialização do protagonismo dos
alunos na perspectiva da abordagem eco-bio-social. Essa pesquisa destaca a
educação e a promoção da saúde, bem como o cuidado com o meio ambiente como
aliados do controle vetorial.
Palavras-chave: Controle de vetores. Promoção da Saúde. Eco-bio-social. Saúde
na escola.

Abstract:
ABSTRACT
Brazil has faced an emergency situation in recent years due to the emergence of
Dengue, Chikungunya and Zika viral infections caused by the Aedes aegypti vector.
This study aims to implement active surveillance actions in vector control in the school
environment in light of the Eco-bio-social approach. This is a qualitative analytical study
that will address the assumptions of a research-action. Regarding data collection, a
semi-structured questionnaire was applied and a mini-course was added to the
Photovoice research-action method, and the process was concluded with focus
groups. The research was carried out in two municipal schools of Fortaleza, Ceará,
Brazil, with the total participation of 55 students. Data were produced in May and June
2018, following approval by the Research Ethics Committee of the State University of
Ceará (UECE). Empirical data were processed by Iramuteq® software and submitted
to Minayo content analysis. Surveillance and control actions, as well as responses to
environmental conditions that affect reproduction and the transmitter vector life cycles,
prevent their proliferation. This study contributes to the development of innovative
educational, participative, sustainable, communicational and integrative actions to act
directly in the daily life of a school environment and promotes active surveillance and
health promotion in the control of Aedes Aegypti. It promotes the reflection of
participation and social co-responsibility in the actions, as well as the empowerment of
the leading role of students in the perspective of the eco-bio-social approach. This
research highlights education and health promotion, as well as care for the
environment as allies of vector control.
Keywords: Vector control. Health promotion. Eco-bio-social. School health.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
BARAKAT, ROBERTA DUARTE MAIA. LAGARTA PINTADA, QUEM FOI QUE TE PICOU? A IMPLEMENTAÇÃO DA ABORDAGEM ECO-BIO-SOCIAL EM AMBIENTE ESCOLAR PARA A VIGILÂNCIA ATIVA NO CONTROLE DO AEDES AEGYPTI. 2019. 160 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 18 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1