Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
O PROFESSOR SUPERVISOR DO PIBID: O QUE PENSA, FAZ E APRENDE SOBRE A PROFISSÃO?

Autor(es):
BORGES, CAROLINE TEIXEIRA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2015

Resumo:
RESUMO
A presente investigação aborda a temática da formação e desenvolvimento
profissional de professores da educação básica, tendo como referência o Projeto
Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) com ênfase no trabalho,
função e aprendizagens do professor que atua como supervisor deste Programa.
Tem como objetivo analisar o processo de formação e desenvolvimento do professor
supervisor a partir do PIBID, considerando suas concepções, funções e
aprendizagens vividas no âmbito do Programa. A iniciativa encontrou suporte
metodológico na abordagem qualitativa, mais especificamente no Estudo de Caso.
Este método é o que melhor se adéqua às proposições e pretensões desta
pesquisa, pois trata-se da análise e caracterização de uma realidade e a atuação de
sujeitos nela inseridos, no caso, os professores supervisores do PIBID UECE,
Subprojeto de Pedagogia. O estudo teve como sujeitos da pesquisa quatro
professores da educação básica que atuaram como supervisores nas escolas
públicas participantes, desenvolvendo os subprojetos na área de Pedagogia. As
análises mostraram que os professores supervisores consideram a experiência no
PIBID importante para a sua formação e desenvolvimento profissional docente.
Compreendem sua função de acompanhamento dos bolsistas de iniciação à
docência, porém nem todos entendem o papel que desempenham como
coformadores. Sua atuação neste Programa envolve atividades de supervisão e
orientação da prática em sala de aula dos licenciandos, bem como momentos de
planejamento, estudo e realização de seminários e oficinas. Estes sujeitos enfrentam
desafios diversos no desempenho de sua função como professores supervisores do
PIBID. Sobre as experiências mais significativas vividas no PIBID em relação à sua
formação e desenvolvimento profissional, destacaram-se os momentos de estudo e
a participação em eventos científicos, por sua vez, as experiências mais importantes
para sua prática como professores da Educação Básica foram enfatizadas as
atividades de pesquisa e oficinas. A participação no PIBID, segundo os professores
supervisores, resultou em mudanças para melhor em sua prática pedagógica na
Educação Básica. Concluímos que o PIBID proporciona experiências que
efetivamente contribuem para a formação e o desenvolvimento profissional dos
professores supervisores que são profundamente impactados por esta experiência.
Palavras-chave: Professor Supervisor. Formação de Professores. Desenvolvimento
Profissional Docente. Prática Pedagógica. PIBID

Abstract:
ABSTRACT
This research addresses the issue of training and professional development of basic
education teachers, with reference to PIBID with emphasis on work, function and
learning of the teacher acting as supervisor of this program. It aims to analyze the
process of formation and development of PIBID supervising teachers considering its
concepts, functions and experienced learning under the program. The initiative found
methodological support in the qualitative approach, specifically in Case Study. This
method is the one that best fits the proposals and claims of this research because it
is the analysis and characterization of a reality and the actions of subjects inserted in
it , in this case, supervising teachers from PIBID UECE, Education Subproject. The
study had as subjects four teachers from basic education that acted as supervisors at
the participating public schools, developing the Subprojects in the Education area.
Analyses showed that the supervisors teachers consider the experience in PIBID
important to their training and professional development. They understand their
monitoring function of the start teaching fellows, but not everyone understands their
role as co-trainers. Their performance in this program involves surveillance activities
and practical guidance of undergraduates in the classroom , as well as moments of
planning, study and seminars and workshops. These subjects face several
challenges in carrying out their role as PIBID supervisors teachers. On the most
significant experiences in PIBID regarding their training and professional
development, the highlights were the moments of study and participation in scientific
events, in turn, the most important experiences for theirr practice as basic education
teachers were emphasized the research activities and workshops. Participation in
PIBID, according to supervising teachers, resulted in changes for the better in their
practice in basic education. We conclude that the PIBID provides experiences that
effectively contribute to the training and the professional development of supervising
teachers who are deeply affected by this experience.
Keywords: Supervisor Teacher. Teacher Training. Professional Development of
Teachers. Teaching Practice. PIBID.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
BORGES, CAROLINE TEIXEIRA. O PROFESSOR SUPERVISOR DO PIBID: O QUE PENSA, FAZ E APRENDE SOBRE A PROFISSÃO?. 2015. 110 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2015) - Universidade Estadual do Ceará, , 2015. Disponível em: Acesso em: 29 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1