Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
FORMAÇÃO E EXERCÍCIO PROFISSIONAL: UMA ANÁLISE A PARTIR DO TRABALHO DOS ASSISTENTES SOCIAIS NO SUAS EM FORTALEZA - CEARÁ

Autor(es):
MENDES, MARIA DAS GRAÇAS RODRIGUES

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2015

Resumo:
RESUMO
Esta dissertação intitula-se Formação e exercício profissional: Uma análise a partir 
do trabalho dos assistentes sociais no SUAS em Fortaleza – Ceará. O objetivo é 
compreender a relação entre a formação e o exercício profissional considerando o 
conhecimento da realidade como uma das principais mediações para o trabalho dos 
assistentes sociais no SUAS. A análise traz as mudanças no mundo do trabalho, e 
suas inflexões no Serviço Social, com foco na formação do Ensino Superior e nas 
tensões que marcam o exercício profissional na atualidade. Apresenta ainda, o 
Estado e a Política Social nos contextos mundial e brasileiro, suas relações e 
tendências para a atualidade. Outro ponto são as configurações da Política de 
Assistência Social e do Sistema Único de Assistência Social [SUAS] no contexto 
brasileiro. A abordagem segue com a análise sobre o trabalho das assistentes 
sociais entrevistadas, nos serviços da Secretaria Municipal de Trabalho 
Desenvolvimento Social e Combate à Fome [SETRA] em Fortaleza. E traz como
resultados as condições do exercício profissional vivenciadas pelas entrevistadas,
juntamente com o processo de precarização laboral decorrente da flexibilização e do 
desemprego estrutural na sociedade. A análise ainda aponta que processo de 
precarização gera rotatividade de profissionais nas equipes, e fragiliza a construção 
da intersetorialidade com as demais políticas sociais. Sobre a formação acadêmica 
das profissionais entrevistadas, estas indicam que apesar das refrações da 
contrarreforma do Ensino Superior verificam a contribuição das Ciências Sociais e 
da Ética profissional nas dimensões teórico-metodológica, ético-política e técnico￾operativa da profissão, na a análise e compreensão ‘questão social’ e do trabalho 
interdisciplinar na Assistência Social. Nestes termos, a relação estabelecida entre o 
conhecimento adquirido na formação acadêmica, e expresso no exercício 
profissional das assistentes sociais no SUAS em Fortaleza, se materializa como 
mediação para realizar a leitura crítica dos contextos institucional e 
macrossocietário, e reafirmar o Projeto Ético político profissional na construção de 
seu trabalho, com a defesa dos direitos socioassistenciais. 
Palavras-chave: Precarização do trabalho. Serviço Social. Formação e exercício 
profissional. Política de Assistência Social. Sistema Único de Assistência Social.

Abstract:
ABSTRACT
This dissertation is entitled Training and professional practice: An analysis from the 
work of social workers in ITS in Fortaleza - Ceará. The goal is to understand the 
relationship between training and professional practice considering the knowledge of 
reality as a major mediations for the work of social workers in ITS. The analysis 
brings changes in the working world, and their inflections in Social Work, focusing on 
training of Higher Education and the tensions which mark the professional practice 
today. It also presents the State and Social Policy in global contexts and Brazil, their 
relationships and trends for today. Another point are the settings of the Social 
Assistance Policy and the Single Social Assistance System [ITS] in the Brazilian 
context. The approach follows with the analysis of the work of the social workers 
interviewed in the Municipal Services Work Social Development and Hunger 
Alleviation [SETRA] in Fortaleza. And it brings as a result the conditions of 
professional practice experienced by respondents, along with the process of labor 
precariousness resulting from the flexibility and structural unemployment in society. 
The analysis also points out that precarious process generates turnover in 
professional teams, and weakens the construction of intersectoral with other social 
policies. On academic training of the professionals interviewed, these indicate that 
despite the refractions of reform Higher Education verified the contribution of social 
sciences and professional ethics in the theoretical and methodological dimensions, 
ethical-political and technical-operative of the profession in the analysis and 
understanding 'social question' and interdisciplinary work on social assistance. 
Accordingly, the relationship established between the knowledge acquired in 
academic education, and expressed in the professional practice of social workers in 
ITS in Fortaleza, materializes as a means to carry out critical analysis of institutional 
and macrossocietário contexts, and reaffirm the professional politician Ethical Project 
in construction work, to the defense of social assistance rights.
Key-words: Precarious employment. Social Service. Training and professional 
practice. Social Welfare Policy. Unified Social Assistance.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
MENDES, MARIA DAS GRAÇAS RODRIGUES. FORMAÇÃO E EXERCÍCIO PROFISSIONAL: UMA ANÁLISE A PARTIR DO TRABALHO DOS ASSISTENTES SOCIAIS NO SUAS EM FORTALEZA - CEARÁ. 2015. 211 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2015) - Universidade Estadual do Ceará, , 2015. Disponível em: Acesso em: 3 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1