RESUMO
Em 2016, a Secretaria de Educação Básica do Ceará (SEDUC) iniciou o processo de
implementação das Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) na rede
estadual de ensino. As escolas que participam desta política se caracterizam pela
ampliação da jornada escolar e por mudanças na sua estrutura organizacional e
curricular. Visando compreender as mudanças que a implantação dessa modalidade
de ensino acarreta na organização escolar e na vida dos estudantes, e contribuir com
o debate a respeito da política educacional de ensino médio em tempo integral, a
presente pesquisa tem como objetivo geral analisar o processo de implementação da
modalidade de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) na escola Matias Beck e os
sentidos atribuídos pela comunidade escolar a essa nova modalidade de ensino. Os
objetivos específicos da pesquisa são: identificar os pressupostos legais que
fundamentam a implementação do ensino médio em tempo integral; identificar e
analisar as mudanças ocorridas na escola Matias Beck com o advento do ensino
médio em tempo integral; e analisar os sentidos que a comunidade escolar atribui à
essa modalidade de ensino. Como metodologia de pesquisa, utilizamos a pesquisa
bibliográfica, a observação direta, questionários, grupo focal e entrevistas
semiestruturadas com membros da comunidade escolar. Os trabalhos de Carrano e
Dayrell (2013), Cavaliere (2007, 2014), Ferretti e Krawczyk (2017), Moll (2017),
Masschelein e Simons (2015), Sennett (1999) e Han (2017) oferecem chaves
analíticas importantes para se pensar a problemática posta pela pesquisa. Aspectos
relacionados às mudanças curriculares e pedagógicas como os “tempos eletivos” e
ações voltadas para o “desenvolvimento socioemocional” dos estudantes, o
“cansaço”, as condições de infraestrutura, equipamentos, além dos aspectos
extraescolares como a impossibilidade de trabalhar e a necessidade de “tirar os jovens
da rua” se apresentam como fatores importantes para se compreender as mudanças
acarretadas pela implementação do EMTI na escola Matias Beck.
Palavras-chave: Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Matias Beck.
Juventudes. Tempos Eletivos. Competências socioemocionais.