Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
PROGRESSÃO ARITMÉTICA, PROGRESSÃO GEOMÉTRICA E PROGRESSÃO ARITMÉTICO-GEOMÉTRICA

Autor(es):
SILVA, PAULO RICARDO DE MENEZES

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
RESUMO
Este trabalho tem como tema o assunto que envolve as progressões, sendo elas: 
progressão aritmética, progressão geométrica que são apresentadas no ensino médio, e 
também a progressão aritmético-geométrica que não é apresentada no ensino médio e 
raramente é mostrada no ensino superior, mas que é muito interessante como fonte de 
estudo, aperfeiçoamento e curiosidade. Nossa finalidade é apresentar o tema com uma 
abordagem nova com o auxílio de alguns recursos bem relevantes como a história da 
matemática, a relação com funções e matemática financeira. A demonstração de teoremas e 
corolários é importante para o aperfeiçoamento do tema, como metodologia para o ensino 
destes tópicos, pois os mesmos contribuem para o desenvolvimento matemático dos 
professores de matemática. Problemas e situações são mostrados para aluno e professor 
com o objetivo de analisar de maneira clara o tema proposto. A partir disso tudo, o assunto 
se desenvolve e interferem de maneira direta na construção do pensamento matemático em 
relação ao tema estudado pelos nossos alunos, professores e interessados em geral pelo 
estudo destes assuntos.
Palavras-chave: Progressão Aritmética. Progressão Geométrica. Progressão Aritmético –
Geométrica.

Abstract:
ABSTRACT
The theme of this work involves the subject of progressions in what concerns arithmetic 
progression and geometric progression, both being studied during High School, and the 
arithmetic-geometric progression, which is not a High School subject and is seldom studied
in higher education, but is also a very interesting topic as a source of study, improvement 
and curiosity. Our purpose is to present the theme with a new approach with the help of 
some very relevant resources such as the history of mathematics, their relation with functions 
and financial mathematics. The demonstration of theorems and corollaries is important for 
the improvement of the theme, as a methodology for the teaching of these topics, since they 
contribute to the development of mathematics teachers. Problems and situations are shown 
for both student and teacher in order to clearly analyze the proposed theme. Therefore, the 
subject develops and relates directly to the construction of mathematical thinking in relation 
to the subject studied by students, teachers and general people interested in the study of 
these subjects.
Keywords: Arithmetic Progression. Geometric Progression. Arithmetic – Geometric 
Progression

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
SILVA, PAULO RICARDO DE MENEZES. PROGRESSÃO ARITMÉTICA, PROGRESSÃO GEOMÉTRICA E PROGRESSÃO ARITMÉTICO-GEOMÉTRICA. 2017. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2017) – Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 6 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1