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Repositório Institucional - UECE
Título:
Ensino médio em tempo integral e seus sentidos: a experiência da Escola Matias Beck em Fortaleza-CE

Autor(es):
Pinheiro, Marcelo Rangel

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
Em 2016, a Secretaria de Educação Básica do Ceará (SEDUC) iniciou o processo de implementação das Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) na rede estadual de ensino. As escolas que participam desta política se caracterizam pela ampliação da jornada escolar e por mudanças na sua estrutura organizacional e curricular. Visando compreender as mudanças que a implantação dessa modalidade de ensino acarreta na organização escolar e na vida dos estudantes, e contribuir com o debate a respeito da política educacional de ensino médio em tempo integral, a presente pesquisa tem como objetivo geral analisar o processo de implementação da modalidade de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) na escola Matias Beck e os sentidos atribuídos pela comunidade escolar a essa nova modalidade de ensino. Os objetivos específicos da pesquisa são: identificar os pressupostos legais que fundamentam a implementação do ensino médio em tempo integral; identificar e analisar as mudanças ocorridas na escola Matias Beck com o advento do ensino médio em tempo integral; e analisar os sentidos que a comunidade escolar atribui à essa modalidade de ensino. Como metodologia de pesquisa, utilizamos a pesquisa bibliográfica, a observação direta, questionários, grupo focal e entrevistas semiestruturadas com membros da comunidade escolar. Os trabalhos de Carrano e Dayrell (2013), Cavaliere (2007, 2014), Ferretti e Krawczyk (2017), Moll (2017), Masschelein e Simons (2015), Sennett (1999) e Han (2017) oferecem chaves analíticas importantes para se pensar a problemática posta pela pesquisa. Aspectos relacionados às mudanças curriculares e pedagógicas como os “tempos eletivos” e ações voltadas para o “desenvolvimento socioemocional” dos estudantes, o “cansaço”, as condições de infraestrutura, equipamentos, além dos aspectos extraescolares como a impossibilidade de trabalhar e a necessidade de “tirar os jovens da rua” se apresentam como fatores importantes para se compreender as mudanças acarretadas pela implementação do EMTI na escola Matias Beck. Palavras-chave: Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Matias Beck. Juventudes. Tempos Eletivos. Competências socioemocionais.

Abstract:
In 2016, the Secretary of Basic Education of Ceará (SEDUC) began the process of implementation of the Schools of High School in Integral Time (EEMTI) in the state education network. The schools that participate in this policy are characterized by the expansion of the school day and by changes in its organizational and curricular structure. Aiming to understand the changes that the implantation of this modality of education entails in the school organization and in the life of the students, and to contribute with the debate regarding the educational policy of high school full time, the present research has as general objective to analyze the process of implementation (EMTI) at the Matias Beck school and the meanings attributed by the school community to this new modality of teaching. The specific objectives of the research are: to identify the legal assumptions that support the implementation of full-time high school; identify and analyze the changes that occurred at the Matias Beck school with the advent of full-time high school; and to analyze the meanings that the school community attributes to this modality of teaching. As a research methodology, we used bibliographic research, direct observation, questionnaires, focus groups and semi-structured interviews with members of the school community. The papers by Carrano and Dayrell (2013), Cavaliere (2007, 2014), Ferretti and Krawczyk (2017), Moll (2017), Masschelein and Simons (2015), Sennett (1999) and Han (2017) provide important analytical keys for think the problem posed by the research. Aspects related to curricular and pedagogical changes such as "elective times" and actions aimed at students' "social and emotional development", "fatigue", infrastructure conditions, equipment, as well as extracurricular aspects such as the impossibility of working and the need to "Taking the young people out of the street" are important factors in understanding the changes brought about by the implementation of EMTI at the Matias Beck school. Keywords: High School in Full Time Matias Beck. Youths. Elective Times. Socialemotion competence.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Pinheiro, Marcelo Rangel. Ensino médio em tempo integral e seus sentidos: a experiência da Escola Matias Beck em Fortaleza-CE . 2018. 127 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 7 de dezembro de 2024

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