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Repositório Institucional - UECE
Título:
O TÍTULO E A CONSTRUÇÃO REFERENCIAL EM TEXTOS DE JORNAL ESCOLAR

Autor(es):
RODRIGUES, CHARLIANA CLÉCIA MOURA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2015

Resumo:
RESUMO
Preocupados com a forma com que alunos do Ensino Fundamental intitulam seus textos destinados ao jornal escolar, sem muito critério ou destacando apenas a palavra mais corrente, realizamos este estudo sobre título adotando como pressuposto básico a perspectiva sociocognitiva e interacional da linguagem, do texto e do contexto, bem como as contribuições advindas dos pressupostos teóricos da referenciação. Vemos o título como uma estratégia a serviço das intenções do escritor (CORACINI, 1989), que, na tentativa de articular o título ao texto e de influenciar o leitor, faz uso de pistas para alcançar seus propósitos comunicativos. Sendo assim, nosso objetivo principal foi investigar que formas referenciais alunos do jornal escolar usam para intitular seus textos, após serem conscientizados da função estratégica do título na articulação com o texto. Para isso, desenvolvemos nosso experimento em duas etapas: a primeira constou de oficinas de leitura, em que os alunos interagiram com textos diversos, a fim de compreenderem algumas funções do título e de mudarem a visão tradicional de título. Já a segunda consistiu de uma entrevista com sete alunos, questionados sobre a reformulação dos títulos que haviam atribuído a seus textos produzidos antes das oficinas de leitura. Partimos da ideia de que alunos que escrevem para o jornal escolar intitulam seus textos, em um primeiro momento, considerando apenas o tema em foco ou palavras em evidência na superfície textual, mas, após tomarem conhecimento da importância do título, desenvolvem título mais articulado com o texto e com suas intenções, fazendo referência a elementos que não estão apenas na superficialidade do texto, mas também no contexto situacional. Os resultados mostram que, de uma forma geral, os alunos dispensaram maior atenção aos títulos reformulados, os quais se tornaram mais informativos, conforme as intenções do autor, e articulados às expressões referenciais e às inferências derivadas do contexto. Embora tenhamos adquirido resultados animadores, sabemos que há necessidade de os alunos conhecerem outras funções do título, a fim de aperfeiçoarem seus textos.
Palavras-chave: Título. Subjetividade. Texto. Contexto. Formas Referenciais.

Abstract:
RESUMEN
Preocupados por la manera con que estudiantes de la enseñanza básica producen títulos a sus textos destinados al periódico escolar, sin mucho criterio o simplemente resaltando la palabra más corriente, se realizó este estudio sobre título partiendo dela premisa básica de la perspectiva sociocognitiva y de interacción del lenguaje, texto y contexto, y de las contribuciones de los supuestos teóricos de la referencia. Vemos el título como una estrategia a servicio de las intenciones del escritor (CORACINI, 1989), que, en un intento de articular el título al texto y de influir en el lector, hace uso de "pistas" para lograr sus propósitos comunicativos. Por lo tanto, nuestro objetivo principal fue investigar que criterios de referencia los estudiantes del periódico de la escuela usan al producir título para sus textos, después de informados de la función estratégica del título en relación con el texto. Para ello, desarrollamos el experimento en dos etapas: la primera consistió en talleres de lectura, donde un grupo de alumnos leyeron, de forma interactiva, textos para comprender mejor los usos del título y cambiar la visión tradicional de esa parte del texto. La segunda consistió en una entrevista con siete estudiantes interrogados sobre la reformulación de los títulos producidos antes de los talleres de lectura. Partimos de la idea de que los alumnos que escriben para el periódico escolar producen títulos para sus textos, primeramente, teniendo en cuenta sólo el asunto principal o palabras resaltadas en la superficialidad del texto, pero, después de darse cuenta de la importancia del título, se desarrollan títulos más articulados con el texto y con sus intenciones, aludiendo a elementos que no están sólo en la superficialidad textual, sino en el contexto situacional. Los resultados muestran que, en general, los estudiantes tuvieron más atención a los títulos reelaborados, que se quedaron más informativos, más articulados a las intenciones del autor, a las expresiones referenciales y a las inferencias emanadas del contexto. Aunque tuvimos resultados positivos, sabemos que los estudiantes necesitan conocer otras funciones de títulos a fin de que mejoren, cada vez más, sus textos.
Palabras clave: Título. Subjetividad. Texto.Contexto. Formas de Referencia.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
RODRIGUES, CHARLIANA CLÉCIA MOURA. O TÍTULO E A CONSTRUÇÃO REFERENCIAL EM TEXTOS DE JORNAL ESCOLAR. 2015. 177 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2015) - Universidade Estadual do Ceará, , 2015. Disponível em: Acesso em: 6 de maio de 2024

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