RESUMO
Os estudos mais relevantes sobre a felicidade no comportamento do consumidor são recentes,
basicamente do início dos anos 2000, e estiveram focados em analisar a felicidade advinda de
consumo material e experiencial e suas variáveis. Embora se saiba que o consumo
experiencial, em geral, é o que resulta em maiores níveis de felicidade, há ainda algumas
lacunas que não foram consideradas. Entre elas é possível citar: i) os aspectos temporais da
felicidade no comportamento do consumidor; ii) a relação da emoção felicidade com a
intenção de compra do consumidor; e iii) a compreensão do efeito mediador dos níveis de
felicidade em relação ao aspecto temporal como antecedente da intenção de recompra. De tal
modo, tendo em vista a carência de aportes conceituais mais profundos a respeito da
felicidade no consumo em relação ao foco temporal e intenção de compra, este estudo tem
como objetivo analisar a relação da felicidade momentânea do consumidor com o consumo de
experiências de acordo com o foco temporal. O estudo consiste em uma pesquisa
experimental de natureza quantitativa. A pesquisa de campo, onde ocorreu o experimento, foi
efetuada com consumidores de uma grande capital brasileira. Os dados coletados foram
submetidos à análise descritiva e realizados os testes estatísticos por meio das análises
fatorial, de variância (ANOVA), de regressão linear e mediação. As hipóteses testadas foram
aceitas e seus resultados confrontados com a teoria expressa. Percebeu-se que a felicidade é
uma emoção que a pessoa sente no momento da situação e é uma busca diária para muitos
respondentes. Por ser uma busca para os consumidores, a felicidade é sentida em maior
intensidade quando os consumidores são inseridos em situações de consumo no presente e no
futuro. Como a felicidade é mais intensa no presente, verificou-se que a intenção de compra e
a intenção de recompra também são maiores quando o indivíduo está em situação de
consumo. As contribuições desta pesquisa podem ser úteis para a continuidade das
investigações sobre emoções no consumo e dar suporte aos demais experimentos sobre
felicidade.
Palavras-chave: Comportamento do Consumidor. Felicidade. Pesquisa Experimental.