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Repositório Institucional - UECE
Título:
FORMAÇÃO, SABERES E PRÁTICAS DOS PROFESSORES DA ÁREA DE ENSINO DE HISTÓRIA NO CURSO DE HISTÓRIA DA UECE EM FORTALEZA

Autor(es):
MIRANDA, AUGUSTO RIDSON DE ARAÚJO

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
RESUMO
Esta dissertação visa compreender a área de História e Ensino da licenciatura em História da
Universidade Estadual do Ceará em Fortaleza, através do percurso formativo, repertório de
saberes e práticas docentes de seus professores, em uma perspectiva qualitativa e
interpretativa da realidade, nos dizeres de Esteban (2010). Os pressupostos de pesquisa
partem das relações de saber-poder dos sujeitos analisados, a partir de Foucault (2007); de
um lugar social historiográfico, a partir de Certeau (2008); e de uma epistemologia da
prática docente, a partir de Pimenta (2010), que exigem uma abordagem metodológica
ecológica para interpretar a realidade analisada: um estudo de caso único (STAKE, 2007),
descritivo-explanatório (YIN, 2005). O recorte temporal norteador do estudo foi o semestre
de 2015.1. Considerou-se esta pesquisa de caráter bibliográfico, documental e de campo, em
que cada etapa corresponde, respectivamente, aos capítulos 3, 4 e 5. Como fundamentação
teórico-metodológica, foram considerados os estudos de Almeida (2012), Bogdan e Biklen
(1994), Fonseca (2009), Gauthier et al. (1998), Monteiro (2007), Pacheco (2006), Rüsen
(2011b), Tardif (2008), Tardif e Lessard (2009), Vicentini e Lugli (2009), Zamboni e
Fonseca (2008), bem como outras bibliografias e dissertações locais. Analisou-se vasto
espectro documental, como a Lei n. 9.394/96, as Diretrizes Curriculares Nacionais
reguladoras das licenciaturas de História, as matrizes curriculares do curso de História da
Universidade Estadual do Ceará desde 1947 e seus projetos pedagógicos de 2003 a 2014,
dentre outros documentos. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas e observação de
reuniões e de aulas de duas professoras do caso analisado. As pesquisas bibliográfica e
documental apontaram para um histórico processo constitutivo de secundarização da
formação docente nas licenciaturas em História no Brasil, preterindo o diálogo com as
diretrizes dos cursos de formação de professores, com poucos momentos formativos para o
ensino. Tal secundarização igualmente repercute nas formações continuada e contínua: os
cursos de História da referida Universidade, em geral, confirmam esse processo, mas, a
partir dos projetos pedagógicos de 2003 em diante, constituem, crescente e paulatinamente,
um mais bem elaborado percurso formativo prescrito em Ensino de História. A pesquisa de
campo apontou para um variado repertório de percursos formativos e saberes mobilizados
nas práticas docentes dos sujeitos de pesquisa, do qual se valeram para se legitimarem como
os professores mais capacitados para exercer a docência na área de História e Ensino. Esses
profissionais também buscaram se organizar para melhor articular sua proposta formativa e
fortalecer sua posição estratégica de promotores da formação docente em um curso de perfil mais próximo a um bacharelado; buscaram suscitar reflexões formativas em perspectivas de
Ensino de História críticas e mediadas por fontes, visando formar professores
pesquisadores. Contudo, nem todos os professores privilegiaram seus saberes da ação
pedagógica, voltados para o Ensino de História, para formar outros professores: alguns
destacaram seus saberes da experiência; e outros apontaram seus saberes históricos como os
mais mobilizados em suas aulas, constituindo assim um diverso quadro de práticas
formativas dentro da mesma área, permitindo interpretar, portanto, que o caso analisado
pode ser entendido tanto em seu todo como em suas partes, em que cada professor constitui
um microcaso.
Palavras-chave: Percurso formativo. Saberes docentes. Práticas docentes. História. UECE.

Abstract:
ABSTRACT
This research aims to understand the area of History and Teaching at the History Course at
UECE in Fortaleza, through the teacher's training course, knowledge repertoire and teaching
practices of their professors, in a qualitative and interpretative perspective of reality, in the
words of Esteban (2010). Our research assumptions considers the relations of powerknowledge
of the subjects analyzed in this research, by Foucault (2007); a historiographical
social place, by Certeau (2008); and the Epistemology of Teaching Practice, by Pimenta
(2010), which require an ecological methodological approach to interpret the analyzed reality:
a single-case study (Stake, 2007), descriptive and explanatory (Yin, 2005). The guiding time
frame of the study was half of 2015.1 semester. We have considered it as a bibliographical,
documentary and field research, where each step corresponds respectively to chapters 3, 4 and
5. We take as theoretical and methodological foundation studies Almeida (2012), Bogdan and
Biklen (1994), Fonseca (2009), Gauthier et al. (1998), Monteiro (2007), Pacheco (2006),
Rüsen (2011b), Tardif (2008), Tardif and Lessard (2009), Vicentini and Lugli (2009) and
Zamboni and Fonseca (2008), among other bibliographies and local dissertations. Analyze
wide range of documents such as Law n. 9394/96, the National Curricular Guidelines to
History Courses regulatory, the curricular matrices of the History Course at UECE since 1947
and its Pedagogical Projects between 2003 to 2014, among other documents. We conducted
semi-structured interviews and observed meetings of the studied area and classes of two
professors of the analyzed case. The bibliographical and documentary research points to a
historical process of a sidelined path on training History teachers in Brazil, far away to
dialogue with the Guidelines of teacher training courses, and with few formative moments to
teach; such secondarization is also reflected in the continued and continuous training: the
UECE History courses in general confirm this process, but starting by the PP of 2003 to on, it
constitutes an ongrowing and increasing prescribed training path in History Teaching. The
field research points to a variety of different training paths and knowledge mobilized in the
practical teaching of the professors, who use this to legitimize themselves as the most
qualified teachers to practice teaching in the field of History and Teaching. These professors
also seek to organize themselves, to better articulate their formation program and strengthen
its strategic position in promoting the teaching training, at a course whose profile is closer to a
bachelor's degree; they seek to raise the critical reflections and mediated by evidences at
History Teaching, aiming to train teachers-researchers. However, not all the professors
emphasize their knowledge of pedagogical action, devoted to the teaching of history, to train other teachers: some demonstrating their knowledge of experience; and others, their historical
knowledge as the most mobilized in their classes, thus providing a diverse picture of training
practices within the same area, and therefore, allowing to interpret that this analyzed case can
be understood as a whole, as in parts, where each professor is a micro-event.
Keywords: Training path. Teaching knowledge. Teaching practices. History. UECE.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
MIRANDA, AUGUSTO RIDSON DE ARAÚJO. FORMAÇÃO, SABERES E PRÁTICAS DOS PROFESSORES DA ÁREA DE ENSINO DE HISTÓRIA NO CURSO DE HISTÓRIA DA UECE EM FORTALEZA. 2016. 362 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2016) - Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 29 de abril de 2024

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