RESUMO
Esta dissertação intitula-se Formação e exercício profissional: Uma análise a partir
do trabalho dos assistentes sociais no SUAS em Fortaleza – Ceará. O objetivo é
compreender a relação entre a formação e o exercício profissional considerando o
conhecimento da realidade como uma das principais mediações para o trabalho dos
assistentes sociais no SUAS. A análise traz as mudanças no mundo do trabalho, e
suas inflexões no Serviço Social, com foco na formação do Ensino Superior e nas
tensões que marcam o exercício profissional na atualidade. Apresenta ainda, o
Estado e a Política Social nos contextos mundial e brasileiro, suas relações e
tendências para a atualidade. Outro ponto são as configurações da Política de
Assistência Social e do Sistema Único de Assistência Social [SUAS] no contexto
brasileiro. A abordagem segue com a análise sobre o trabalho das assistentes
sociais entrevistadas, nos serviços da Secretaria Municipal de Trabalho
Desenvolvimento Social e Combate à Fome [SETRA] em Fortaleza. E traz como
resultados as condições do exercício profissional vivenciadas pelas entrevistadas,
juntamente com o processo de precarização laboral decorrente da flexibilização e do
desemprego estrutural na sociedade. A análise ainda aponta que processo de
precarização gera rotatividade de profissionais nas equipes, e fragiliza a construção
da intersetorialidade com as demais políticas sociais. Sobre a formação acadêmica
das profissionais entrevistadas, estas indicam que apesar das refrações da
contrarreforma do Ensino Superior verificam a contribuição das Ciências Sociais e
da Ética profissional nas dimensões teórico-metodológica, ético-política e técnicooperativa da profissão, na a análise e compreensão ‘questão social’ e do trabalho
interdisciplinar na Assistência Social. Nestes termos, a relação estabelecida entre o
conhecimento adquirido na formação acadêmica, e expresso no exercício
profissional das assistentes sociais no SUAS em Fortaleza, se materializa como
mediação para realizar a leitura crítica dos contextos institucional e
macrossocietário, e reafirmar o Projeto Ético político profissional na construção de
seu trabalho, com a defesa dos direitos socioassistenciais.
Palavras-chave: Precarização do trabalho. Serviço Social. Formação e exercício
profissional. Política de Assistência Social. Sistema Único de Assistência Social.