Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
MULTIMODALIDADE E REDES SOCIAIS: ANÁLISE DE FANPAGES DO FACEBOOK DESTINADAS AO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA

Autor(es):
BRASIL, JACIARA DE BARROS

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2015

Resumo:
RESUMO
O advento de novas tecnologias e o desenvolvimento da Web 2.0 trouxeram a reformulação e o surgimento de novos gêneros textuais em espaço virtual. Nos últimos anos, as redes sociais têm ganhado destaque, uma vez que funcionam como instrumento de interação proporcionando, através de inúmeras ferramentas, a comunicação em tempo real. Com a popularização do Facebook, rede social que conta com o maior número de usuários no mundo todo, suas funções foram ampliadas ressaltando-se a criação de “fanpages” ou Páginas do Facebook: páginas específicas destinadas a diferentes razões sociais e até mesmo comerciais que podem ser criadas por qualquer usuário da rede. A dissertação desenvolvida tem como foco o estudo de fanpages destinadas ao ensino de língua inglesa. Investigamos a natureza multimodal das páginas de acordo com as relações estabelecidas entre texto verbal e texto visual, presentes nos conteúdos disponibilizados por essas páginas e a colaboração de tais relações multimodais na compreensão desses conteúdos. As premissas teóricas que servem de base para o desenvolvimento desta pesquisa partem dos estudos da Teoria da Semiótica Social de Michael Halliday (1978) com foco para a Teoria da Multimodalidade e o estudo referente às imagens na Gramática do Design Visual (2006), de Kress e Van Leeuwen. Para a análise das relações multimodais entre os modos verbal e visual, utiliza-se o Sistema de Relações Texto-Imagem proposto por Martinec e Salway (2005). Trata-se assim de uma pesquisa descritiva de natureza quali-quantitativa. Foram selecionadas as duas fanpages mais “curtidas”, ou seja, mais populares no Facebook – English is Fun e Learn English Online – onde foram analisados os modos verbais e visuais (imagem) dos conteúdos postados. Foram coletadas 140 postagens da fanpage English is Fun e 99 postagens da fanpage Learn English Online, totalizando um corpus de 239 postagens. Os resultados das análises mostram que todas as 13 relações do sistema de Martinec e Salway (2005) foram encontradas no corpus desta pesquisa, com destaque para as relações complementariedade e imagem subordinada à parte do texto, pertencentes ao sistema de relações de status, e exposição, exemplificação e acréscimo, pertencentes ao sistema de relações lógico-semânticas. Com a identificação e a quantificação das ocorrências dessas relações, foi possível discutir sobre o aspecto pedagógico das fanpages selecionadas, levando em consideração o papel dos modos verbal e visual na compreensão do conteúdo disponibilizado. Em grande parte das postagens, percebemos a produção de significados proveniente da relação entre texto verbal e imagem onde um modo é indispensável ao outro, e vice-versa, para que haja o entendimento total dos conteúdos postados.
Palavras-chave: Multimodalidade; Modo visual; Modo verbal; Redes Sociais; Ensino de Língua Inglesa.

Abstract:
ABSTRACT
The advent of new technologies and the development of Web 2.0 brought the reformulation and the emergence of new genres in virtual space. In recent years, social networks have gained ground since they function as an interaction instrument providing, through numerous tools, real-time communication. With the popularity of Facebook, the social network that has the highest number of users around the world, its functions were expanded emphasizing the creation of "fanpages" or Facebook Pages: specific pages devoted to various social reasons and even commercials that can be created by any network user. The present dissertation focuses on the study of fanpages aimed at English language teaching. We investigated the multimodal nature of these fanpages, according to the relations between verbal text and visual text contained on the materials provided by these websites and the collaboration of such multimodal relations in understanding such content. The theoretical assumptions that underpin the development of this research stem from studies of the Theory of Social Semiotics of Michael Halliday (1978) focused on the Multimodality Theory, and the study related to the images in Grammar Visual Design (2006), of Kress and Van Leeuwen. For the analysis of the multimodal relations between verbal and visual modes, we used the System for Image-Text Relation proposed by Martinec & Salway (2005). The methodology adopted is, therefore, a descriptive research of qualitative and quantitative nature. We selected the two most “liked” fanpages, that is, the most popular on Facebook - English is Fun and Learn English Online - where verbal and visual modes (image) of the posted contents were analyzed. 140 posts of the English is Fun fanpage and 99 posts of the Learn English Online fanpage were collected, totalizing a corpus of 239 posts. The analysis results showed that all 13 relations of the Martinec and Salway system (2005) were found in the corpus of this research, highlighting the complementary and image subordinated to a part of the text relations pertaining to the system of status relations, and exposition, extension and exemplification belonging to the system of logical-semantic relations. With the identification and quantification of the occurrences of these relationships, it was possible to discuss the pedagogical aspect of the selected fanpages, taking into account the role of verbal and visual modes in the understanding of their content. In most of the posts, we realized the production of meaning from the relationship between verbal text and image where a mode is indispensable to the other, and vice versa, so there is full understanding of the posted content.
Keywords: Multimodality; Social networks; Visual mode; Verbal Mode; English Language Teaching.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
BRASIL, JACIARA DE BARROS. MULTIMODALIDADE E REDES SOCIAIS: ANÁLISE DE FANPAGES DO FACEBOOK DESTINADAS AO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA. 2015. 129 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2015) - Universidade Estadual do Ceará, , 2015. Disponível em: Acesso em: 25 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1