RESUMO
Há anos o Brasil enfrenta um contexto de caráter emergencial devido às infecções
virais, Dengue, Chikungunya e Zika, ocasionadas pelo vetor Aedes aegypti. Este
estudo tem como objetivo geral implementar ações de vigilância ativa no controle do
vetor em ambiente escolar à luz da abordagem Eco-bio-social. Trata-se de um estudo
de natureza qualitativa de cunho analítico que versará sobre os pressupostos de uma
pesquisa-ação. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário semiestruturado,
realizado um minicurso agregado ao método de pesquisa-ação Photovoice e
concluído com grupos focais. A pesquisa foi realizada em duas escolas municipais de
Fortaleza com a participação total de 55 alunos. A produção dos dados ocorreu nos
meses de maio e junho de 2018, após aprovação no Comitê de Ética e Pesquisa da
Universidade Estadual do Ceará. Os dados empíricos foram processados pelo
software Iramuteq® e submetidos à análise de conteúdo de Minayo. As ações de
vigilância e controle, bem como as respostas às condições ambientais que afetam a
reprodução e os ciclos de vida do vetor transmissor, impedem a sua proliferação. Este
estudo contribui no desenvolvimento de ações inovadoras educacionais,
participativas, sustentáveis, comunicacionais e integrativas para atuar diretamente no
cotidiano de um ambiente escolar, fomenta a vigilância ativa e promoção da saúde no
controle do Aedes Aegypti. Promove a reflexão das práticas de participação e
corresponsabilidade social nas ações, e a potencialização do protagonismo dos
alunos na perspectiva da abordagem eco-bio-social. Essa pesquisa destaca a
educação e a promoção da saúde, bem como o cuidado com o meio ambiente como
aliados do controle vetorial.
Palavras-chave: Controle de vetores. Promoção da Saúde. Eco-bio-social. Saúde
na escola.