RESUMO
Esta dissertação visa compreender a área de História e Ensino da licenciatura em História da
Universidade Estadual do Ceará em Fortaleza, através do percurso formativo, repertório de
saberes e práticas docentes de seus professores, em uma perspectiva qualitativa e
interpretativa da realidade, nos dizeres de Esteban (2010). Os pressupostos de pesquisa
partem das relações de saber-poder dos sujeitos analisados, a partir de Foucault (2007); de
um lugar social historiográfico, a partir de Certeau (2008); e de uma epistemologia da
prática docente, a partir de Pimenta (2010), que exigem uma abordagem metodológica
ecológica para interpretar a realidade analisada: um estudo de caso único (STAKE, 2007),
descritivo-explanatório (YIN, 2005). O recorte temporal norteador do estudo foi o semestre
de 2015.1. Considerou-se esta pesquisa de caráter bibliográfico, documental e de campo, em
que cada etapa corresponde, respectivamente, aos capítulos 3, 4 e 5. Como fundamentação
teórico-metodológica, foram considerados os estudos de Almeida (2012), Bogdan e Biklen
(1994), Fonseca (2009), Gauthier et al. (1998), Monteiro (2007), Pacheco (2006), Rüsen
(2011b), Tardif (2008), Tardif e Lessard (2009), Vicentini e Lugli (2009), Zamboni e
Fonseca (2008), bem como outras bibliografias e dissertações locais. Analisou-se vasto
espectro documental, como a Lei n. 9.394/96, as Diretrizes Curriculares Nacionais
reguladoras das licenciaturas de História, as matrizes curriculares do curso de História da
Universidade Estadual do Ceará desde 1947 e seus projetos pedagógicos de 2003 a 2014,
dentre outros documentos. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas e observação de
reuniões e de aulas de duas professoras do caso analisado. As pesquisas bibliográfica e
documental apontaram para um histórico processo constitutivo de secundarização da
formação docente nas licenciaturas em História no Brasil, preterindo o diálogo com as
diretrizes dos cursos de formação de professores, com poucos momentos formativos para o
ensino. Tal secundarização igualmente repercute nas formações continuada e contínua: os
cursos de História da referida Universidade, em geral, confirmam esse processo, mas, a
partir dos projetos pedagógicos de 2003 em diante, constituem, crescente e paulatinamente,
um mais bem elaborado percurso formativo prescrito em Ensino de História. A pesquisa de
campo apontou para um variado repertório de percursos formativos e saberes mobilizados
nas práticas docentes dos sujeitos de pesquisa, do qual se valeram para se legitimarem como
os professores mais capacitados para exercer a docência na área de História e Ensino. Esses
profissionais também buscaram se organizar para melhor articular sua proposta formativa e
fortalecer sua posição estratégica de promotores da formação docente em um curso de perfil mais próximo a um bacharelado; buscaram suscitar reflexões formativas em perspectivas de
Ensino de História críticas e mediadas por fontes, visando formar professores
pesquisadores. Contudo, nem todos os professores privilegiaram seus saberes da ação
pedagógica, voltados para o Ensino de História, para formar outros professores: alguns
destacaram seus saberes da experiência; e outros apontaram seus saberes históricos como os
mais mobilizados em suas aulas, constituindo assim um diverso quadro de práticas
formativas dentro da mesma área, permitindo interpretar, portanto, que o caso analisado
pode ser entendido tanto em seu todo como em suas partes, em que cada professor constitui
um microcaso.
Palavras-chave: Percurso formativo. Saberes docentes. Práticas docentes. História. UECE.