Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
O ENSINO DE ARTE NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE LIMOEIRO DO NORTE: ENTRE AS DIRETRIZES E A REALIDADE

Autor(es):
FREITAS, RAQUEL LIMA DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2015

Resumo:
RESUMO
O presente estudo tem por objetivo compreender como se constrói a formação dos professores do ensino de arte nos primeiros anos do ensino fundamental a partir dos processos ocorridos no cotidiano das escolas municipais de Limoeiro do Norte. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa na modalidade de estudo de caso utilizando como instrumentos para coleta dos dados entrevistas livres, aplicação de questionários, análise documental e a observação participante. O referencial teórico teve como principais autores: Fischer (1976), Vázquez (1977), Duarte Jr. (1994), Brasil (1997), Barbosa (1991; 1995; 2005; 2011a; 2011b; 2011c; 2005), Martins, Picosque e Guerra (1998), Simonetti (2014) e SEDUC (2015). Concluiu-se que as práticas artísticas encontradas nas escolas, são práticas cristalizadas ao longo das carreiras das professoras, significando os seus saberes docentes experienciais. Esta constatação revelou que embora as professoras não sigam os parâmetros estabelecidos para o ensino de arte na escola e que nenhuma delas tenha apresentado formação específica nas linguagens que conformam os conteúdos da disciplina de arte, essas professoras são detentoras de saberes formadores no contexto de suas relações docentes. A relevância deste estudo encontra-se nas contribuições que poderá oferecer aos docentes, gestores e formuladores de propostas de ensino, no sentido de dar importância ao conhecimento das linguagens artísticas e da história da arte nos processos de formação dos professores generalistas responsáveis pelos anos iniciais do ensino fundamental.
Palavras-chave: Ensino de arte. Saberes Experienciais. Formação de Professores

Abstract:
ABSTRACT
This study aims to understand how to build the training of art education teachers in the early years of elementary school from the processes occurring in the daily life of public schools in Limoeiro do Norte. This was a qualitative research in the case study technique using as instruments for data collection free interviews, questionnaires, document analysis and participant observation. The theoretical framework had as main authors: Fischer (1976), Vázquez (1977), Duarte Jr. (1994), Brazil (1997), Barbosa (1991; 1995; 2005; 2011a; 2011b; 2011c; 2005), Martins, Picosque and War (1998), Simonetti (2014) and SEDUC (2015). It was concluded that the artistic practices found in schools, are crystallized practices along the careers of teachers, meaning their experiential teaching knowledge. This finding showed that although the teachers do not follow the guidelines established for art education at school and none of them has made specific training in languages that make up the art of discipline content, these teachers are holders of trainers knowledge in the context of its relations teachers. The relevance of this study lies in the contribution it can offer to teachers, administrators and teaching proposals makers, to give importance to knowledge of artistic languages and art history in the formation processes of generalist teachers responsible for the early years of elementary school.
Keywords: Art education. Experiential Knowledge. Teacher Training.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
FREITAS, RAQUEL LIMA DE. O ENSINO DE ARTE NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE LIMOEIRO DO NORTE: ENTRE AS DIRETRIZES E A REALIDADE. 2015. 181 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2015) - Universidade Estadual do Ceará, , 2015. Disponível em: Acesso em: 29 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1