Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A FELICIDADE E O CONSUMO DE EXPERIÊNCIAS

Autor(es):
PEDROSA, JULIANA MELO

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
RESUMO
Os estudos mais relevantes sobre a felicidade no comportamento do consumidor são recentes,
basicamente do início dos anos 2000, e estiveram focados em analisar a felicidade advinda de
consumo material e experiencial e suas variáveis. Embora se saiba que o consumo
experiencial, em geral, é o que resulta em maiores níveis de felicidade, há ainda algumas
lacunas que não foram consideradas. Entre elas é possível citar: i) os aspectos temporais da
felicidade no comportamento do consumidor; ii) a relação da emoção felicidade com a
intenção de compra do consumidor; e iii) a compreensão do efeito mediador dos níveis de
felicidade em relação ao aspecto temporal como antecedente da intenção de recompra. De tal
modo, tendo em vista a carência de aportes conceituais mais profundos a respeito da
felicidade no consumo em relação ao foco temporal e intenção de compra, este estudo tem
como objetivo analisar a relação da felicidade momentânea do consumidor com o consumo de
experiências de acordo com o foco temporal. O estudo consiste em uma pesquisa
experimental de natureza quantitativa. A pesquisa de campo, onde ocorreu o experimento, foi
efetuada com consumidores de uma grande capital brasileira. Os dados coletados foram
submetidos à análise descritiva e realizados os testes estatísticos por meio das análises
fatorial, de variância (ANOVA), de regressão linear e mediação. As hipóteses testadas foram
aceitas e seus resultados confrontados com a teoria expressa. Percebeu-se que a felicidade é
uma emoção que a pessoa sente no momento da situação e é uma busca diária para muitos
respondentes. Por ser uma busca para os consumidores, a felicidade é sentida em maior
intensidade quando os consumidores são inseridos em situações de consumo no presente e no
futuro. Como a felicidade é mais intensa no presente, verificou-se que a intenção de compra e
a intenção de recompra também são maiores quando o indivíduo está em situação de
consumo. As contribuições desta pesquisa podem ser úteis para a continuidade das
investigações sobre emoções no consumo e dar suporte aos demais experimentos sobre
felicidade.
Palavras-chave: Comportamento do Consumidor. Felicidade. Pesquisa Experimental.

Abstract:
ABSTRACT
The most relevant studies about happiness in consumer behavior are recent. They started in
the beginning of the 2000s and were focused on analyzing happiness derived from material
and experiential consumption and their variables. Although it is known that experiential
consumption results in higher levels of happiness, there are still some gaps that were not yet
considered. Among them it is possible to mention: i) the temporal aspects of happiness in
consumer behavior; ii) the relationship of the emotion of happiness with the intention to buy
of the consumer; and iii) the understanding of the mediating effect of levels of happiness
related to the temporal aspect as predictor of the intention to repurchase. In line with these
ideas and with the lack of deeper conceptual contributions about happiness in consumption in
relation to the temporal focus and (re)purchase intention, this study aims to analyze the
relationship of the momentary happiness of the consumer with the consumption of
experiences according to the temporal focus. The study consists of an experimental and
quantitative research. The field research, which took place in the experiment, was carried out
with consumers of a large Brazilian capital. The collected data were submitted to descriptive
analysis and statistical tests were performed by exploratory factor analysis, analysis of
variance (ANOVA), linear regression analysis and mediation in regression models. The
hypotheses tested were accepted and their results were confronted with the theory. Happiness
is an emotion that the individual feels at the time of the situation and it is a daily quest for
many respondents. Happiness is felt more intensely when consumers are inserted into
consumer situations in the present and in the future, and not in the past. Happiness is more
intense in the present time, it has been found that the intention to buy and repurchase intention
are also greater when the individual is in current consumption situation. The contributions of
this research can be useful for future researches on emotions in consumption and support
other researches about happiness.
Keywords: Consumer Behavior. Happiness. Experimental Research.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
PEDROSA, JULIANA MELO. A FELICIDADE E O CONSUMO DE EXPERIÊNCIAS. 2017. 110 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 28 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1