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Repositório Institucional - UECE
Título:
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE E FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA ANÁLISE DO PROJETO PROFESSOR APRENDIZ NA 7ª COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO

Autor(es):
SANTANA, JOYCE COSTA GOMES DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2015

Resumo:
RESUMO
Esta investigação aborda questões atinentes às análises da linha de pesquisa: Educação, Escola, Ensino e Formação Docente do Curso de Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino da Universidade Estadual do Ceará e teve por intenção investigar a concepção de formação continuada desenvolvida no Estado do Ceará, materializada no Projeto Professor AprenDiz, sua repercussão na prática pedagógica e nos processos de profissionalização docente na 7ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação, em Canindé, Ceará, no período de 2010 a 2013. Como procedimento metodológico, utilizou-se o estudo de caso tendo como instrumentos de coleta de dados observação, aplicação de questionários com questões de múltipla escolha e entrevistas estruturadas com coordenadores pedagógicos, “professores formadores” e “professores aprendizes” de treze escolas da rede pública estadual na circunscrição da 7ª CREDE. A pesquisa teve abordagem qualitativa e utilizou-se de duas categorias teóricas de análise: formação continuada e desenvolvimento profissional docente; elementos que estruturaram os capítulos da dissertação. Inicialmente, com incursão à literatura, abordou-se os reflexos do contexto político, social e econômico nas políticas educacionais, trazendo uma reflexão acerca da crise estrutural do capital e suas implicações na concepção de políticas de formação continuada de professores na América Latina e Caribe bem como o emergente paradigma docente, decorrente da agenda política neoliberal, denominado protagonismo docente. Em seguida, foi estudada a ação formativa desenvolvida pela Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará que objetiva estimular o protagonismo docente através da sistematização de experiências formativas entre pares – Projeto Professor Aprendiz, e seus desdobramentos na 7ª Coordenadoria Regional de Educação, em Canindé. Por último foi feita análise do Projeto a partir das suas ações de formação, com a finalidade de perceber seus reflexos na ação docente e nos processos de desenvolvimento profissional docente. A reflexão sobre os dados coletados, à luz do exame bibliográfico e do estudo de caso, nos levou a considerar que os professores ainda concebem as formações do Projeto Professor Aprendiz como algo descontextualizado de sua prática e pouco identificam elementos que favoreçam o seu desenvolvimento profissional. No entanto, a estratégia de formação entre pares, tendo a escola como lócus de formação, continua sendo apontada como a melhor sistemática de formação e a que mais propicia o desenvolvimento da identidade e da profissionalização docente. Pode-se intuir, portanto, que, o Projeto Professor Aprendiz, apesar de se estruturar numa ação de formação ancorada no protagonismo docente e na formação de seus pares, apresenta fragilidades estruturais que impedem a promoção de mudanças significativas nos saberes, aperfeiçoamento profissional e na transformação das estruturas sociais vigentes.
Palavras-chave: Formação continuada; Profissionalização docente; Políticas educacionais.

Abstract:
ABSTRACT
This research addresses issues relating to the analysis of the research line: Education, School, Education and Training Master's Course of Academic Intercampi in Education and Education of the State University of Ceará and had the intention to investigate the conception of continuing education developed in the State of Ceará entitled Project Teacher Apprentice, its impact on teaching practice and teacher professionalization process in 7th Regional Coordination of Education Development in Canindé, Ceará, in the period 2010 to 2013. As methodological procedure, we used the study with case as instruments of data collection observation, questionnaires with multiple choice questions and structured interviews with coordinators, "teacher educators" and "apprentices teachers" thirteen schools of public schools in the district of the 7th CREDE. The research was qualitative approach and used two theoretical categories of analysis: continuing education and professional development of teachers; elements that structured the chapters of the dissertation. Initially, with incursion into literature, we dealt with the consequences of the political, social and economic context in educational policies, leading to think about the structural crisis of capital and its implications for the continued design and implementation of policies of teachers in Latin America and the Caribbean as well as the emerging teaching paradigm, resulting from the neoliberal policy agenda called teaching role. Then we studied the training program developed by the Secretary of the State of Ceará Basic Education that aims to stimulate the teaching role through the systematization of formative experiences among peers – Apprentice Teacher Project, and its consequences in the 7th Regional Coordination of Education in Caninde. Finally was made analysis of the project from its training activities, in order to realize their reflections in teaching activities and in teacher professional development processes. The reflection of the data collected in the light of the literature and case study led us to consider that teachers still conceive the training of Professor Apprentice Project as something decontextualized of their practice and identify some elements that support their professional development. However, the training strategy peer, with the school as training locus, is still considered the best system of training and the one that enables the development of identity and professionalization. You can intuit, therefore, that Professor Apprentice Project, although to structure an action of education based on the teaching role and training of their peers, has structural weaknesses that prevent the promotion of significant changes in knowledge, professional development and transformation of existing social structures.
Keywords: Continuing education; Teacher professionalization; Educational policy.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
SANTANA, JOYCE COSTA GOMES DE. DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE E FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA ANÁLISE DO PROJETO PROFESSOR APRENDIZ NA 7ª COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO. 2015. 154 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2015) - Universidade Estadual do Ceará, , 2015. Disponível em: Acesso em: 4 de maio de 2024

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