Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL E SEUS SENTIDOS: A EXPERIÊNCIA DA ESCOLA MATIAS BECK EM FORTALEZA-CE.

Autor(es):
PINHEIRO, MARCELO RANGEL

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
RESUMO
Em 2016, a Secretaria de Educação Básica do Ceará (SEDUC) iniciou o processo de 
implementação das Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) na rede 
estadual de ensino. As escolas que participam desta política se caracterizam pela 
ampliação da jornada escolar e por mudanças na sua estrutura organizacional e 
curricular. Visando compreender as mudanças que a implantação dessa modalidade 
de ensino acarreta na organização escolar e na vida dos estudantes, e contribuir com 
o debate a respeito da política educacional de ensino médio em tempo integral, a 
presente pesquisa tem como objetivo geral analisar o processo de implementação da 
modalidade de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) na escola Matias Beck e os 
sentidos atribuídos pela comunidade escolar a essa nova modalidade de ensino. Os 
objetivos específicos da pesquisa são: identificar os pressupostos legais que 
fundamentam a implementação do ensino médio em tempo integral; identificar e 
analisar as mudanças ocorridas na escola Matias Beck com o advento do ensino 
médio em tempo integral; e analisar os sentidos que a comunidade escolar atribui à 
essa modalidade de ensino. Como metodologia de pesquisa, utilizamos a pesquisa 
bibliográfica, a observação direta, questionários, grupo focal e entrevistas 
semiestruturadas com membros da comunidade escolar. Os trabalhos de Carrano e 
Dayrell (2013), Cavaliere (2007, 2014), Ferretti e Krawczyk (2017), Moll (2017), 
Masschelein e Simons (2015), Sennett (1999) e Han (2017) oferecem chaves 
analíticas importantes para se pensar a problemática posta pela pesquisa. Aspectos 
relacionados às mudanças curriculares e pedagógicas como os “tempos eletivos” e 
ações voltadas para o “desenvolvimento socioemocional” dos estudantes, o 
“cansaço”, as condições de infraestrutura, equipamentos, além dos aspectos 
extraescolares como a impossibilidade de trabalhar e a necessidade de “tirar os jovens 
da rua” se apresentam como fatores importantes para se compreender as mudanças 
acarretadas pela implementação do EMTI na escola Matias Beck.
Palavras-chave: Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Matias Beck.
Juventudes. Tempos Eletivos. Competências socioemocionais.

Abstract:
ABSTRACT
In 2016, the Secretary of Basic Education of Ceará (SEDUC) began the process of 
implementation of the Schools of High School in Integral Time (EEMTI) in the state 
education network. The schools that participate in this policy are characterized by the 
expansion of the school day and by changes in its organizational and curricular 
structure. Aiming to understand the changes that the implantation of this modality of 
education entails in the school organization and in the life of the students, and to 
contribute with the debate regarding the educational policy of high school full time, the 
present research has as general objective to analyze the process of implementation 
(EMTI) at the Matias Beck school and the meanings attributed by the school community 
to this new modality of teaching. The specific objectives of the research are: to identify 
the legal assumptions that support the implementation of full-time high school; identify 
and analyze the changes that occurred at the Matias Beck school with the advent of 
full-time high school; and to analyze the meanings that the school community attributes 
to this modality of teaching. As a research methodology, we used bibliographic 
research, direct observation, questionnaires, focus groups and semi-structured 
interviews with members of the school community. The papers by Carrano and Dayrell 
(2013), Cavaliere (2007, 2014), Ferretti and Krawczyk (2017), Moll (2017), 
Masschelein and Simons (2015), Sennett (1999) and Han (2017) provide important 
analytical keys for think the problem posed by the research. Aspects related to 
curricular and pedagogical changes such as "elective times" and actions aimed at 
students' "social and emotional development", "fatigue", infrastructure conditions, 
equipment, as well as extracurricular aspects such as the impossibility of working and 
the need to "Taking the young people out of the street" are important factors in 
understanding the changes brought about by the implementation of EMTI at the Matias 
Beck school.
Keywords: High School in Full Time Matias Beck. Youths. Elective Times. Social￾emotion competence.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
PINHEIRO, MARCELO RANGEL. ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL E SEUS SENTIDOS: A EXPERIÊNCIA DA ESCOLA MATIAS BECK EM FORTALEZA-CE. . 2018. 128 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 25 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1